Avançar para o conteúdo principal

CASAMENTO: COMO FAZER A LISTA DE CONVIDADOS

Fazer a lista de convidados para um casamento parece fácil mas na verdade pode dar muitas dores de cabeça. Não são poucas as vezes que a lista inicial sofre alterações. A lista final está influenciada, maioritariamente, pelo budget estabelecido. Mas outros fatores existem, tais como as limitações da quinta ao nível do número mínimo e/ou máximo de pessoas aceites.

Posto isto, se tivermos de reduzir a nossa lista inicial para satisfazer tais requisitos, como o fazemos? Parece fácil, não parece? Mas quem já passou por esta situação sabe bem que não é.


Muitas pessoas ficam ofendidas quando não são convidadas para determinado evento. Há que deixar claro, que uma ausência de convite não significa que os noivos não gostam de nós. Simplesmente há outras condicionantes que nos excluem da lista, embora, muito provavelmente, até tivéssemos sido considerados na primeira lista.

Voltando à pergunta inicial: como é que reduzimos a nossa lista de convidados?

Pesquisei na internet para ver o que é que o mundo diz acerca do tema e, em complemento com a minha opinião sobre o assunto, criei um fluxograma que poderá ajudar a tomar decisões. Assim, se estiverem indecisos em incluir alguém na vossa lista de convidados, percorram o fluxograma abaixo e vejam, segundo a minha opinião, o veredito final. ;)


Estes são os aspetos que, para mim, condicionam um convite. No entanto, são legítimas outras opiniões. Cada pessoa é uma pessoa e como tal, as prioridades podem variar. Adotando ou não este fluxograma, a verdade é que a lista terá de ser feita.

E por falar em fazer a lista, qual a ferramenta que utilizam para tal? Se respondeste "papel e caneta", tenho uma prendinha para ti. O meu ficheiro excel Lista de Convidados para organizares a tua lista.

Este ficheiro é uma versão simplificada do que utilizei no meu casamento. É de fácil utilização e tem as seguintes informações:
  • Totais de convidados e de confirmados discriminados por:
    • Quem convidou (noivo/noiva/noivos) - poderá ser útil quando as despesas do casamento são divididas;
    • Idade - (adulto/criança/bebé) o preço dos menus das quintas varia consoante a idade do convidado. Em muitos casos, um criança (até 12 anos) pagam metade do valor e um bebé (até 3 anos) não pagam nada.
  • Custos finais, discriminados pelas variáveis anteriores;
  • Estado do budget: ultrapassado/não ultrapassado;
  • Estado dos convites: entregue/não entregue.
É claro que poderão adicionar outras informações ao ficheiro, nomeadamente a contabilização das lembranças que precisam, do número de convites necessários, … entre outras coisas. Partilho convosco este ficheiro base. Fiquem à vontade para utiliza-lo e completa-lo à vossa maneira.

Por hoje é tudo. Espero que o Estendal de hoje seja útil para os noivos (e futuros noivos) que estão desse lado.

Até 3f,
Flávia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ENXOVAL DO BEBÉ: A MUDA DA FRALDA

Voltamos ao tema Enxoval do bebé que tem particular importância para as grávidas de primeira viagem que se sentem um pouco perdidas sem saber o que comprar no meio das milhentas ofertas que existem! No Estendal de hoje vou abordar os must have para a muda da fralda. Vamos a isso? Fraldas Comecemos pelo óbvio: as fraldas. Optei por fraldas descartáveis, embora numa próxima gravidez esteja tentada a experimentar as fraldas reutilizáveis e, portanto, amigas do ambiente. Pelo pouco que sei das fraldas reutilizáveis, estas têm um custo inicial muito superior ao das fraldas descartáveis mas, no longo prazo, dado que as fraldas são ajustáveis em tamanho podendo ser utilizadas durante muito tempo, a nossa carteira começa a sentir a diferença. Existem vários tipos de fraldas reutilizáveis. Se tiverem interesse, consultem esta publicação que explica muito bem os vários tipos. Para quem opta pelas fraldas descartáveis, aconselho vivamente as fraldas do Pingo Doce. A ma

AS MINHAS ESCOLHAS ENQUANTO NOIVA

Desde o dia em que fui pedida em casamento até ao dia do casamento passaram quase dois anos. Assim, tive muito tempo para pensar sobre os mais ínfimos pormenores daquele dia mágico. Uma das coisas que mais me assustava era a escolha do vestido. Sou uma pessoa muito indecisa e, sinceramente, imaginava-me a experimentar 1001 vestidos, a percorrer todas as lojas do país e, mesmo assim, não encontrar o "tal". Surpreendentemente, a escolha do vestido de noiva foi a mais simples de toda a organização do casamento. A minha irmã casou um ano antes e eu adorei o vestido dela. Achei que ia linda e que aquele estilo também não me iria ficar nada mal. Estava quase decidida a usar o vestido dela quando, após muito me chatearem, comecei a visitar lojas de vestidos de noiva. Na verdade só visitei uma: A Bela Noiva em Ourém. Para quem não conhece, A Bela Noiva não tem só vestidos de noiva. Lá também podem encontrar fatos para noivos (o Fábio comprou o dele lá), roupa para convida

19 DE MARÇO TAMBÉM JÁ É O DIA DO MEU MARIDO

Estava a pensar sobre o tema que iria abordar esta semana, quando olhei para o calendário e me apercebi que este Estendal iria coincidir com o Dia do Pai. E e ste ano o Dia do Pai tem um sabor especial: o Fábio já é pai! E que pai! Portanto, hoje falo sobre ele: o homem que me conquistou há 12 anos, o meu marido e pai do meu filho. Toda a minha experiência neste mundo da maternidade tem sido fantástica. Ter um filho que é um anjinho e ter um grande homem ao meu lado ajuda muito. "Nasce um filho, nasce uma mãe". Quem nunca ouviu esta expressão?! Esta é uma frase que todas as grávidas já ouviram pelo menos uma vez. Eu, corroboro totalmente com ela. Durante a minha gravidez, eu já me considerava mãe! Mãe de um pontinho preto microscópico que via na ecografia. Mas mãe! E o pai?! Quando é que nasce um pai? O pai do meu filho nasceu no momento em que o Vicente nasceu. Digo-vos: naquele dia nasceu um grande pai. O Fábio tem caraterísticas que todos os pais devia