Avançar para o conteúdo principal

DE GRÁVIDA A MÃE

Faz hoje um ano que o teste da farmácia deu positivo. Estava grávida. Esperavam-me nove longos mas fantásticos meses.

Lembro-me de em criança brincar às grávidas. Uma almofada debaixo da camisola, uma mão nas costas e estava feito! Uns minutos mais tarde, como que por magia, tinha o nenuco no meu colinho. Era tão fácil!

A minha gravidez também foi muito fácil. Sei que nem todas as mulheres gostam de estar grávidas. Mas no meu caso, esta foi uma das fases mais felizes da minha vida. Vivi intensamente cada dia, cada kg a mais, cada pontapé e cada soluço. Acariciar a minha barriga e falar com o meu bebé faziam parte da minha rotina diária (e horária no caso do último mês).



Durante os nove meses de uma gravidez, muita coisa acontece:
  1. Já não pretendes ter uma barriga fit. Aliás, se não gostas da tua barriga, engravida. Vais passar a amar.
  2. Toda a roupa deixa de te servir. Ir às compras passa a ser sugestão do teu marido.
  3. O conceito de "fila" deixa de existir. Esta é uma excelente oportunidade para ires a grandes eventos. Pareces convidada VIP.
  4. Os transportes públicos passam a ser bastante apelativos em hora de ponta. Gostas de ir em pé tipo sardinha enlatada? Esquece, vais passar a ter um lugar bem arejado só para ti.
  5. Menstruação. Quem?!
  6. O ano deixa de ter meses e passa a ter semanas. Estás grávida de 8 semanas e não de 2 meses. Isto é algo que faz muita confusão às pessoas não grávidas e não mães.
  7. Quando sais à rua é inevitável: toda a gente olha para a tua barriga.
  8. Pedes conselhos ou interessas-te pela experiência de todas as tuas amigas que já foram mães.
  9. Toda a gente quer mexer na tua barriga.
  10. Não consegues dormir porque a tua barriga está enorme.

Depois do bebé nascer, também acontece muita coisa:
  1. Pretendes ter uma barriga fit. E se já custava antes de estar grávida, imagina agora!
  2. A roupa continua sem te servir e está fora de questão comprar roupa com o tamanho acima. Assim continuas a usar a roupa de grávida.
  3. O conceito "fila" continua sem existir por duas razões possíveis: (1) porque levas o teu bebé contigo ou (2) porque a tua barriga continua tão grande que as pessoas pensam que ainda estás grávida.
  4. Os transportes deixam de ser hipótese. Vais andar sempre de atrelado atrás.
  5. Menstruação? Oh não… Já sei quem tu és.
  6. O conceito "meses" reaparece mas desaparece o conceito "ano". Um bebé com ano e meio deixa de ter ano e meio e passa a ter 18 meses.
  7. A tua barriga continua a ser o centro das atenções mas desta vez não é das pessoas que passam por ti na rua. É dos teus familiares e amigos que te vão visitar e a primeira coisa que fazem é olhar para ela.
  8. Todas as pessoas te dão conselhos mesmo quando não os pedes e não os queres.
  9. Toda a gente quer mexer no teu bebé e principalmente nas mãozinhas dele.
  10. Não consegues dormir porque o teu bebé precisa de comer de 3 em 3 horas.
A propósito deste último ponto, todas as pessoas dizem às grávidas "Aproveita para dormir. Depois vais querer e não vais poder.". Mas já repararam que isto não faz sentido? O sono não é acumulável. Por mais que eu durma durante nove meses, vou continuar a ter sono e a sentir-me cansada depois do bebé nascer.

Mas continuando, a gravidez traduz-se em nove meses gloriosos (só para fazer referência ao Benfica e para deliciar as fanáticas) que culminam com o melhor da vida: o nascimento do nosso filho.


Por mais cliché que seja, voltaria a passar por tudo outra vez. Os kg que ganhei, as marcas que o meu corpo adquiriu, as dores do pós-parto, as noites sem dormir, as dores da subida do leite, … Passava por tudo isto outra vez.

O Vicente veio iluminar a minha vida e fez-me perceber que eu nasci para isto. Nasci para ser mãe.


Começo assim o meu blog, este desafio pessoal com o qual pretendo contar as minhas experiências e ideias sobre três temas: Maternidade, Casamento e Lar.

Fiquem comigo e acompanhem-me nesta aventura,
Flávia




Comentários

  1. Já só quero ler o próximo.
    PARABÉNS pelo lançamento deste blog que tanto promete e obrigada por nos deixares assistir em primeira fila às tuas aventuras 😘

    ResponderEliminar
  2. Bem vinda as estes novos mundos...
    O da maternidade e o dos blogs!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito!! Acho que está muito bom 😊
    É mesmo a tua cara!
    Já estou curiosa para saber sobre o que será o próximo 😉

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela ótima ideia!
    Fiquei encantada, podes ter a certeza que irei acompanhar de perto esta aventura :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Parabéns por esta nova etapa... Adorei....vais ser a inspiração para muitas..Estou muito curiosa para saber o que vem a seguir..
    Beijão para ti e para o Vicente..😍😍😍

    ResponderEliminar
  6. Simplesmente lindo ��
    Muitos parabéns flávia ��

    ResponderEliminar
  7. Minha querida.. Que perfeito este primeiro post.. Sabes.. Li tudo até ao fim muito concentrada e quando acabou pensei: "Já acabou 😔.. Vou ler outra vez 😁".. Gostei muito e revi em cada palavra a minha experiência como mãe.. Estamos juntas com os nossos bijus 😊..
    E vocês os três serão sempre especiais.. Quarto 614 😉 tem uma luz especial.. Força querida.. Amei e pra semana cá estarei para o próximo post 😉👌😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh 😊 Tão bom ler isto. Cheguei ao fim do teu comentário e pensei "Já acabou?!" ahaha Obrigada minha querida. 😍

      Eliminar
  8. Gostei muito Flávia! Espero que tenhas muito sucesso! Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ENXOVAL DO BEBÉ: A MUDA DA FRALDA

Voltamos ao tema Enxoval do bebé que tem particular importância para as grávidas de primeira viagem que se sentem um pouco perdidas sem saber o que comprar no meio das milhentas ofertas que existem! No Estendal de hoje vou abordar os must have para a muda da fralda. Vamos a isso? Fraldas Comecemos pelo óbvio: as fraldas. Optei por fraldas descartáveis, embora numa próxima gravidez esteja tentada a experimentar as fraldas reutilizáveis e, portanto, amigas do ambiente. Pelo pouco que sei das fraldas reutilizáveis, estas têm um custo inicial muito superior ao das fraldas descartáveis mas, no longo prazo, dado que as fraldas são ajustáveis em tamanho podendo ser utilizadas durante muito tempo, a nossa carteira começa a sentir a diferença. Existem vários tipos de fraldas reutilizáveis. Se tiverem interesse, consultem esta publicação que explica muito bem os vários tipos. Para quem opta pelas fraldas descartáveis, aconselho vivamente as fraldas do Pingo Doce. A ma

AS MINHAS ESCOLHAS ENQUANTO NOIVA

Desde o dia em que fui pedida em casamento até ao dia do casamento passaram quase dois anos. Assim, tive muito tempo para pensar sobre os mais ínfimos pormenores daquele dia mágico. Uma das coisas que mais me assustava era a escolha do vestido. Sou uma pessoa muito indecisa e, sinceramente, imaginava-me a experimentar 1001 vestidos, a percorrer todas as lojas do país e, mesmo assim, não encontrar o "tal". Surpreendentemente, a escolha do vestido de noiva foi a mais simples de toda a organização do casamento. A minha irmã casou um ano antes e eu adorei o vestido dela. Achei que ia linda e que aquele estilo também não me iria ficar nada mal. Estava quase decidida a usar o vestido dela quando, após muito me chatearem, comecei a visitar lojas de vestidos de noiva. Na verdade só visitei uma: A Bela Noiva em Ourém. Para quem não conhece, A Bela Noiva não tem só vestidos de noiva. Lá também podem encontrar fatos para noivos (o Fábio comprou o dele lá), roupa para convida

19 DE MARÇO TAMBÉM JÁ É O DIA DO MEU MARIDO

Estava a pensar sobre o tema que iria abordar esta semana, quando olhei para o calendário e me apercebi que este Estendal iria coincidir com o Dia do Pai. E e ste ano o Dia do Pai tem um sabor especial: o Fábio já é pai! E que pai! Portanto, hoje falo sobre ele: o homem que me conquistou há 12 anos, o meu marido e pai do meu filho. Toda a minha experiência neste mundo da maternidade tem sido fantástica. Ter um filho que é um anjinho e ter um grande homem ao meu lado ajuda muito. "Nasce um filho, nasce uma mãe". Quem nunca ouviu esta expressão?! Esta é uma frase que todas as grávidas já ouviram pelo menos uma vez. Eu, corroboro totalmente com ela. Durante a minha gravidez, eu já me considerava mãe! Mãe de um pontinho preto microscópico que via na ecografia. Mas mãe! E o pai?! Quando é que nasce um pai? O pai do meu filho nasceu no momento em que o Vicente nasceu. Digo-vos: naquele dia nasceu um grande pai. O Fábio tem caraterísticas que todos os pais devia