Avançar para o conteúdo principal

CADA GRAVIDEZ É UMA GRAVIDEZ

Achava eu que sabia tudo sobre gravidezes quando de repente dou por mim a sentir-me uma completa novata nesta segunda gestação. Estou grávida de 26 semanas (ou 6 meses para quem assim o preferir) e, até agora, a gravidez do Mateus está a ser muito menos simpática do que a do Vicente.



Não é novidade para ninguém que eu adorei estar grávida e que desejava repetir a experiência. Não contava faze-lo tão cedo mas aconteceu e estou muito feliz. Mas esta gravidez está a ser muito diferente da primeira. Talvez também por este motivo eu tivesse pensado que estava grávida de uma menina. Mas de facto, cada gravidez é uma gravidez e o género do bebé não tem influência no assunto.

As diferenças físicas entre as duas gestações
Mas o que é que eu sinto de diferente em relação à gravidez do Vicente? Tantas coisas!



O facto de ter estado grávida à tão pouco tempo e de me recordar tão bem de tudo, faz com que me sinta muito insegura quando sinto coisas que não senti anteriormente.

O meu sentimento perante este novo estado de Graça

Estou muito feliz por estar novamente grávida e por poder ser mãe pela segunda vez. No entanto, não há dúvidas de que quando estamos grávidas pela primeira vez damos mais atenção e valor a coisas que na segunda passam despercebidas.

A minha sábia colega que tenho citado tantas vezes (Rita, vou ter de começar a pagar-lhe! Ou então vou ter de ter um testemunho seu aqui no blogue. Temos de pensar nisso… ), disse-me outra coisa bastante interessante "Não faças ao primeiro filho o que não tencionas fazer ao segundo". E este conselho começa logo a sua validade na gravidez. Refiro-me a álbuns, sessões fotográficas, … tudo o que na primeira gravidez faz sentido fazer e que na segunda poderá não ter tanta piada. Mas vejamos as diferenças entre as duas gravidezes: 


Ah, pois é, estou grávida!
Na gestação do Vicente, a minha gravidez era o centro do mundo. Agora as coisas são um bocadinho diferentes. Acredito que o facto do Vicente exigir tanto de mim, acabe por passar esta gravidez para segundo plano e não ter tantos cuidados como tive na primeira.

Dizem que tenho de descansar. É impossível faze-lo quando tenho um bebé que me pede muito colinho e que quer brincar a toda a hora. Na gravidez do Vicente chegava do trabalho e sentava-me no sofá, o que agora é impossível! Na gravidez do Vicente, não pegava em coisas pesadas. Agora, todos os dias pego, várias vezes ao dia, em 10 quilinhos de amor.

Na gravidez do Vicente, sempre que alguém se aproximava de mim a dar-me os parabéns, eu assumia sempre que era por estar grávida. Nesta gravidez, aconteceu duas pessoas (em momentos diferentes) darem-me os parabéns e, das duas vezes, eu fiquei a olhar para as pessoas sem entender o motivo até que, após começar a ver as suas caras a ficarem vermelhas e com ar preocupado de quem acabou de confundir uma barriguinha de gordura com uma barriguinha de grávida, caí em mim!

Mas sabem do que mais sinto falta nesta gravidez?
Dos miminhos extra do Fábio.

Nos três primeiros meses da gestação do Mateus ele esquecia-se completamente de que eu estava grávida. Muitas vezes eu falava em nós os quatro e ele perguntava sempre quem era o quarto elemento!

Agora, a ideia já assentou na sua cabeça e sei que ele se preocupa bastante comigo: não me deixa fazer esforços, sempre que o turno lhe permite, é ele que trata do Vicente, … São várias formas em que ele demonstra a sua preocupação com esta gravidez. Mas sinto falta de outras coisas… Nós mulheres somos umas insatisfeitas!

Na gravidez do Vicente o Fábio chegava a casa e dava-me dois beijinhos: um na boca e um na barriga. Hoje, quando ele chega a casa, corre para o Vicente e, se eu tiver sorte, lá recebo um beijinho, mas a minha barriga não. (Sim, a relação de um casal muda muito! Num próximo Estendal falarei sobre isso.)

A paciência/vontade dele de colocar a mão na minha barriga para sentir o Mateus em nada se compara com a primeira gestação.

Tenho várias fotografias dele a dar beijinhos na minha barriga de Vicente. A barriga de Mateus ainda não tem uma única.

São destas coisinhas (insignificantes) que tenho saudades e que me fazem falta!

E convosco como foi?
Partilhem comigo!

Beijinhos,
Flávia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ENXOVAL DO BEBÉ: A MUDA DA FRALDA

Voltamos ao tema Enxoval do bebé que tem particular importância para as grávidas de primeira viagem que se sentem um pouco perdidas sem saber o que comprar no meio das milhentas ofertas que existem! No Estendal de hoje vou abordar os must have para a muda da fralda. Vamos a isso? Fraldas Comecemos pelo óbvio: as fraldas. Optei por fraldas descartáveis, embora numa próxima gravidez esteja tentada a experimentar as fraldas reutilizáveis e, portanto, amigas do ambiente. Pelo pouco que sei das fraldas reutilizáveis, estas têm um custo inicial muito superior ao das fraldas descartáveis mas, no longo prazo, dado que as fraldas são ajustáveis em tamanho podendo ser utilizadas durante muito tempo, a nossa carteira começa a sentir a diferença. Existem vários tipos de fraldas reutilizáveis. Se tiverem interesse, consultem esta publicação que explica muito bem os vários tipos. Para quem opta pelas fraldas descartáveis, aconselho vivamente as fraldas do Pingo Doce. A ma

AS MINHAS ESCOLHAS ENQUANTO NOIVA

Desde o dia em que fui pedida em casamento até ao dia do casamento passaram quase dois anos. Assim, tive muito tempo para pensar sobre os mais ínfimos pormenores daquele dia mágico. Uma das coisas que mais me assustava era a escolha do vestido. Sou uma pessoa muito indecisa e, sinceramente, imaginava-me a experimentar 1001 vestidos, a percorrer todas as lojas do país e, mesmo assim, não encontrar o "tal". Surpreendentemente, a escolha do vestido de noiva foi a mais simples de toda a organização do casamento. A minha irmã casou um ano antes e eu adorei o vestido dela. Achei que ia linda e que aquele estilo também não me iria ficar nada mal. Estava quase decidida a usar o vestido dela quando, após muito me chatearem, comecei a visitar lojas de vestidos de noiva. Na verdade só visitei uma: A Bela Noiva em Ourém. Para quem não conhece, A Bela Noiva não tem só vestidos de noiva. Lá também podem encontrar fatos para noivos (o Fábio comprou o dele lá), roupa para convida

19 DE MARÇO TAMBÉM JÁ É O DIA DO MEU MARIDO

Estava a pensar sobre o tema que iria abordar esta semana, quando olhei para o calendário e me apercebi que este Estendal iria coincidir com o Dia do Pai. E e ste ano o Dia do Pai tem um sabor especial: o Fábio já é pai! E que pai! Portanto, hoje falo sobre ele: o homem que me conquistou há 12 anos, o meu marido e pai do meu filho. Toda a minha experiência neste mundo da maternidade tem sido fantástica. Ter um filho que é um anjinho e ter um grande homem ao meu lado ajuda muito. "Nasce um filho, nasce uma mãe". Quem nunca ouviu esta expressão?! Esta é uma frase que todas as grávidas já ouviram pelo menos uma vez. Eu, corroboro totalmente com ela. Durante a minha gravidez, eu já me considerava mãe! Mãe de um pontinho preto microscópico que via na ecografia. Mas mãe! E o pai?! Quando é que nasce um pai? O pai do meu filho nasceu no momento em que o Vicente nasceu. Digo-vos: naquele dia nasceu um grande pai. O Fábio tem caraterísticas que todos os pais devia