Avançar para o conteúdo principal

TUDO SOBRE O MEU CASAMENTO

Dizer que o dia 15 de julho de 2017 foi um dos dias mais felizes da minha vida pode parecer banal mas é, sem dúvida, verdadeiro. Parece que foi ontem, mas já passaram dois anos. E mesmo passados este dois anos, continuo a sentir borboletas na barriga quando me lembro dos vários momentos deste dia. Hoje falo-vos sobre o meu casamento e, como não podia deixar de ser, deixo-vos os meus conselhos.


** Passados dois anos o que mudava?

1. A quinta
Escolhemos fazer a festa do nosso casamento na Quinta da Fonte (QF) em Ferreira do Zêzere. Escolhemos esta quinta por ir de encontro ao estilo rústico. A quinta fica no meio de vinhas e pinhais e é, na minha opinião, muito bonita.


A minha maior crítica em relação à quinta consiste na sua limitação de espaço no salão. O meu casamento tinha cerca de 300 pessoas. Foi-me garantido pela proprietária da QF que o salão tinha capacidade para 400 pessoas. E a verdade é que tem! Mas para caberem tantas pessoas lá dentro não haveria espaço para as mesas do copo de água e para a pista de dança.

No meu casamento a pista de dança já não coube lá dentro. Teve de ser na rua. A sorte foram os quase 40ºC que estavam nesse dia.

Adicionalmente, os lugares para os convidados se sentarem no jardim são muito escassos e o número de casas de banho é reduzido.

A minha sugestão: Se fosse hoje talvez tivesse optado pela aposta mais segura: a Quinta Dom Nuno em Fátima. Se estiverem para casar escolham esta quinta de olhos fechados!

2. O local onde me maquilhei
Parece irrelevante (e até é!) mas as fotografias que tenho deste momento não estão muito giras. Tinha planeado maquilhar-me no meu quarto numa cadeira toda bonita. Mas esqueci-me de um pormenor muito importante: informar as pessoas lá em casa.

Escolhi a minha prima para me maquilhar porque a moça tem um certo jeito para a coisa! Infelizmente não sou a única a achar e, enquanto eu estava no cabeleireiro, ela acabou por maquilhar toda a família. Assim, quando cheguei a casa, ela já tinha tudo preparado numa divisão da casa que não é utilizada. Não tive coragem de lhe pedir que mudasse tudo para o meu quarto e acabei por ser maquilhada ali mesmo, sentada numa cadeira de escritório.




** O que não alterava de forma alguma?

1. Fotógrafos
Escolhemos os It's All About. Não tenho qualquer crítica a fazer ao resultado final do trabalho mas… (esta frase estava mesmo a pedir um mas!), mas… já lá vamos!

Os It's All About fizeram um trabalho genial. Sabem quando achamos impossível ter fotos nossas daquelas que parecem capa de revista? Pois bem, os It's All About tornam possível o impossível. Tenho fotos lindíssimas do meu casamento. Também os convidados têm fotos muito bonitas. Os It's All About conseguiram captar toda a essência do casamento e todos os momentos lindos e inesperados. Já fui a vários casamentos e, sinceramente, ninguém trabalha melhor do que esta equipa!




Agora vem o mas! Os prazos. O prazo de entrega do trabalho final é um pouco grande. Para os noivos é um enorme sofrimento estar meses à espera para poder rever aquele dia tão maravilhoso. Mas mais penoso do que esta espera com a qual já estamos a contar, é a espera inesperadamente alargada. Eu que sou obcecada por cumprir prazos, dei em doida quando tive de esperar mais dois meses para receber as fotos!

Se hoje os voltaria a contratar para registarem o nosso casamento? Sim, sim e sim! O resultado final valeu toda a espera.

As minhas sugestões: (1) Façam uma sessão com os fotógrafos antes do casamento como forma de quebrar o gelo. É que é um pouco intimidante estar a pousar para eles (quando digo pousar incluo dar beijinhos na boca) sem os conhecer de lado nenhum. Além disso, fazer uma sessão de namoro resulta numa bela recordação do início da vossa história.
(2) Informem os fotógrafos de tudo o que vai acontecer no casamento para que eles estejam preparados para captar esse momento.
(3) Tirem todas as fotografias que querem mesmo que não seja o estilo dos fotógrafos (ex: as típicas fotos em casa com os familiares, as fotos na quinta com os convidados, a foto de grupo, …). E se têm medo de se esquecer de tirar essas fotografias falem com eles antes do casamento.

2. Animação
Escolhemos os Alta Voz para animar o nosso dia. Sei que como as surpresas que tínhamos para o dia eram imensas, acabamos por não lhes dar espaço para brilharem. Mas, mesmo ofuscados pelos excesso de coisas que tínhamos programadas, cumpriram com tudo o que pedimos e estiveram sempre com um sorriso nos lábios e cheios de energia.




Para quem não conhece, os Alta Voz são um casal, o Júnior e Sónia, que, para além de colocarem música, fazem jogos e coreografias. É uma ótima opção se quiserem manter os vossos convidados entretidos.

Um dos momentos que mais marcou os nossos convidados foi o intervalo entre as refeições. Sempre que o STAFF estava preparado para servir um novo prato, ouvia-se no salão a música Safri Duo (amigos, lembram-se?!). Muitos dos nossos convidados ainda hoje nos falam desse momento. E esta foi uma ideia dos Alta Voz com a qual não hesitamos em concordar.

3. Photobooth
As fotos mais parvas e originais de qualquer casamento têm origem no Photobooth. Contratamos um amigo de amigos (e portanto não sei o nome da empresa mas se tiverem interesse mandem mensagem privada que eu partilho o contacto) e não estamos nada arrependidos. Este é um investimento que vale a pena. Os convidados divertem-se e vocês divertem-se a ver as figuras deles ;)

Adicionalmente, de forma a ficarmos com uma recordação dos nossos convidados, pedimos que tirassem fotografias no Photobooth e as colassem no nosso livro de dedicatórias. Os convidados alinharam e temos um livro muito giro com imensas recordações.



** Quais os momentos que mais me marcaram?

1. Saída do meu avô
O meu avô faleceu uns meses após o casamento. Como já estava muito debilitado na altura, decidimos que ele iria apenas à missa e que mal terminasse iria, como era normal, de ambulância fazer hemodiálise.

Não contava que a ambulância chegasse mais cedo e que ele tivesse de sair a meio da missa. Não tenho uma única foto com ele e senti falta de lhe dar aquele abraço. Tive de me controlar para não chorar quando me apercebi que ele se estava a ir embora. Mas é claro que, mal regressamos de lua de mel, eu e o Fábio vestimos os nossos fatos e fomos tirar uma foto com ele.

2. O discurso da minha irmã
A minha irmã é só uma das pessoas mais importantes da minha vida. Portanto, todas as palavras que ela me dirige tocam-me de uma forma muito especial. Ela fez um discurso lindo. Não sei se dá para perceber a minha emoção nesta foto:


** O que mais gozo me deu a fazer?

1. Os convites
Contamos com a ajuda de um grande amigo para a parte gráfica, mandamos fazer os envelopes no Principezinho (Entroncamento) e os acabamentos foram feitos por nós com a ajuda da família.

2. O Seating Plan
Como já mencionei anteriormente, fizemos uma brincadeira com o seating plan. Para além de informarmos os convidados da mesa onde se iriam sentar, fizemos um género de um quis sobre nós. O nome das mesas consistiam em palavras com significado para nós. Os convidados apenas tinham de descobrir que palavras eram essas.



** Pormenores pirosos feitos com carinho

Como já mencionei anteriormente, o tema do nosso casamento era "Nós". Portanto havia um pouco de nós espalhado por todo o lado...












** O meu conselho para todas as noivas

Por mais que planeiem tudo ao pormenor, haverá sempre alguma coisa que não ficará como imaginaram. Se no dia do casamento se aperceberem que algo não está como queriam, relativizem! O mais certo é que seja só um pormenor no qual ninguém irá reparar, a não ser vocês.

Certamente já ouviram a frase "O dia passa a correr". E passa mesmo! Por isso aproveitem todos os momentos e divirtam-se muito. O sorriso nos lábios não é só até o maxilar começar a doer. É até a festa acabar!

Por hoje é tudo.
Para a semana volto ao tema da maternidade. Já vos disse que eu e o Fábio finalmente passamos uma noite fora e não levamos o Vicente connosco? No próximo Estendal conto-vos tudo.

Até lá,
Flávia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ENXOVAL DO BEBÉ: A MUDA DA FRALDA

Voltamos ao tema Enxoval do bebé que tem particular importância para as grávidas de primeira viagem que se sentem um pouco perdidas sem saber o que comprar no meio das milhentas ofertas que existem! No Estendal de hoje vou abordar os must have para a muda da fralda. Vamos a isso? Fraldas Comecemos pelo óbvio: as fraldas. Optei por fraldas descartáveis, embora numa próxima gravidez esteja tentada a experimentar as fraldas reutilizáveis e, portanto, amigas do ambiente. Pelo pouco que sei das fraldas reutilizáveis, estas têm um custo inicial muito superior ao das fraldas descartáveis mas, no longo prazo, dado que as fraldas são ajustáveis em tamanho podendo ser utilizadas durante muito tempo, a nossa carteira começa a sentir a diferença. Existem vários tipos de fraldas reutilizáveis. Se tiverem interesse, consultem esta publicação que explica muito bem os vários tipos. Para quem opta pelas fraldas descartáveis, aconselho vivamente as fraldas do Pingo Doce. A ma

AS MINHAS ESCOLHAS ENQUANTO NOIVA

Desde o dia em que fui pedida em casamento até ao dia do casamento passaram quase dois anos. Assim, tive muito tempo para pensar sobre os mais ínfimos pormenores daquele dia mágico. Uma das coisas que mais me assustava era a escolha do vestido. Sou uma pessoa muito indecisa e, sinceramente, imaginava-me a experimentar 1001 vestidos, a percorrer todas as lojas do país e, mesmo assim, não encontrar o "tal". Surpreendentemente, a escolha do vestido de noiva foi a mais simples de toda a organização do casamento. A minha irmã casou um ano antes e eu adorei o vestido dela. Achei que ia linda e que aquele estilo também não me iria ficar nada mal. Estava quase decidida a usar o vestido dela quando, após muito me chatearem, comecei a visitar lojas de vestidos de noiva. Na verdade só visitei uma: A Bela Noiva em Ourém. Para quem não conhece, A Bela Noiva não tem só vestidos de noiva. Lá também podem encontrar fatos para noivos (o Fábio comprou o dele lá), roupa para convida

19 DE MARÇO TAMBÉM JÁ É O DIA DO MEU MARIDO

Estava a pensar sobre o tema que iria abordar esta semana, quando olhei para o calendário e me apercebi que este Estendal iria coincidir com o Dia do Pai. E e ste ano o Dia do Pai tem um sabor especial: o Fábio já é pai! E que pai! Portanto, hoje falo sobre ele: o homem que me conquistou há 12 anos, o meu marido e pai do meu filho. Toda a minha experiência neste mundo da maternidade tem sido fantástica. Ter um filho que é um anjinho e ter um grande homem ao meu lado ajuda muito. "Nasce um filho, nasce uma mãe". Quem nunca ouviu esta expressão?! Esta é uma frase que todas as grávidas já ouviram pelo menos uma vez. Eu, corroboro totalmente com ela. Durante a minha gravidez, eu já me considerava mãe! Mãe de um pontinho preto microscópico que via na ecografia. Mas mãe! E o pai?! Quando é que nasce um pai? O pai do meu filho nasceu no momento em que o Vicente nasceu. Digo-vos: naquele dia nasceu um grande pai. O Fábio tem caraterísticas que todos os pais devia