Avançar para o conteúdo principal

19 DE MARÇO TAMBÉM JÁ É O DIA DO MEU MARIDO

Estava a pensar sobre o tema que iria abordar esta semana, quando olhei para o calendário e me apercebi que este Estendal iria coincidir com o Dia do Pai. E este ano o Dia do Pai tem um sabor especial: o Fábio já é pai! E que pai! Portanto, hoje falo sobre ele: o homem que me conquistou há 12 anos, o meu marido e pai do meu filho.

Toda a minha experiência neste mundo da maternidade tem sido fantástica. Ter um filho que é um anjinho e ter um grande homem ao meu lado ajuda muito.


"Nasce um filho, nasce uma mãe". Quem nunca ouviu esta expressão?! Esta é uma frase que todas as grávidas já ouviram pelo menos uma vez. Eu, corroboro totalmente com ela. Durante a minha gravidez, eu já me considerava mãe! Mãe de um pontinho preto microscópico que via na ecografia. Mas mãe!

E o pai?! Quando é que nasce um pai?

O pai do meu filho nasceu no momento em que o Vicente nasceu. Digo-vos: naquele dia nasceu um grande pai.

O Fábio tem caraterísticas que todos os pais deviam ter. Ele é:
  1. Ativo. Muda fraldas, dá banho, veste, prepara o biberão, dá o leitinho, canta, embala, … só não faz duas coisas: dar maminha e cortar as unhas!
  2. Presente. Quando o Vicente acordava de 4 em 4 horas durante a noite para comer (quando eu ainda amamentava), o Fábio fazia questão de estar acordado comigo, só para me fazer companhia, por mais que eu dissesse para ele dormir.
  3. Prestável. Os primeiros dias em casa foram muito complicados. Como fiz uma cesariana, não podia fazer esforços e tinha muitas dores. As nossas mães ajudaram-nos imenso mas o Fábio foi impecável. Ele cozinhava, lavava a loiça, tratava da roupa, ia ao supermercado, ... Ele fazia tudo!
  4. Empenhado. Quase a ficar em casa de licença, o Fábio já mencionou que quer aprender a fazer as sopa do Vicente para que eu não tenha de me preocupar com isso.
  5. Proativo. O Fábio sabe o que é preciso fazer. Não precisa que eu diga para ele mudar a fralda do Vicente ou para lhe preparar o biberão. Ele tem a iniciativa e isso é um alívio!
Felizmente, existem cada vez mais pais como o Fábio.

Embora os pais sejam ofuscados durante a gravidez pela mulher (ela é que tem o barrigão!) e depois do bebé nascer, pelo próprio bebé, eles têm um papel fundamental na família. É fantástico ver que eles entendem isso e que estão lá para desempenhar o seu papel, mesmo que os holofotes não recaiam sobre eles.


Não podia exigir melhor marido e melhor pai.

Se eu considero que nasci para ser mãe,  então não tenho a menor dúvida de que o Fábio nasceu para ser pai.

A licença do Fábio está quase a começar (sim, isso significa que eu estarei de regresso ao trabalho. Mas não vamos falar sobre isso! Deixem-me aproveitar estas últimas semanas.). Já o desafiei para escrever um post a relatar a experiência de estar um mês em casa com o Vicente e ele aceitou. Por isso, em maio não percam o Estendal Dela escrito por Ele.

Desejo um feliz dia do pai a todos os pais!

Até 3f,
Flávia

RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS SOBRE O MUNDO DA MATERNIDADE
1. Qual a temperatura da água que é indicada para dar banho a um bebé? 37ºC
2. Nas fraldas Dodot, de que cor fica a risca amarela quando a fralda tem xixi? Azul
3. Em média, quantas fraldas gasta um bebé por dia? 6 fraldas
4. Como se chama o teste realizado ao recém-nascido logo após o seu nascimento que avalia o seu estado geral e vitalidade? Escala de Apgar ou Índice de Apgar
5. Como se chama o primeiro cocó do bebé? Mecónio
6. Como se chama o teste de rastreio de doenças metabólicas que é realizado na primeira semana de vida do bebé? Teste do pezinho
7. Qual o nome que se dá ao leite materno nos primeiros dias após o parto? Colostro
8. Como se coloca um supositório? Com a parte que tem o bico ou com a outra parte? Com a outra parte.
9. Qual o número da Saúde 24? 808 24 24 24
10. Que nome se dá à coloração amarela da pele e da parte branca dos olhos do bebé que pode aparecer nas primeiras horas de vida ou ao fim de alguns dias após o nascimento? Icterícia

E então? Sabiam as respostas?












Comentários

  1. Feliz Dia do Pai 😁 ao grande pai Fábio (gozado pela primeira vez) Hoje terá com certeza um sabor especial 😊..
    Lendo os teus tópicos que amei, assino por baixo que temos as duas muita sorte com os nossos maridoes 😀..
    Só há uma coisa que tenho pena, eles não terem a experiência de ter os nossos bijus na barriga e sentir a sensação única de um simples pontapé 😀 seria perfeito e completava esta linda fase do antes e o depois 😍
    Biju querida
    Continua que eu adorooooo..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos muita sorte nos nossos maridos Lis <3

      E concordo contigo. Ter os bebés na nossa barriga é tão especial que os homens deviam passar pela experiência pelo menos uma vez. Mas também acho que deviam passar pelas dores de um parto ou de uma cesariana Ahahahah

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ENXOVAL DO BEBÉ: A MUDA DA FRALDA

Voltamos ao tema Enxoval do bebé que tem particular importância para as grávidas de primeira viagem que se sentem um pouco perdidas sem saber o que comprar no meio das milhentas ofertas que existem! No Estendal de hoje vou abordar os must have para a muda da fralda. Vamos a isso? Fraldas Comecemos pelo óbvio: as fraldas. Optei por fraldas descartáveis, embora numa próxima gravidez esteja tentada a experimentar as fraldas reutilizáveis e, portanto, amigas do ambiente. Pelo pouco que sei das fraldas reutilizáveis, estas têm um custo inicial muito superior ao das fraldas descartáveis mas, no longo prazo, dado que as fraldas são ajustáveis em tamanho podendo ser utilizadas durante muito tempo, a nossa carteira começa a sentir a diferença. Existem vários tipos de fraldas reutilizáveis. Se tiverem interesse, consultem esta publicação que explica muito bem os vários tipos. Para quem opta pelas fraldas descartáveis, aconselho vivamente as fraldas do Pingo Doce. A ma

AS MINHAS ESCOLHAS ENQUANTO NOIVA

Desde o dia em que fui pedida em casamento até ao dia do casamento passaram quase dois anos. Assim, tive muito tempo para pensar sobre os mais ínfimos pormenores daquele dia mágico. Uma das coisas que mais me assustava era a escolha do vestido. Sou uma pessoa muito indecisa e, sinceramente, imaginava-me a experimentar 1001 vestidos, a percorrer todas as lojas do país e, mesmo assim, não encontrar o "tal". Surpreendentemente, a escolha do vestido de noiva foi a mais simples de toda a organização do casamento. A minha irmã casou um ano antes e eu adorei o vestido dela. Achei que ia linda e que aquele estilo também não me iria ficar nada mal. Estava quase decidida a usar o vestido dela quando, após muito me chatearem, comecei a visitar lojas de vestidos de noiva. Na verdade só visitei uma: A Bela Noiva em Ourém. Para quem não conhece, A Bela Noiva não tem só vestidos de noiva. Lá também podem encontrar fatos para noivos (o Fábio comprou o dele lá), roupa para convida