Avançar para o conteúdo principal

COISAS QUE SÓ DESCOBRIMOS QUANDO O NOSSO BEBÉ NASCE

Já passaram quatro meses desde que o Vicente nasceu. Sim, há quatro meses que sou mãe. «Sou mãe!» Tão bem que soa esta frase. Só mais uma vez: Sou mãe! Pronto já está! E não é que fiz grandes descobertas desde outubro?! Hoje partilho-as convosco.


Descoberta nº 1: Cortar 20 unhas a um bebé tem um grau de dificuldade equivalente a uma prova de triatlo. E o pior é que estas mini unhas crescem à velocidade da luz. 

Descoberta nº 2: A televisão passa a estar sintonizada apenas num canal: Baby TV. Fiquei chocada quando me apercebi que eu e o Fábio já sabíamos as músicas do canal. Muitas vezes dou por mim a cantar "... céu com estrelas a brilhar, hora de ir descansaaaaaaar".

Descoberta nº 3: A respiração dos bebés é exageradamente subtil. Tão subtil que a meio da noite dou por mim colada ao Vicente a verificar se está a sair ar pelo seu nariz ou se o peito dele está a mexer.

Descoberta nº 4: As bochechas dos nossos filhos foram feitas para levar muuuuitos beijinhos. Pelo menos as do Vicente foram :)

Descoberta nº 5: O cheiro a cocó afinal até é bastante agradável. Principalmente se o nosso filho tiver o intestino preguiçoso. O meu marido costuma ralhar comigo porque, na esperança de encontrar vestígios de cocó, estou constantemente a cheirar o rabinho do Vicente. Mesmo no meio da rua!

Descoberta nº 6: Um supositório não se coloca com a parte bicuda mas sim com a outra. Foram só 27 anos a viver enganada!

Descoberta nº 7: O conceito de casa arrumada deixa de existir. Espreguiçadeira, tapete de atividades, brinquedos, …, tudo isto passa a ser a nova decoração da sala. Casa desarrumada, casa feliz.

Descoberta nº 8: A nossa voz passa a ser mais aguda, deixamos de saber falar português corretamente e tornamo-nos repetitivas. Agora imaginem isto numa voz estridentemente aguda "Olá Bêbê! (e não bebé!) Como tu está? (e não "como tu estás"!) Quem é lindo? Hum? Quem é lindo, lindo, lindo? Quem é a coisa mais linda do mundo? Quem é, quem é?..." Isto sou eu, no meu dia a dia. Não queiram ver!

Descoberta nº 9: Os cotonetes têm duas novas funções: limpar o umbigo e, claro, tirar macacos do nariz do bebé.

Descoberta nº 10: Temos dificuldade em distinguir os sonhos da realidade. Uma destas noites acordei sobressaltada porque estava a sonhar que o Fábio tinha perdido o nosso filho. Ainda sem perceber que estava a sonhar, acordei o Fábio e comecei a ralhar com ele "Tu perdeste o Vicente!!!". Ele, meio a dormir e sem perceber bem o que estava a fazer, começou a procurar freneticamente o Vicente no meio dos lençóis. De repente caí em mim, olhei para o lado e lá estava o Vicente a dormir tranquilamente na sua caminha. Acham que o meu marido tinha motivos para se zangar comigo?! Estava só a testa-lo!

Como podem ver, os meus últimos quatro meses foram bastante enriquecedores. Aguardo ansiosamente pelas próximas descobertas. O Vicente está quase a fazer cinco meses, alguém quer levantar uma pontinha do véu e dizer o que me espera?!

Continuo apaixonadíssima por esta vida de mãe! Isto é tãaaaaao bom! Muitas vezes dou por mim a contemplar o Vicente e os meus olhos enchem-se automaticamente de lágrimas. O amor que sinto por ele é tão grande. Sabem? Só agora consigo entender o amor que a minha mãe sente por mim. Obrigada mãe, por me amares tanto!

Para terminar, deixo-vos (no final do post) um conjunto de questões sobre este maravilhoso mundo da maternidade. Espero conseguir entreter-vos!
Este conjunto de questões resulta muito bem numa batalha "Mãe vs Pai" durante um baby shower. Em breve irei dedicar um post a este tema. Espero que vos interesse :)

Obrigada por me acompanharem.

Até terça,
Flávia

PERGUNTAS SOBRE O MUNDO DA MATERNIDADE
1. Qual a temperatura da água que é indicada para dar banho a um bebé?
2. Nas fraldas Dodot, de que cor fica a risca amarela quando a fralda tem xixi?
3. Em média, quantas fraldas gasta um bebé por dia?

4. Como se chama o teste realizado ao recém-nascido logo após o seu nascimento que avalia o seu estado geral e vitalidade?
5. Como se chama o primeiro cocó do bebé?
6. Como se chama o teste de rastreio de doenças metabólicas que é realizado na primeira semana de vida do bebé?
7. Qual o nome que se dá ao leite materno nos primeiros dias após o parto?
8. Como se coloca um supositório? Com a parte que tem o bico ou com a outra parte?
9. Qual o número da Saúde 24?
10. Que nome se dá à coloração amarela da pele e da parte branca dos olhos do bebé que pode aparecer nas primeiras horas de vida ou ao fim de alguns dias após o nascimento?
Darei as respostas na próxima terça feira, sendo que o Google dar-vos-á as respostas quando quiserem! ;)

Comentários

  1. Alô alô minha querida.. Bem todos os teus posts são o reflexo de tudo o que passei com o meu biju 😁 muito bom..
    Continua estou achar uma delícia😍

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😍 E eu acho uma delícia os teus comentários! Já estava a sentir falta de um aqui heheh

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ENXOVAL DO BEBÉ: A MUDA DA FRALDA

Voltamos ao tema Enxoval do bebé que tem particular importância para as grávidas de primeira viagem que se sentem um pouco perdidas sem saber o que comprar no meio das milhentas ofertas que existem! No Estendal de hoje vou abordar os must have para a muda da fralda. Vamos a isso? Fraldas Comecemos pelo óbvio: as fraldas. Optei por fraldas descartáveis, embora numa próxima gravidez esteja tentada a experimentar as fraldas reutilizáveis e, portanto, amigas do ambiente. Pelo pouco que sei das fraldas reutilizáveis, estas têm um custo inicial muito superior ao das fraldas descartáveis mas, no longo prazo, dado que as fraldas são ajustáveis em tamanho podendo ser utilizadas durante muito tempo, a nossa carteira começa a sentir a diferença. Existem vários tipos de fraldas reutilizáveis. Se tiverem interesse, consultem esta publicação que explica muito bem os vários tipos. Para quem opta pelas fraldas descartáveis, aconselho vivamente as fraldas do Pingo Doce. A ma

AS MINHAS ESCOLHAS ENQUANTO NOIVA

Desde o dia em que fui pedida em casamento até ao dia do casamento passaram quase dois anos. Assim, tive muito tempo para pensar sobre os mais ínfimos pormenores daquele dia mágico. Uma das coisas que mais me assustava era a escolha do vestido. Sou uma pessoa muito indecisa e, sinceramente, imaginava-me a experimentar 1001 vestidos, a percorrer todas as lojas do país e, mesmo assim, não encontrar o "tal". Surpreendentemente, a escolha do vestido de noiva foi a mais simples de toda a organização do casamento. A minha irmã casou um ano antes e eu adorei o vestido dela. Achei que ia linda e que aquele estilo também não me iria ficar nada mal. Estava quase decidida a usar o vestido dela quando, após muito me chatearem, comecei a visitar lojas de vestidos de noiva. Na verdade só visitei uma: A Bela Noiva em Ourém. Para quem não conhece, A Bela Noiva não tem só vestidos de noiva. Lá também podem encontrar fatos para noivos (o Fábio comprou o dele lá), roupa para convida

19 DE MARÇO TAMBÉM JÁ É O DIA DO MEU MARIDO

Estava a pensar sobre o tema que iria abordar esta semana, quando olhei para o calendário e me apercebi que este Estendal iria coincidir com o Dia do Pai. E e ste ano o Dia do Pai tem um sabor especial: o Fábio já é pai! E que pai! Portanto, hoje falo sobre ele: o homem que me conquistou há 12 anos, o meu marido e pai do meu filho. Toda a minha experiência neste mundo da maternidade tem sido fantástica. Ter um filho que é um anjinho e ter um grande homem ao meu lado ajuda muito. "Nasce um filho, nasce uma mãe". Quem nunca ouviu esta expressão?! Esta é uma frase que todas as grávidas já ouviram pelo menos uma vez. Eu, corroboro totalmente com ela. Durante a minha gravidez, eu já me considerava mãe! Mãe de um pontinho preto microscópico que via na ecografia. Mas mãe! E o pai?! Quando é que nasce um pai? O pai do meu filho nasceu no momento em que o Vicente nasceu. Digo-vos: naquele dia nasceu um grande pai. O Fábio tem caraterísticas que todos os pais devia