Avançar para o conteúdo principal

COISAS QUE SÓ DESCOBRIMOS QUANDO O NOSSO BEBÉ NASCE

Já passaram quatro meses desde que o Vicente nasceu. Sim, há quatro meses que sou mãe. «Sou mãe!» Tão bem que soa esta frase. Só mais uma vez: Sou mãe! Pronto já está! E não é que fiz grandes descobertas desde outubro?! Hoje partilho-as convosco.


Descoberta nº 1: Cortar 20 unhas a um bebé tem um grau de dificuldade equivalente a uma prova de triatlo. E o pior é que estas mini unhas crescem à velocidade da luz. 

Descoberta nº 2: A televisão passa a estar sintonizada apenas num canal: Baby TV. Fiquei chocada quando me apercebi que eu e o Fábio já sabíamos as músicas do canal. Muitas vezes dou por mim a cantar "... céu com estrelas a brilhar, hora de ir descansaaaaaaar".

Descoberta nº 3: A respiração dos bebés é exageradamente subtil. Tão subtil que a meio da noite dou por mim colada ao Vicente a verificar se está a sair ar pelo seu nariz ou se o peito dele está a mexer.

Descoberta nº 4: As bochechas dos nossos filhos foram feitas para levar muuuuitos beijinhos. Pelo menos as do Vicente foram :)

Descoberta nº 5: O cheiro a cocó afinal até é bastante agradável. Principalmente se o nosso filho tiver o intestino preguiçoso. O meu marido costuma ralhar comigo porque, na esperança de encontrar vestígios de cocó, estou constantemente a cheirar o rabinho do Vicente. Mesmo no meio da rua!

Descoberta nº 6: Um supositório não se coloca com a parte bicuda mas sim com a outra. Foram só 27 anos a viver enganada!

Descoberta nº 7: O conceito de casa arrumada deixa de existir. Espreguiçadeira, tapete de atividades, brinquedos, …, tudo isto passa a ser a nova decoração da sala. Casa desarrumada, casa feliz.

Descoberta nº 8: A nossa voz passa a ser mais aguda, deixamos de saber falar português corretamente e tornamo-nos repetitivas. Agora imaginem isto numa voz estridentemente aguda "Olá Bêbê! (e não bebé!) Como tu está? (e não "como tu estás"!) Quem é lindo? Hum? Quem é lindo, lindo, lindo? Quem é a coisa mais linda do mundo? Quem é, quem é?..." Isto sou eu, no meu dia a dia. Não queiram ver!

Descoberta nº 9: Os cotonetes têm duas novas funções: limpar o umbigo e, claro, tirar macacos do nariz do bebé.

Descoberta nº 10: Temos dificuldade em distinguir os sonhos da realidade. Uma destas noites acordei sobressaltada porque estava a sonhar que o Fábio tinha perdido o nosso filho. Ainda sem perceber que estava a sonhar, acordei o Fábio e comecei a ralhar com ele "Tu perdeste o Vicente!!!". Ele, meio a dormir e sem perceber bem o que estava a fazer, começou a procurar freneticamente o Vicente no meio dos lençóis. De repente caí em mim, olhei para o lado e lá estava o Vicente a dormir tranquilamente na sua caminha. Acham que o meu marido tinha motivos para se zangar comigo?! Estava só a testa-lo!

Como podem ver, os meus últimos quatro meses foram bastante enriquecedores. Aguardo ansiosamente pelas próximas descobertas. O Vicente está quase a fazer cinco meses, alguém quer levantar uma pontinha do véu e dizer o que me espera?!

Continuo apaixonadíssima por esta vida de mãe! Isto é tãaaaaao bom! Muitas vezes dou por mim a contemplar o Vicente e os meus olhos enchem-se automaticamente de lágrimas. O amor que sinto por ele é tão grande. Sabem? Só agora consigo entender o amor que a minha mãe sente por mim. Obrigada mãe, por me amares tanto!

Para terminar, deixo-vos (no final do post) um conjunto de questões sobre este maravilhoso mundo da maternidade. Espero conseguir entreter-vos!
Este conjunto de questões resulta muito bem numa batalha "Mãe vs Pai" durante um baby shower. Em breve irei dedicar um post a este tema. Espero que vos interesse :)

Obrigada por me acompanharem.

Até terça,
Flávia

PERGUNTAS SOBRE O MUNDO DA MATERNIDADE
1. Qual a temperatura da água que é indicada para dar banho a um bebé?
2. Nas fraldas Dodot, de que cor fica a risca amarela quando a fralda tem xixi?
3. Em média, quantas fraldas gasta um bebé por dia?

4. Como se chama o teste realizado ao recém-nascido logo após o seu nascimento que avalia o seu estado geral e vitalidade?
5. Como se chama o primeiro cocó do bebé?
6. Como se chama o teste de rastreio de doenças metabólicas que é realizado na primeira semana de vida do bebé?
7. Qual o nome que se dá ao leite materno nos primeiros dias após o parto?
8. Como se coloca um supositório? Com a parte que tem o bico ou com a outra parte?
9. Qual o número da Saúde 24?
10. Que nome se dá à coloração amarela da pele e da parte branca dos olhos do bebé que pode aparecer nas primeiras horas de vida ou ao fim de alguns dias após o nascimento?
Darei as respostas na próxima terça feira, sendo que o Google dar-vos-á as respostas quando quiserem! ;)

Comentários

  1. Alô alô minha querida.. Bem todos os teus posts são o reflexo de tudo o que passei com o meu biju 😁 muito bom..
    Continua estou achar uma delícia😍

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😍 E eu acho uma delícia os teus comentários! Já estava a sentir falta de um aqui heheh

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A MÃE DA MÃE

Quando era mais pequena recorria à minha mãe sempre que me deparava com algum aperto, fosse ele qual fosse. Ela estava sempre lá para me dar o seu colo gratuito e garantido.  Muitas vezes penso na minha mãe. No que ela me ensinou e no que ela me continua a ensinar. Ainda hoje continuo a recorrer a ela mais vezes do que provavelmente seria de esperar de uma menina-mulher-mãe. Porque, no fundo é isso que eu sou: mulher-mãe mas menina. A menina da minha mãe!  Lembro-me das primeiras vezes que o Vicente ficou doente ou daquela vez que ele bateu com a boca no chão e ficou a sangrar. O meu primeiro instinto foi ligar à minha mãe pois ela saberia o que fazer. Porque é assim, não é? As mães tudo sabem! Mas, de repente, caiu-me a ficha: "Flávia, tu também és mãe, por isso: DESENRASCA-TEEEE!". E foi isso mesmo que eu fiz! Mas a minha mãe será sempre a minha mãe e a tendência para recorrer a ela não me parece que vá desaparecer. De igual modo, eu serei sempre a sua a filha e o seu insti...

TUDO SOBRE O MEU CASAMENTO

Dizer que o dia 15 de julho de 2017 foi um dos dias mais felizes da minha vida pode parecer banal mas é, sem dúvida, verdadeiro. Parece que foi ontem, mas já passaram dois anos. E mesmo passados este dois anos, continuo a sentir borboletas na barriga quando me lembro dos vários momentos deste dia. Hoje falo-vos sobre o meu casamento e, como não podia deixar de ser, deixo-vos os meus conselhos. ** Passados dois anos o que mudava? 1. A quinta Escolhemos fazer a festa do nosso casamento na Quinta da Fonte (QF) em Ferreira do Zêzere. Escolhemos esta quinta por ir de encontro ao estilo rústico. A quinta fica no meio de vinhas e pinhais e é, na minha opinião, muito bonita. A minha maior crítica em relação à quinta consiste na sua limitação de espaço no salão. O meu casamento tinha cerca de 300 pessoas. Foi-me garantido pela proprietária da QF que o salão tinha capacidade para 400 pessoas. E a verdade é que tem! Mas para caberem tantas pessoas lá dentro não haveria esp...

SOMOS TRÊS MAS VAMOS PASSAR A SER QUATRO

E finalmente partilho convosco a grande notícia que tenho guardado durante os últimos meses: vou ser mãe pela segunda vez! Isso mesmo, estou grávida e não podia estar mais feliz. Vamos dar um mano ou uma mana ao Vicente. OMG! Vamos ter dois filhos… E o que isto tem de maravilhoso tem também de assustador. Hoje conto-vos como descobri, como anunciei ao Fábio e como partilhamos a notícias com a nossa família e amigos. O teste de gravidez deu um positivo inesperado. Eram 6h30 da manhã. O Fábio já tinha saído para trabalhar, a minha mãe e o Vicente estavam a dormir e eu ia sair entretanto para trabalhar. Tinha a cabeça a mil. Tinha regressado ao trabalho da licença de maternidade há quatro dias atrás e estava grávida outra vez. Tive receio da reação do Fábio. Receio de que ficasse tão assustado quanto eu. Não lhe contei nesse dia. Esperei que a minha mãe se fosse embora e contei-lhe no dia seguinte. Não foi fácil guardar esta informação só para mim. Quando a minha mãe me deu o...