Avançar para o conteúdo principal

ESTOU NOIVA: E AGORA?

Estamos a chegar à época alta dos casamentos. Muitas noivas por aí? Casar é só um dos meus temas preferidos. Era o meu tema preferido até engravidar, ter o Vicente e descobrir como é bom ser mãe! Não obstante, continua a ser um tema sobre o qual adoro falar. Por isso os próximos posts serão sobre casamentos. Hoje vou falar sobre os oito primeiros passos a dar na organização de um casamento.


Data do casamento
Este é obviamente o ponto de partida para a organização de um casamento. A escolha da data não é assim tão simples quanto parece. Alguns noivos têm uma data que lhes é especial e fazem questão de casar nessa data, outros escolhem em função da altura do ano (ou porque é época baixa e os fornecedores ficam mais baratos, ou porque querem casar no verão, ...) e outros em função da disponibilidade de determinado fornecedor. Mesmo que não tenham preferência por uma data, aconselho os noivos a definirem uma, mesmo que temporária, antes de falarem com os fornecedores.

Lista de convidados
Ter o número de convidados definido é fundamental aquando da escolha da quinta e dos fotógrafo. Muitas quintas têm limite mínimo e/ou máximo para o número de convidados. Se a vossa lista não respeitar estes limites, poderão ter de excluir, à partida, determinadas quintas. O número de convidados também é relevante para a contratação dos fotógrafos pois os pacotes que oferecem poderá variar consoante o número de convidados.

Budget
Este ponto é dos mais importantes. Só quando estamos a organizar um casamento nos apercebemos da infindável lista de coisas onde podemos gastar dinheiro e que todas essas coisas são caríssimas! Ede repente, para termos o nosso dia de sonho, parece que tudo se torna imprescindível. Calma! Não é bem assim e ter um orçamento estabelecido ajuda a não perder a cabeça e a não gastar dinheiro em coisas desnecessárias.

Manhã vs Tarde
Casar de manhã implica, por um lado, ter o dia todo para desfrutar do dia, tirar fotos, festejar com os convidados, usar o maravilhoso vestido de noiva, … enfim, aproveitar ao máximo um dia que só acontece uma vez! No entanto, casar de manhã, encarece o casamento, uma vez que implica oferecer duas refeições aos convidados e os fotografos poderão cobrar por trabalhar mais de um x de horas.
Casar à tarde, para além de ser mais barato, acaba por ser menos cansativo pois o dia fica reduzido a metade. Atenção aos casamentos que se realizam em época baixa. A noite começa mais cedo e, como tal, a luz solar que fica tão bem nas fotografias desaparece cedo. Casamentos que começam de manhã acabam por desfrutar mais da luz do dia. Este é um ponto bastante importante e que requer muita ponderação na sua decisão.


Quinta
Casar voltou a ser moda! Toda a gente está a casar e por isso algumas quintas já só têm vaga para daqui a dois anos. Assim, toca a reservar já a quinta dos vossos sonhos. Se tencionam casar pelo civil, não se esqueçam de verificar as condições que a quinta oferece para este momento. Se casarem pela igreja, tenham em atenção a distância entre os dois sítios. No que toca à comida, hoje em dia já será uma não questão, mas confirmem que a quinta tem opções para convidados com restrições alimentares. Não se esqueçam de ver as condições que a quinta oferece para pessoas com mobilidade reduzida e ainda para os bebés (se tiverem algum na vossa lista).

Igreja
Se decidirem casar pela igreja, para além da escolha da mesma, terão de escolher um padre/diácono para celebrar o vossos casamento. Além disso, não se esqueçam que terão de contratar um coro para animar a cerimónia. Verifiquem se a igreja que escolhem faz algumas exigências nesse aspeto. Por exemplo, algumas noivas têm uma música específica com a qual gostariam de entrar na igreja. Algumas igrejas têm uma lista restrita de cânticos que podem ser utilizados no dia.

Fotógrafos e videógrafos
Esta escolha é tão mas tão importante. Os noivos devem pesquisar vários fotógrafos, analisar o seu trabalho e, muito importante, marcar um encontro com eles. Terá de haver empatia de ambas as partes. Afinal são eles que vão fotografar aquele dia tão importante! Os fotógrafos conseguem ser muito caros. Mas, na minha opinião, vale a pena o investimento. Vocês só se casam um vez. E os (bons) fotógrafos conseguem captar momentos únicos e que ficam para a história.
Atenção que nem todos os pacotes de fotografia incluem videógrafo. Para quem acha que o vídeo não é necessário, pense duas vezes! As fotografias captam muita coisa mas não é a mesma coisa que um vídeo. Não tomem uma decisão da qual se irão arrepender mais tarde. Contratem vídeo pleaaaaase!

Música
E o que seria de uma festa sem música?! O meu conselho: tenham em consideração os vossos convidados na hora de contratarem a animação do vosso casamento. Embora seja o vosso dia, são eles que irão passar a maior parte do tempo na pista. Vocês terão momentos em que vão tirar fotografias, em que estarão a falar com os vossos convidados, …, enfim, não vão estar sempre na pista de dança, se é isso que imaginam! DJ, banda a tocar ao vivo, karaoke, animação com jogos, … têm muito por onde escolher. Mas escolham bem! Os convidados fazem a festa. Queremos convidados alegres (não me refiro ao álcool!!!) e não a morrer de tédio.

Estas são as oito decisões que considero que devem ser tomadas o quanto antes. Alguém quer acrescentar mais coisa?

Para quem está a pensar "Então e o vestido?", eu digo: façam check a estes oito passos e podem então preocupar-se com o vosso vestido de princesa.

Vemo-nos no próximo estendal? Queres receber no teu e-mail uma notificação sempre que sair um novo post? Então só tens seguir o meu blog. No menu do lado direito encontrarás essa opção. ;)

Até terça,
Flávia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ENXOVAL DO BEBÉ: A MUDA DA FRALDA

Voltamos ao tema Enxoval do bebé que tem particular importância para as grávidas de primeira viagem que se sentem um pouco perdidas sem saber o que comprar no meio das milhentas ofertas que existem! No Estendal de hoje vou abordar os must have para a muda da fralda. Vamos a isso? Fraldas Comecemos pelo óbvio: as fraldas. Optei por fraldas descartáveis, embora numa próxima gravidez esteja tentada a experimentar as fraldas reutilizáveis e, portanto, amigas do ambiente. Pelo pouco que sei das fraldas reutilizáveis, estas têm um custo inicial muito superior ao das fraldas descartáveis mas, no longo prazo, dado que as fraldas são ajustáveis em tamanho podendo ser utilizadas durante muito tempo, a nossa carteira começa a sentir a diferença. Existem vários tipos de fraldas reutilizáveis. Se tiverem interesse, consultem esta publicação que explica muito bem os vários tipos. Para quem opta pelas fraldas descartáveis, aconselho vivamente as fraldas do Pingo Doce. A ma

AS MINHAS ESCOLHAS ENQUANTO NOIVA

Desde o dia em que fui pedida em casamento até ao dia do casamento passaram quase dois anos. Assim, tive muito tempo para pensar sobre os mais ínfimos pormenores daquele dia mágico. Uma das coisas que mais me assustava era a escolha do vestido. Sou uma pessoa muito indecisa e, sinceramente, imaginava-me a experimentar 1001 vestidos, a percorrer todas as lojas do país e, mesmo assim, não encontrar o "tal". Surpreendentemente, a escolha do vestido de noiva foi a mais simples de toda a organização do casamento. A minha irmã casou um ano antes e eu adorei o vestido dela. Achei que ia linda e que aquele estilo também não me iria ficar nada mal. Estava quase decidida a usar o vestido dela quando, após muito me chatearem, comecei a visitar lojas de vestidos de noiva. Na verdade só visitei uma: A Bela Noiva em Ourém. Para quem não conhece, A Bela Noiva não tem só vestidos de noiva. Lá também podem encontrar fatos para noivos (o Fábio comprou o dele lá), roupa para convida

19 DE MARÇO TAMBÉM JÁ É O DIA DO MEU MARIDO

Estava a pensar sobre o tema que iria abordar esta semana, quando olhei para o calendário e me apercebi que este Estendal iria coincidir com o Dia do Pai. E e ste ano o Dia do Pai tem um sabor especial: o Fábio já é pai! E que pai! Portanto, hoje falo sobre ele: o homem que me conquistou há 12 anos, o meu marido e pai do meu filho. Toda a minha experiência neste mundo da maternidade tem sido fantástica. Ter um filho que é um anjinho e ter um grande homem ao meu lado ajuda muito. "Nasce um filho, nasce uma mãe". Quem nunca ouviu esta expressão?! Esta é uma frase que todas as grávidas já ouviram pelo menos uma vez. Eu, corroboro totalmente com ela. Durante a minha gravidez, eu já me considerava mãe! Mãe de um pontinho preto microscópico que via na ecografia. Mas mãe! E o pai?! Quando é que nasce um pai? O pai do meu filho nasceu no momento em que o Vicente nasceu. Digo-vos: naquele dia nasceu um grande pai. O Fábio tem caraterísticas que todos os pais devia