Avançar para o conteúdo principal

TEOREMA DA GRAVIDEZ: A BARRIGA AUMENTA, A CARTEIRA DIMINUI

A gravidez é o início das despesas sem fim. Quem concorda comigo?! Muitas das despesas são inevitáveis, já outras... O post de hoje tem como objetivo ajudar as futuras mamãs a gastarem dinheiro naquilo que é realmente importante.


Tenho uma colega de trabalho que me diz constantemente "Ter filhos é irracional!". Tenho de admitir que ela tem o seu quê de razão. As despesas aumentam, o tempo para nós e para a nossa vida a dois escasseia, as preocupações aumentam, as viagens passam a ter toda uma logística muito complicada, … Enfim, quem é que no seu perfeito juízo quer isto? Eu! Eu e todas as mães do mundo. A minha colega inclusive, uma vez que tem três filhos!


Se não fosse o nosso lado emocional a sobrepor-se ao racional, o nosso coração nunca iria conhecer tamanho amor e felicidade. Quem é que nunca ouviu uma mãe, ao olhar para o seu filho, dizer "Isto compensa tudo". Por mais difícil que tenha sido o parto, por mais cansativa e exigente tenha sido a semana, por mais ginástica financeira se tenha de fazer, ter um filho é a melhor coisa (irracional) do mundo.

Já vos disse que mal vejo a hora de ir ao segundo não disse?! É só para verem o quão compensadora a maternidade é.

Vamos lá então ajudar as futuras mamãs a recuperarem o lado irracional que foi posto de lado quando decidiram engravidar. :)

Apresento-vos uma lista dos sete produtos que, com base na minha experiência, considero imprescindíveis no enxoval do bebé durante os três primeiros meses de vida.

1. Next2me ou similar - Embora seja uma despesa considerável, é super útil e prático. Para as mães que, como eu, acordam com o quase inaudível som do bebé a virar a cabeça para o outro lado ou a deixar cair a chucha, o next2me é a solução perfeita. Como o bebé está mesmo ali ao nosso lado, basta abrir os olhos e confirmar que está tudo bem. O next2me é ajustável em altura, permite inclinar a cabeceira e dá até o bebé ter 10kg. O Vicente tem 5 meses e está com 7kg. Portanto ainda vou conseguir tê-lo a dormir "comigo" mais uns mesinhos.

2. Almofada de amamentação -  É útil para deitar o bebé no nosso colo quando o alimentamos. Além disso utilizei a almofada para deitar o Vicente (como se de uma espreguiçadeira se tratasse). Atualmente costumo utiliza-la para treinar o sentar do Vicente. Mas não está a resultar porque o meu filho descobriu agora que tem pés e assim que eu o sento atira-se que nem um louco para agarra-los!

3. Ninho - Se há invenções que merecem uma vénia, esta é uma delas. É tão útil. Quando estão dentro da barriga, os bebé têm o espaço bastante limitado e isso passa a ser o ambiente deles. Colocá-los numa cama onde cabem mais dois ou três bebés poderá deixa-los inquietos. Utilizei o ninho até o Vicente não caber lá dentro. Utilizei-o em todo o lado: dentro do next2me, na cama de grades, no sofá e até em cima da mesa da sala, ao lado da janela, para o Vicente apanhar luz solar!
(Ninho da marca Saro)

4. Espreguiçadeira - Logo no primeiro mês comecei a colocar o Vicente na espreguiçadeira. Tenho a Espreguiçadeira Baloon da Chicco que tem várias opções de inclinação e vem equipada com um sistema de vibração para relaxar o bebé. Este sistema ajudou em muitas birras.

5. Intercomunicador - É algo que dá imenso jeito embora não recomende o meu que é da Chicco. Aconselho os da Motorola. Estes intercomunicadores têm uma boa câmara, não são ruidosos e têm um indicador luminoso que reage ao som. Isto é particularmente útil se estivermos numa ocasião com barulho (por exemplo a jantar na noite de Natal) e tenhamos dificuldades em ouvir o som que vem do intercomunicador. O aparelho acende uma luz quando deteta barulho na divisão onde está o bebé e o número de luzes acesas vai aumentando consoante a intensidade do barulho.

6. Termómetro de infravermelhos - Eu aconselho o da marca Rossmax. Basta encostar o termómetro à testa do bebé e em segundos indica a temperatura. O meu termómetro (não é desta marca) é um pouco mais lento a obter a temperatura e num bebé inquieto, todos os segundos são preciosos! Para além da temperatura do bebé, é possível utilizar este tipo de termómetro para medir a temperatura da água no banho, a temperatura do leite e a do ambiente.

7. Babetes com velcro ou mola - Cá em casa, os babetes começaram a ser particularmente úteis a partir do segundo mês, quando descobrimos que o Vicente tem uma fábrica de baba dentro dele. Embora tenha alguns, os babetes com atilho não são tão práticos.

Por outro lado, apresento-vos uma lista de produtos que carecem de reflexão antes da sua compra:

1. Cadeirão - Quando pensamos no quarto do bebé, umas das coisas que nos lembramos é do famoso cadeirão. Se o utilizei cinco vezes, foi muito. O cadeirão estava no quarto do Vicente, por isso, durante a noite para não o estimular muito, acabava por alimenta-lo no nosso quarto, na cama. Durante o dia acabava por amamentar no sofá da sala. Talvez o cadeirão tivesse sido mais utilizado se estivesse numa outra divisão da casa.

2. Calçado - Os bebés estão constantemente a descalçar-se. Não comprem muitos sapatos e, quando comprarem, não gastem muito dinheiro.

3. Fraldas tamanho 0 - A não ser que o vosso bebé seja prematuro, comprem fraldas a partir do tamanho 1 (indicado para bebés dos 2 aos 5kg). É mais que suficiente.

4. Roupa - Mais uma vez, não comprem muita roupa para 0 meses. Comprem o básico para a primeira semana. E não gastem muito dinheiro na roupa de bebé. Vão vestir a roupa ao vosso filho uma meia dúzia de vezes porque depois deixa logo de servir. Por vezes há mães que compram tanta roupa que muita dela acaba por não ser utilizada. Costumo vestir o Vicente com roupa da Zippy. No entanto de vez em quando lá compro uma ou outra peça da Wedoble que, embora tenha roupa linda, é, só, caríssima!

Dica ---> para quem, como eu, gosta de fofos, tapa fraldas e roupa super pirosa vejam a página do instagram @beanbabyclothes que tem roupa gira, com qualidade e com preços acessíveis.

5. Slings, Marsúpios e Mochilas ergonómicas - Façam uma pesquisa antes de comprar e percebam bem as diferenças entre cada tipo de carregador e quais os aspetos que devem ter em consideração na sua compra.

Espero que as minhas dicas vos tenham sido úteis.

Como sabem, introduzi O Estendal Dela como sendo um blog focado em três temas: maternidade, casamento e lar. Tenho estado tão encantada com este mundo da maternidade que ainda não falei de outra coisa. Aceito sugestões para futuros posts.
Temos meninas interessadas no tema casamentos, ou nem por isso?

Posso contar convosco na próxima 3f?
Até lá,
Flávia

Comentários

  1. Posso fazer uma sugestão de tema: baby showers ;)
    Continua este teu belo trabalho amiga, acredito que está a ser muito útil para muitas mulheres!
    Beijinhos grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será um dos próximos minha querida :) Obrigada pela sugestão ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ENXOVAL DO BEBÉ: A MUDA DA FRALDA

Voltamos ao tema Enxoval do bebé que tem particular importância para as grávidas de primeira viagem que se sentem um pouco perdidas sem saber o que comprar no meio das milhentas ofertas que existem! No Estendal de hoje vou abordar os must have para a muda da fralda. Vamos a isso? Fraldas Comecemos pelo óbvio: as fraldas. Optei por fraldas descartáveis, embora numa próxima gravidez esteja tentada a experimentar as fraldas reutilizáveis e, portanto, amigas do ambiente. Pelo pouco que sei das fraldas reutilizáveis, estas têm um custo inicial muito superior ao das fraldas descartáveis mas, no longo prazo, dado que as fraldas são ajustáveis em tamanho podendo ser utilizadas durante muito tempo, a nossa carteira começa a sentir a diferença. Existem vários tipos de fraldas reutilizáveis. Se tiverem interesse, consultem esta publicação que explica muito bem os vários tipos. Para quem opta pelas fraldas descartáveis, aconselho vivamente as fraldas do Pingo Doce. A ma

AS MINHAS ESCOLHAS ENQUANTO NOIVA

Desde o dia em que fui pedida em casamento até ao dia do casamento passaram quase dois anos. Assim, tive muito tempo para pensar sobre os mais ínfimos pormenores daquele dia mágico. Uma das coisas que mais me assustava era a escolha do vestido. Sou uma pessoa muito indecisa e, sinceramente, imaginava-me a experimentar 1001 vestidos, a percorrer todas as lojas do país e, mesmo assim, não encontrar o "tal". Surpreendentemente, a escolha do vestido de noiva foi a mais simples de toda a organização do casamento. A minha irmã casou um ano antes e eu adorei o vestido dela. Achei que ia linda e que aquele estilo também não me iria ficar nada mal. Estava quase decidida a usar o vestido dela quando, após muito me chatearem, comecei a visitar lojas de vestidos de noiva. Na verdade só visitei uma: A Bela Noiva em Ourém. Para quem não conhece, A Bela Noiva não tem só vestidos de noiva. Lá também podem encontrar fatos para noivos (o Fábio comprou o dele lá), roupa para convida

19 DE MARÇO TAMBÉM JÁ É O DIA DO MEU MARIDO

Estava a pensar sobre o tema que iria abordar esta semana, quando olhei para o calendário e me apercebi que este Estendal iria coincidir com o Dia do Pai. E e ste ano o Dia do Pai tem um sabor especial: o Fábio já é pai! E que pai! Portanto, hoje falo sobre ele: o homem que me conquistou há 12 anos, o meu marido e pai do meu filho. Toda a minha experiência neste mundo da maternidade tem sido fantástica. Ter um filho que é um anjinho e ter um grande homem ao meu lado ajuda muito. "Nasce um filho, nasce uma mãe". Quem nunca ouviu esta expressão?! Esta é uma frase que todas as grávidas já ouviram pelo menos uma vez. Eu, corroboro totalmente com ela. Durante a minha gravidez, eu já me considerava mãe! Mãe de um pontinho preto microscópico que via na ecografia. Mas mãe! E o pai?! Quando é que nasce um pai? O pai do meu filho nasceu no momento em que o Vicente nasceu. Digo-vos: naquele dia nasceu um grande pai. O Fábio tem caraterísticas que todos os pais devia