Avançar para o conteúdo principal

PRESENTEAR O RECÉM-NASCIDO, A MAMÃ E O PAPÁ

Quando visitamos um bebé, é costume levar uma prenda. Mas uma prenda para quem? Para o bebé, claro. Mas só para o bebé? E que tal levar um miminho para a mamã que foi uma valente e outro para o papá que assistiu ao parto sem desmaiar? Seja para quem for o presente, o importante é oferecer algo útil. O estendal de hoje pretende ajudar-vos a oferecer prendas que tenham de facto utilidade.

PRENDAS PARA O BEBÉ

Tendo em conta que quando o bebé nasce os pais já têm tudo o que é necessário para os três primeiros meses, aqui ficam algumas sugestões de prendas realmente úteis e que os pais vão agradecer:

1. Fraldas. Um bebé gasta em média 6 fraldas por dia. Os packs de fralda que os pais foram comprando nas promoções durante a gravidez vão acabar num instante. Por isso, a vossa prenda virá mesmo a calhar! Sugiro que comprem tamanho 3.
Se acharem que não tem jeito oferecer fraldas (estão enganadas!), porque não oferece-las num formato original? Vejam a prenda que os colegas de trabalho do Fábio ofereceram:

(Zé Gato - Vejam a página desta menina. Faz trabalhos maravilhosos)

2. Produtos de higiene. Da marca que a mãe usa, claro. Não se ponham a oferecer cremes de outras marcas mesmo que as considerem as melhores do mercado. A mãe escolheu determinada marca e poderá não estar recetiva a experimentar outras.

3. Fraldas de pano e babetes. As fraldas são tão úteis e têm tantas finalidades: tapar a cara do bebé enquanto está a adormecer, resguardar a mãe enquanto está a amamentar, proteger a nossa roupa quando o bebé é colocado para arrotar, limpar o bolsado, limpar a baba, … Os babetes são muito úteis para os bebés que bebem leite artificial e, a partir dos dois meses, são úteis para qualquer bebé. É por volta dessa altura que os bebés ligam o «babómetro»!

4. Bodies e pijamas. Não se veem mas os bebés vestem. E se os bebés vestem, alguém tem de os comprar. Comprem para mais de três meses. Deem preferência aos bodies que apertam à frente ou aos bodies que não têm botões. E muito importante: que sejam 100% algodão. Bodies e pijamas com padrões discretos (riscas, bolinhas, …) ou simplesmente sem padrão, são apostas seguras.

5. Cheque penda. Entendo que quando oferecemos uma prenda, gostamos que se veja. Parece que oferecer algo que é consumível ou que não se vê não é útil e não é valorizado. Nada verdade! Mas caso façam questão que o bebé tenha uma roupa oferecida por vocês, porque não dar um cheque prenda de uma loja de roupa? Assim a mãe escolhe uma roupa a seu gosto e toda a gente fica satisfeita. Se insistirem em oferecer uma peça de roupa, não se esqueçam do talão de oferta! Se não for do agrado da mãe, ela poderá trocar por outra coisa.

6. Leite artificial. Como já mencionei, o Vicente bebia leite artificial. Escolhemos o NAN. Uma lata de NAN (que dava para uma semana nos dois primeiros meses) custa cerca de 16 euros. Este leite até é relativamente barato. Há leites que custam cerca de 50 euros e dão para menos tempo. Esta é uma despesa que os pais têm de fazer porque a criança precisa de comer. Esta é uma prenda que sem dúvida os pais vão agradecer.

7. Meias e collants. Sem bonecos. Azuis escuras ou cinzentas para menino. Das mesmas cores e algumas rosinhas e brancas para as meninas. A Meia Pata tem collants e meias lindíssimas e com uma excelente qualidade. Vão à maquina várias vezes e continuam novas. Se quiserem optar por uma versão mais baratinha, vão à ZIPPY.
Se acham que não tem muito jeito oferecer meias, porque não tornam o presente especial? Que tal oferecer um bouquet de meias? Deem asas à vossa imaginação!

8. Kit refeição. É entre os 4 e os 6 meses que os bebés começam as suas primeiras refeições. Eu tenho dois kits que me ofereceram. Um é da Chicco: traz o prato, a colher e o biberão para água. Normalmente utilizo esse para dar a papa ao Vicente. O outro é da Saro e é neste que o Vicente costuma comer a sopa. Vejam na foto a primeira sopa do Vicente :) É verdade que qualquer prato serve para dar comida à criança. Mas também é verdade que os pais vão querer ter um conjunto refeição próprio para crianças. Esta tijela da Saro tem uma ventosa na base. É bastante útil quando o Vicente tenta brincar com ela.


9. Vacina. Porque não?! Se o bebé não tem um seguro de saúde, as vacinas que não estão no plano ficam caríssimas. Sabiam que a vacina contra o rotavírus custa cerca de 50 euros e são necessárias duas/três doses (depende da marca que comprarem)? E sabiam que a vacina contra a meningite custa cerca de 90 euros (e são necessárias três doses)? Já se ouve que esta última vai entrar para o plano e portanto ser gratuita. Mas até lá continua a sair muito dinheiro da carteira dos pais para proteger os seus bebés. Esta é uma prenda decididamente diferente e útil.

10. Tapete puzzle. Sabem aqueles tapetes de esponja normalmente em formato de puzzle? São ótimos para o bebé aprender a gatinhar. Se os pais já têm um tapete, não há problemas. Como é em formato puzzle, podem fazer um acrescento ao tapete que já existe. O chão da casa é o limite!

PRENDAS PARA O PAI E PARA A MÃE

Neste tópico não me vou alongar tanto.

Nos primeiros dias os pais estão exaustos e não têm tempo para nada: a casa fica para segundo plano, as refeições acabam por ser desleixadas, a pilha de roupa aumenta significativamente, o stress acumula-se, … enfim, os primeiros tempos não são nada fáceis! Assim, porque não presentear os recém-pais com:

1. Pacote de engomagem;
2. Comida caseira feita por vocês ou vouchers para um take away;
3. Voucher da Sparkl para uma massagem relaxante ou outro servilo de beleza.

Eu não conhecia a Sparkl até as minhas amigas me oferecerem. Este é um serviço ao domicílio. Uma funcionaria da Sparkl veio cá a casa, chegou a horas, foi super simpática, trouxe todo o material necessário, não desarrumou nada e trabalhou super bem.

O ponto 1 e 2 foi-nos oferecido pelas nossas mães que tão prontamente se disponibilizaram a vir cá a casa por ordem no assunto!

As minhas amigas mimaram-me ainda com produtos de beleza, chocolates, uma maquina para fazer pipocas e uma caneca amorosa da Mr. Wonderful.



Quanto a oferecer chocolates, tenham atenção que a mãe pode estar a amamentar e se assim for, poderá ter de evitar comer doces pois dizem que, tal como o café, deixa os bebés agitados. Por outro lado, as recém-mamãs poderão estar a travar uma luta contra o peso que adquiriram durante a gravidez. Assim, podem querer evitar doces, tarefa que se torna complicada se de repente as suas casas ficarem infestadas de chocolates!

Fico por aqui. Espero que as minhas dicas tenham sido úteis.

Já sabem, se gostam do meu estendal, partilhem-no! Eu agradeço :)

Até 3f,
Flávia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ENXOVAL DO BEBÉ: A MUDA DA FRALDA

Voltamos ao tema Enxoval do bebé que tem particular importância para as grávidas de primeira viagem que se sentem um pouco perdidas sem saber o que comprar no meio das milhentas ofertas que existem! No Estendal de hoje vou abordar os must have para a muda da fralda. Vamos a isso? Fraldas Comecemos pelo óbvio: as fraldas. Optei por fraldas descartáveis, embora numa próxima gravidez esteja tentada a experimentar as fraldas reutilizáveis e, portanto, amigas do ambiente. Pelo pouco que sei das fraldas reutilizáveis, estas têm um custo inicial muito superior ao das fraldas descartáveis mas, no longo prazo, dado que as fraldas são ajustáveis em tamanho podendo ser utilizadas durante muito tempo, a nossa carteira começa a sentir a diferença. Existem vários tipos de fraldas reutilizáveis. Se tiverem interesse, consultem esta publicação que explica muito bem os vários tipos. Para quem opta pelas fraldas descartáveis, aconselho vivamente as fraldas do Pingo Doce. A ma

AS MINHAS ESCOLHAS ENQUANTO NOIVA

Desde o dia em que fui pedida em casamento até ao dia do casamento passaram quase dois anos. Assim, tive muito tempo para pensar sobre os mais ínfimos pormenores daquele dia mágico. Uma das coisas que mais me assustava era a escolha do vestido. Sou uma pessoa muito indecisa e, sinceramente, imaginava-me a experimentar 1001 vestidos, a percorrer todas as lojas do país e, mesmo assim, não encontrar o "tal". Surpreendentemente, a escolha do vestido de noiva foi a mais simples de toda a organização do casamento. A minha irmã casou um ano antes e eu adorei o vestido dela. Achei que ia linda e que aquele estilo também não me iria ficar nada mal. Estava quase decidida a usar o vestido dela quando, após muito me chatearem, comecei a visitar lojas de vestidos de noiva. Na verdade só visitei uma: A Bela Noiva em Ourém. Para quem não conhece, A Bela Noiva não tem só vestidos de noiva. Lá também podem encontrar fatos para noivos (o Fábio comprou o dele lá), roupa para convida

19 DE MARÇO TAMBÉM JÁ É O DIA DO MEU MARIDO

Estava a pensar sobre o tema que iria abordar esta semana, quando olhei para o calendário e me apercebi que este Estendal iria coincidir com o Dia do Pai. E e ste ano o Dia do Pai tem um sabor especial: o Fábio já é pai! E que pai! Portanto, hoje falo sobre ele: o homem que me conquistou há 12 anos, o meu marido e pai do meu filho. Toda a minha experiência neste mundo da maternidade tem sido fantástica. Ter um filho que é um anjinho e ter um grande homem ao meu lado ajuda muito. "Nasce um filho, nasce uma mãe". Quem nunca ouviu esta expressão?! Esta é uma frase que todas as grávidas já ouviram pelo menos uma vez. Eu, corroboro totalmente com ela. Durante a minha gravidez, eu já me considerava mãe! Mãe de um pontinho preto microscópico que via na ecografia. Mas mãe! E o pai?! Quando é que nasce um pai? O pai do meu filho nasceu no momento em que o Vicente nasceu. Digo-vos: naquele dia nasceu um grande pai. O Fábio tem caraterísticas que todos os pais devia