Avançar para o conteúdo principal

CASAMENTO COM AMOR E COM DAMAS DE HONOR

Pergunta para queijinho: porque surgiram as damas de honor?!
Segundo uma breve pesquisa na internet, descobri que as damas de honor tinham o papel de proteger as noivas do mau olhado e das más energias. Assim, de forma a dificultar a identificação da noiva, entravam todas juntas na igreja, vestidas de branco e com o véu a cobrir a cara.
Hoje em dia, embora com outros objetivos, as damas de honor passaram a ser requisito de muitas noivas. Mas então, qual o papel de uma dama de honor nos tempos modernos?

Sinceramente não sei o que é que o Google diz sobre o assunto. Eu tive damas de honor e não foi para evitar o mau olhado! Decidi convidar cinco pessoas muito especiais para desempenhar este papel: a minha irmã, a minha prima e as minhas três melhores amigas. Mas porque é que as convidei? Decidi convidá-las porque lhes queria dar um lugar de destaque naquele dia tão importante para mim.


Mas quais as funções de uma dama de honor?

1. Ajudar a noiva nos preparativos do casamento.

Parece fácil mas não é. E as minhas daminhas que o digam. Não fui uma noiva fácil. Andei dois anos a planear o meu casamento e, portanto, dois anos a massacrá-las com o tema.

Era muito fácil desencarrilhar qualquer conversa que estivéssemos a ter de forma a conseguir chegar ao tema que eu tanto queria. É claro que havia outros temas interessantes, mas nenhum mais interessante do que o meu casamento, claro!

Cada noiva é uma noiva mas é muito fácil qualquer uma transformar-se em bridezilla. A vocês que aceitaram ser damas de honor de alguém: tenham muita paciência. Não foi por acaso que quando fiz o convite às minhas amigas lhes ofereci saquetas de chá de camomila!

2. Organizar a despedida de solteira

Embora adore organizar eventos, a organização da minha despedida de solteira (DDS) não podia ficar nas minhas mãos.

Já organizei várias DDS e orgulho-me muito do resultado final mas, acreditem, nem nos meus melhores sonhos organizaria uma DDS tão perfeita como a que elas organizaram para mim. Esmeraram-se! (Nada que me surpreendesse!)

Noivinhas: para simplificarem a vida das vossas damas de honor, deleguem esta tarefa a apenas algumas delas. Sabem? Somos gajas. E temos tendência a criar conflitos! Muitas mulheres a organizar algo irá, com grande probabilidade, acabar mal.

Se alguma coisa correu mal na organização da minha festa, eu não me apercebi, mas, vamos prevenir, sim?



3. Garantir que o álbum de casamento tem as melhores fotos

Se os fotógrafos forem bons, a única coisa que têm de fazer é pousar para a foto. Mas, daminhas, por via das dúvidas, façam o T.P.C. e pesquisem no Pinterest por ideias para fotografias com as damas de honor.





4. Satisfazer os requisitos da noiva no que diz respeito ao outfit

Tradicionalmente, as damas de honor vão vestidas de igual. No entanto, com o passar dos anos, o outfit das daminhas tem seguido outras tendências. O mais comum consiste em vestidos da mesma cor mas em modelos diferentes.

Eu não queria que as meninas incorressem em custos desnecessários. Fazia questão que os vestidos fossem todos da mesma cor e compridos mas não necessariamente iguais. Assim, cada uma escolheu o seu vestido: houve quem comprasse mas houve quem reutilizasse vestidos antigos (não tenho nada contra).  Só tenho a dizer que as minhas daminhas iam lindas!

A loja Pretty Bunnies tem vestidos muito giros, e em conta, para cerimónia. Conseguem encontrar vários modelos para a mesma cor. Se estão à procura de vestidos (para as damas de honor e não só) sugiro que comecem por aqui.

Mas o assunto outfit tem panos para manga! Falta referir os acessórios, os penteadas, os sapatos e, claro, as flores. Com exceção deste último ponto, cada menina fez as suas próprias escolhas.

Relativamente às flores, escolhemos uma pulseira em detrimento do típico bouquet ou da coroa de flores. A nível visual assenta lindamente e em termos práticos não podia resultar melhor.


5. Garantir que o casamento da amiga é memorável (pela positiva, claro)
As minhas amigas empenharam-se a valer nos seus papeis: foram comigo à casa de banho sempre que precisei (não é fácil ir à casa de banho sozinha com o vestido de noiva), traziam-me comida ou algo para beber no meio da sessão fotográfica, dançaram comigo, tiraram fotografias parvas no Photobooth, …, enfim, dou-lhes a nota máxima.

Na verdade, elas não se empenharam nas suas tarefas, elas excederam-se! Prepararam-nos um vídeo surpresa e participaram na nossa dança de abertura do baile. Mas aqui não posso deixar de referir a cooperação dos cavalheiros de honra. Também eles participaram em todas as surpresas do casamento.

Começo pela vídeo. Empenhamo-nos tanto a organizar o casamento e a pensar em formas de surpreender os nossos convidados que os surpreendidos acabamos
por ser nós. Embora já desconfiassemos que eles andavam a tramar qualquer coisa, no dia do casamento tínhamos esquecido por completo e de repente, puff, ali estava aquele vídeo super amoroso e engraçado que contava um pouco da nossa história de amor e terminava com uma adaptação da música "O amor é assim" da Carminho e dos HMB.

***
«O amor é assim», disse o Fábio p'ra mim
«Deixas-me do avesso, corado sem jeito, só te quero a ti»
«O amor é assim», disse a Flávia p'ra mim
«Deixas-me meio tonta à roda e, olha, só te quero a ti!»
***

A cereja no topo do bolo foi a participação destes nossos amigos na nossa dança. Não é fácil conciliar a disponibilidade de tantas pessoas para os ensaios. Mas lá conseguimos e a dança foi um sucesso.

Aconselho os noivos que pretendem a participação dos amigos na dança de abertura do baile, que marquem vários ensaios e com muita antecedência.

Lembrança para os padrinhos
Termino com uma sugestão de lembrança que os noivos podem oferecer às damas de honor, cavalheiros de honra ou aos padrinhos de casamento: uma colher de pau.

Entre marido e mulher não se mete a colher exceto se a colher tiver sido oferecida com esse propósito. :) Como estas pessoas aceitaram fazer parte da vossa união, porque não envolve-las ainda mais na vossa vida, aceitando os seus conselhos? Claro que é uma prenda simbólica. Não é para levar à letra. ;)

Por hoje é tudo.

Mana, Mariana, Patrícia, Sandra e Sofia, OBRIGADA!

Terça-feira há novo estendal. Não percam.

Até lá,
Flávia



Comentários

Mensagens populares deste blogue

ENXOVAL DO BEBÉ: A MUDA DA FRALDA

Voltamos ao tema Enxoval do bebé que tem particular importância para as grávidas de primeira viagem que se sentem um pouco perdidas sem saber o que comprar no meio das milhentas ofertas que existem! No Estendal de hoje vou abordar os must have para a muda da fralda. Vamos a isso? Fraldas Comecemos pelo óbvio: as fraldas. Optei por fraldas descartáveis, embora numa próxima gravidez esteja tentada a experimentar as fraldas reutilizáveis e, portanto, amigas do ambiente. Pelo pouco que sei das fraldas reutilizáveis, estas têm um custo inicial muito superior ao das fraldas descartáveis mas, no longo prazo, dado que as fraldas são ajustáveis em tamanho podendo ser utilizadas durante muito tempo, a nossa carteira começa a sentir a diferença. Existem vários tipos de fraldas reutilizáveis. Se tiverem interesse, consultem esta publicação que explica muito bem os vários tipos. Para quem opta pelas fraldas descartáveis, aconselho vivamente as fraldas do Pingo Doce. A ma

AS MINHAS ESCOLHAS ENQUANTO NOIVA

Desde o dia em que fui pedida em casamento até ao dia do casamento passaram quase dois anos. Assim, tive muito tempo para pensar sobre os mais ínfimos pormenores daquele dia mágico. Uma das coisas que mais me assustava era a escolha do vestido. Sou uma pessoa muito indecisa e, sinceramente, imaginava-me a experimentar 1001 vestidos, a percorrer todas as lojas do país e, mesmo assim, não encontrar o "tal". Surpreendentemente, a escolha do vestido de noiva foi a mais simples de toda a organização do casamento. A minha irmã casou um ano antes e eu adorei o vestido dela. Achei que ia linda e que aquele estilo também não me iria ficar nada mal. Estava quase decidida a usar o vestido dela quando, após muito me chatearem, comecei a visitar lojas de vestidos de noiva. Na verdade só visitei uma: A Bela Noiva em Ourém. Para quem não conhece, A Bela Noiva não tem só vestidos de noiva. Lá também podem encontrar fatos para noivos (o Fábio comprou o dele lá), roupa para convida

19 DE MARÇO TAMBÉM JÁ É O DIA DO MEU MARIDO

Estava a pensar sobre o tema que iria abordar esta semana, quando olhei para o calendário e me apercebi que este Estendal iria coincidir com o Dia do Pai. E e ste ano o Dia do Pai tem um sabor especial: o Fábio já é pai! E que pai! Portanto, hoje falo sobre ele: o homem que me conquistou há 12 anos, o meu marido e pai do meu filho. Toda a minha experiência neste mundo da maternidade tem sido fantástica. Ter um filho que é um anjinho e ter um grande homem ao meu lado ajuda muito. "Nasce um filho, nasce uma mãe". Quem nunca ouviu esta expressão?! Esta é uma frase que todas as grávidas já ouviram pelo menos uma vez. Eu, corroboro totalmente com ela. Durante a minha gravidez, eu já me considerava mãe! Mãe de um pontinho preto microscópico que via na ecografia. Mas mãe! E o pai?! Quando é que nasce um pai? O pai do meu filho nasceu no momento em que o Vicente nasceu. Digo-vos: naquele dia nasceu um grande pai. O Fábio tem caraterísticas que todos os pais devia