Avançar para o conteúdo principal

CASAMENTO COM AMOR E COM DAMAS DE HONOR

Pergunta para queijinho: porque surgiram as damas de honor?!
Segundo uma breve pesquisa na internet, descobri que as damas de honor tinham o papel de proteger as noivas do mau olhado e das más energias. Assim, de forma a dificultar a identificação da noiva, entravam todas juntas na igreja, vestidas de branco e com o véu a cobrir a cara.
Hoje em dia, embora com outros objetivos, as damas de honor passaram a ser requisito de muitas noivas. Mas então, qual o papel de uma dama de honor nos tempos modernos?

Sinceramente não sei o que é que o Google diz sobre o assunto. Eu tive damas de honor e não foi para evitar o mau olhado! Decidi convidar cinco pessoas muito especiais para desempenhar este papel: a minha irmã, a minha prima e as minhas três melhores amigas. Mas porque é que as convidei? Decidi convidá-las porque lhes queria dar um lugar de destaque naquele dia tão importante para mim.


Mas quais as funções de uma dama de honor?

1. Ajudar a noiva nos preparativos do casamento.

Parece fácil mas não é. E as minhas daminhas que o digam. Não fui uma noiva fácil. Andei dois anos a planear o meu casamento e, portanto, dois anos a massacrá-las com o tema.

Era muito fácil desencarrilhar qualquer conversa que estivéssemos a ter de forma a conseguir chegar ao tema que eu tanto queria. É claro que havia outros temas interessantes, mas nenhum mais interessante do que o meu casamento, claro!

Cada noiva é uma noiva mas é muito fácil qualquer uma transformar-se em bridezilla. A vocês que aceitaram ser damas de honor de alguém: tenham muita paciência. Não foi por acaso que quando fiz o convite às minhas amigas lhes ofereci saquetas de chá de camomila!

2. Organizar a despedida de solteira

Embora adore organizar eventos, a organização da minha despedida de solteira (DDS) não podia ficar nas minhas mãos.

Já organizei várias DDS e orgulho-me muito do resultado final mas, acreditem, nem nos meus melhores sonhos organizaria uma DDS tão perfeita como a que elas organizaram para mim. Esmeraram-se! (Nada que me surpreendesse!)

Noivinhas: para simplificarem a vida das vossas damas de honor, deleguem esta tarefa a apenas algumas delas. Sabem? Somos gajas. E temos tendência a criar conflitos! Muitas mulheres a organizar algo irá, com grande probabilidade, acabar mal.

Se alguma coisa correu mal na organização da minha festa, eu não me apercebi, mas, vamos prevenir, sim?



3. Garantir que o álbum de casamento tem as melhores fotos

Se os fotógrafos forem bons, a única coisa que têm de fazer é pousar para a foto. Mas, daminhas, por via das dúvidas, façam o T.P.C. e pesquisem no Pinterest por ideias para fotografias com as damas de honor.





4. Satisfazer os requisitos da noiva no que diz respeito ao outfit

Tradicionalmente, as damas de honor vão vestidas de igual. No entanto, com o passar dos anos, o outfit das daminhas tem seguido outras tendências. O mais comum consiste em vestidos da mesma cor mas em modelos diferentes.

Eu não queria que as meninas incorressem em custos desnecessários. Fazia questão que os vestidos fossem todos da mesma cor e compridos mas não necessariamente iguais. Assim, cada uma escolheu o seu vestido: houve quem comprasse mas houve quem reutilizasse vestidos antigos (não tenho nada contra).  Só tenho a dizer que as minhas daminhas iam lindas!

A loja Pretty Bunnies tem vestidos muito giros, e em conta, para cerimónia. Conseguem encontrar vários modelos para a mesma cor. Se estão à procura de vestidos (para as damas de honor e não só) sugiro que comecem por aqui.

Mas o assunto outfit tem panos para manga! Falta referir os acessórios, os penteadas, os sapatos e, claro, as flores. Com exceção deste último ponto, cada menina fez as suas próprias escolhas.

Relativamente às flores, escolhemos uma pulseira em detrimento do típico bouquet ou da coroa de flores. A nível visual assenta lindamente e em termos práticos não podia resultar melhor.


5. Garantir que o casamento da amiga é memorável (pela positiva, claro)
As minhas amigas empenharam-se a valer nos seus papeis: foram comigo à casa de banho sempre que precisei (não é fácil ir à casa de banho sozinha com o vestido de noiva), traziam-me comida ou algo para beber no meio da sessão fotográfica, dançaram comigo, tiraram fotografias parvas no Photobooth, …, enfim, dou-lhes a nota máxima.

Na verdade, elas não se empenharam nas suas tarefas, elas excederam-se! Prepararam-nos um vídeo surpresa e participaram na nossa dança de abertura do baile. Mas aqui não posso deixar de referir a cooperação dos cavalheiros de honra. Também eles participaram em todas as surpresas do casamento.

Começo pela vídeo. Empenhamo-nos tanto a organizar o casamento e a pensar em formas de surpreender os nossos convidados que os surpreendidos acabamos
por ser nós. Embora já desconfiassemos que eles andavam a tramar qualquer coisa, no dia do casamento tínhamos esquecido por completo e de repente, puff, ali estava aquele vídeo super amoroso e engraçado que contava um pouco da nossa história de amor e terminava com uma adaptação da música "O amor é assim" da Carminho e dos HMB.

***
«O amor é assim», disse o Fábio p'ra mim
«Deixas-me do avesso, corado sem jeito, só te quero a ti»
«O amor é assim», disse a Flávia p'ra mim
«Deixas-me meio tonta à roda e, olha, só te quero a ti!»
***

A cereja no topo do bolo foi a participação destes nossos amigos na nossa dança. Não é fácil conciliar a disponibilidade de tantas pessoas para os ensaios. Mas lá conseguimos e a dança foi um sucesso.

Aconselho os noivos que pretendem a participação dos amigos na dança de abertura do baile, que marquem vários ensaios e com muita antecedência.

Lembrança para os padrinhos
Termino com uma sugestão de lembrança que os noivos podem oferecer às damas de honor, cavalheiros de honra ou aos padrinhos de casamento: uma colher de pau.

Entre marido e mulher não se mete a colher exceto se a colher tiver sido oferecida com esse propósito. :) Como estas pessoas aceitaram fazer parte da vossa união, porque não envolve-las ainda mais na vossa vida, aceitando os seus conselhos? Claro que é uma prenda simbólica. Não é para levar à letra. ;)

Por hoje é tudo.

Mana, Mariana, Patrícia, Sandra e Sofia, OBRIGADA!

Terça-feira há novo estendal. Não percam.

Até lá,
Flávia



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A MÃE DA MÃE

Quando era mais pequena recorria à minha mãe sempre que me deparava com algum aperto, fosse ele qual fosse. Ela estava sempre lá para me dar o seu colo gratuito e garantido.  Muitas vezes penso na minha mãe. No que ela me ensinou e no que ela me continua a ensinar. Ainda hoje continuo a recorrer a ela mais vezes do que provavelmente seria de esperar de uma menina-mulher-mãe. Porque, no fundo é isso que eu sou: mulher-mãe mas menina. A menina da minha mãe!  Lembro-me das primeiras vezes que o Vicente ficou doente ou daquela vez que ele bateu com a boca no chão e ficou a sangrar. O meu primeiro instinto foi ligar à minha mãe pois ela saberia o que fazer. Porque é assim, não é? As mães tudo sabem! Mas, de repente, caiu-me a ficha: "Flávia, tu também és mãe, por isso: DESENRASCA-TEEEE!". E foi isso mesmo que eu fiz! Mas a minha mãe será sempre a minha mãe e a tendência para recorrer a ela não me parece que vá desaparecer. De igual modo, eu serei sempre a sua a filha e o seu insti...

TUDO SOBRE O MEU CASAMENTO

Dizer que o dia 15 de julho de 2017 foi um dos dias mais felizes da minha vida pode parecer banal mas é, sem dúvida, verdadeiro. Parece que foi ontem, mas já passaram dois anos. E mesmo passados este dois anos, continuo a sentir borboletas na barriga quando me lembro dos vários momentos deste dia. Hoje falo-vos sobre o meu casamento e, como não podia deixar de ser, deixo-vos os meus conselhos. ** Passados dois anos o que mudava? 1. A quinta Escolhemos fazer a festa do nosso casamento na Quinta da Fonte (QF) em Ferreira do Zêzere. Escolhemos esta quinta por ir de encontro ao estilo rústico. A quinta fica no meio de vinhas e pinhais e é, na minha opinião, muito bonita. A minha maior crítica em relação à quinta consiste na sua limitação de espaço no salão. O meu casamento tinha cerca de 300 pessoas. Foi-me garantido pela proprietária da QF que o salão tinha capacidade para 400 pessoas. E a verdade é que tem! Mas para caberem tantas pessoas lá dentro não haveria esp...

SOMOS TRÊS MAS VAMOS PASSAR A SER QUATRO

E finalmente partilho convosco a grande notícia que tenho guardado durante os últimos meses: vou ser mãe pela segunda vez! Isso mesmo, estou grávida e não podia estar mais feliz. Vamos dar um mano ou uma mana ao Vicente. OMG! Vamos ter dois filhos… E o que isto tem de maravilhoso tem também de assustador. Hoje conto-vos como descobri, como anunciei ao Fábio e como partilhamos a notícias com a nossa família e amigos. O teste de gravidez deu um positivo inesperado. Eram 6h30 da manhã. O Fábio já tinha saído para trabalhar, a minha mãe e o Vicente estavam a dormir e eu ia sair entretanto para trabalhar. Tinha a cabeça a mil. Tinha regressado ao trabalho da licença de maternidade há quatro dias atrás e estava grávida outra vez. Tive receio da reação do Fábio. Receio de que ficasse tão assustado quanto eu. Não lhe contei nesse dia. Esperei que a minha mãe se fosse embora e contei-lhe no dia seguinte. Não foi fácil guardar esta informação só para mim. Quando a minha mãe me deu o...