Avançar para o conteúdo principal

ESTOU A OUVIR OUTRO CORAÇÃO: SÃO DOIS BEBÉS

Quando eu e o Fábio íamos a caminho do consultório, especulávamos sobre como seria se o médico nos dissesse que eram gémeos. Rimo-nos mas assustados com a ideia. Se ter um bebé ao nosso cuidado já nos deixava nervosos não sei como seria se fossem dois de uma vez! Já no consultório, durante a ecografia, o médico perguntou "Querem quantos?". E nós, já a tremer, ficamos "Como assim?". Só estava lá um bebé e o médico estava, simplesmente,  a brincar connosco.

Mas, e se de facto fossem dois bebés? Pois, eu não sei como seria mas a Cristina sabe e ela vai contar-vos tudo sobre a experiência de ser mãe pela primeira vez de duas gémeas verdadeiras.

***
“Ai?! Estou a ouvir outro coração!”
Foi assim que tivemos a notícia de que eram gémeos, mas vou começar pelo início.


Sempre quis ter gémeos. Cada vez que via gémeos derretia-me a contempla-los. Quando soube que estava grávida, a ideia dos gémeos nunca me passou pela cabeça com exceção do momento em que contei ao meu marido e a primeira coisa que ele disse, depois de se recompor da emoção, foi “são gémeos”. Demos uma grande gargalhada e o assunto “gémeos” ficou por ali. Os meus pensamentos iam no sentido de saber se estaria tudo bem com o bebé, como seria a gravidez, se iria conseguir ser uma boa mãe… pensamentos iguais ao de tantas outras grávidas.

Às oito semanas chegou o dia da primeira consulta e da primeira ecografia. Alguns minutos depois do início da ecografia a médica, que já tinha ouvido o coração do bebé diz: “Ai!?” e, depois de uns segundos de pausa (que nos pareceram uma eternidade e que nos levaram a pensar mil coisas), continua “estou a ouvir outro coração!”. O meu marido levou a mão à cabeça e eu mantive-me pregada à maca. Eram dois! Foi um turbilhão de emoções.

Confesso que depois de saber que estava grávida de gémeos fiquei muito feliz e senti-me muito grata, afinal era algo que eu sempre tinha desejado. No entanto, além do “ser tão giro” começamos a pensar nas questões logísticas e, principalmente, nos riscos associados a uma gravidez gemelar. No meu caso, estavam na mesma placenta o que ainda poderia acarretar mais complicações.

Fisicamente passei uma gravidez muito tranquila mas admito que não a desfrutei por completo. Vivi-a sempre com muita ansiedade preocupada com o bem estar das bebés.


A partir das trinta semanas a médica disse que iria ter de analisar semanalmente a necessidade de efetuar o parto. Foram semanas de grande ansiedade e cada semana que passava era uma vitória. Mas as bebés não estavam a aumentar de peso e, às trinta e cinco semanas e um dia, a médica disse: “Se não crescem na sua barriga têm de crescer cá fora”.

Foi uma cesariana muito tranquila. Nasceram estáveis, mas com baixo peso (1,610kg e 1,835kg) e ainda sem o instinto de sucção, por isso tiveram de fica na neonatologia. Passados três dias tive alta e percebi que elas não podiam vir para casa comigo. Apesar de saber que estavam a ser muito bem acompanhadas, não estava preparada para regressar a casa sem elas. Afinal, era a primeira vez que nos separávamos e deixa-las foi muito difícil. No entanto, sabia que deixa-las lá era o melhor e foi a isso que me agarrei.

Ao fim de alguns dias colocou-se a possibilidade de uma das meninas ter alta e de outra ter de ficar mais alguns dias internada. Não me imagino com uma menina em casa e com a outra no hospital mas, estar a sujeitar uma criança ao meio hospitalar sem necessidade, também não era opção. Felizmente evoluíram ambas favoravelmente e, treze dias depois de nascerem, chegou o tão aguardado dia de as trazer para casa. As duas ao mesmo tempo. Foi um dia muito feliz.

Na chegada a casa sentimos o peso da responsabilidade. O tempo que passamos na neonatologia permitiu-nos aprender a cuidar delas, mas estarmos sozinhos, sem o apoio dos profissionais e de toda a monotorização que as bebé tinham no hospital, deixou-nos um pouco inseguros. Passados alguns dias e estabelecidas as rotinas tudo ficou mais simples.

Mas logo surgiam outros desafios. O meu marido teve de regressar ao trabalho e ficar sozinha com as duas obrigou a uma nova rotina. Houve momentos que não foram fáceis. Recordo-me de estar a amamentar uma menina e de ter de acalmar a outra que chorava com fome. Só experimentei amamentar as duas ao mesmo tempo uma vez e não gostei. Na minha opinião, aquele era o nosso momento e cada uma tinha o seu. Comecei a tentar desencontrar as horas das refeições, criei novas rotinas e foi muito mais fácil.

Nos três primeiros meses as noites não foram fáceis. Houve dias em que o meu marido foi trabalhar sem se ter deitado. Mas a partir dos três meses as bebés começaram a dormir a noite inteira. Maravilha!

Outro desafio era sair de casa. Até aos seis meses as nossas saídas resumiam-se às idas ao médico. As meninas nasceram em outubro, prematuras, e a chegada no inverno fazia com que eu tivesse muito medo que se constipassem e surgissem complicações no sistema respiratório. Por volta dos seis meses, já na primavera, começamos a sair mais mas um simples passeio à tarde implicava levar (quase) a casa às costas.


Passados sete meses tive de regressar ao trabalho. Não faço parte do grupo de mães que estão fartas de estar em casa e que sentem necessidade de voltar ao trabalho. Pelo contrário, estava muito habituada a passar o dia todo com as minhas bebés e foi difícil regressar ao trabalho e passar o dia longe delas.

Agora, passados dois anos e meio, o dia-a-dia e as saídas já são mais fáceis, mas outros desafios surgem. Elas são fisicamente muito parecidas e temos o desafio de as ajudar a criar a sua identidade e personalidade, individualmente, mas esse assunto dava outro post.

A pergunta que mais nos fazem: “Como é que as distinguem?”

A expressão que mais ouvimos: “É muito bonito mas é na casa dos outros!”

Para nós, é muito bonito. Na nossa casa. J 

Cristina Martins
***

Eu fui uma das pessoas que fez a pergunta previsível. É inevitável. Elas são iguais!

Ser mãe de primeira viagem de um bebé não é fácil. Ser mãe de primeira viagem de dois bebés, … ui! É giro, mas na casa dos outros. (Não resisti!!)

Obrigada pelo teu testemunho Cristina. Um grande beijinho para os quatro aí em casa ;)

Espero que tenham gostado.
Vemo-nos na próxima semana.

Até lá,
Flávia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ENXOVAL DO BEBÉ: A MUDA DA FRALDA

Voltamos ao tema Enxoval do bebé que tem particular importância para as grávidas de primeira viagem que se sentem um pouco perdidas sem saber o que comprar no meio das milhentas ofertas que existem! No Estendal de hoje vou abordar os must have para a muda da fralda. Vamos a isso? Fraldas Comecemos pelo óbvio: as fraldas. Optei por fraldas descartáveis, embora numa próxima gravidez esteja tentada a experimentar as fraldas reutilizáveis e, portanto, amigas do ambiente. Pelo pouco que sei das fraldas reutilizáveis, estas têm um custo inicial muito superior ao das fraldas descartáveis mas, no longo prazo, dado que as fraldas são ajustáveis em tamanho podendo ser utilizadas durante muito tempo, a nossa carteira começa a sentir a diferença. Existem vários tipos de fraldas reutilizáveis. Se tiverem interesse, consultem esta publicação que explica muito bem os vários tipos. Para quem opta pelas fraldas descartáveis, aconselho vivamente as fraldas do Pingo Doce. A ma

AS MINHAS ESCOLHAS ENQUANTO NOIVA

Desde o dia em que fui pedida em casamento até ao dia do casamento passaram quase dois anos. Assim, tive muito tempo para pensar sobre os mais ínfimos pormenores daquele dia mágico. Uma das coisas que mais me assustava era a escolha do vestido. Sou uma pessoa muito indecisa e, sinceramente, imaginava-me a experimentar 1001 vestidos, a percorrer todas as lojas do país e, mesmo assim, não encontrar o "tal". Surpreendentemente, a escolha do vestido de noiva foi a mais simples de toda a organização do casamento. A minha irmã casou um ano antes e eu adorei o vestido dela. Achei que ia linda e que aquele estilo também não me iria ficar nada mal. Estava quase decidida a usar o vestido dela quando, após muito me chatearem, comecei a visitar lojas de vestidos de noiva. Na verdade só visitei uma: A Bela Noiva em Ourém. Para quem não conhece, A Bela Noiva não tem só vestidos de noiva. Lá também podem encontrar fatos para noivos (o Fábio comprou o dele lá), roupa para convida

19 DE MARÇO TAMBÉM JÁ É O DIA DO MEU MARIDO

Estava a pensar sobre o tema que iria abordar esta semana, quando olhei para o calendário e me apercebi que este Estendal iria coincidir com o Dia do Pai. E e ste ano o Dia do Pai tem um sabor especial: o Fábio já é pai! E que pai! Portanto, hoje falo sobre ele: o homem que me conquistou há 12 anos, o meu marido e pai do meu filho. Toda a minha experiência neste mundo da maternidade tem sido fantástica. Ter um filho que é um anjinho e ter um grande homem ao meu lado ajuda muito. "Nasce um filho, nasce uma mãe". Quem nunca ouviu esta expressão?! Esta é uma frase que todas as grávidas já ouviram pelo menos uma vez. Eu, corroboro totalmente com ela. Durante a minha gravidez, eu já me considerava mãe! Mãe de um pontinho preto microscópico que via na ecografia. Mas mãe! E o pai?! Quando é que nasce um pai? O pai do meu filho nasceu no momento em que o Vicente nasceu. Digo-vos: naquele dia nasceu um grande pai. O Fábio tem caraterísticas que todos os pais devia