Avançar para o conteúdo principal

DICAS PARA A INTRODUÇÃO DA DIVERSIFICAÇÃO ALIMENTAR DO BEBÉ

Nestes oito meses de experiência no mundo da maternidade, confesso que a introdução da diversificação alimentar foi (e está a ser) a parte que não me importava de "passar à frente". Enquanto a alimentação do Vicente se restringia ao leite (mesmo que artificial), as saídas de casa até eram relativamente simples. Com a introdução da diversificação alimentar, o caso mudou de figura.

A introdução da diversificação alimentar, como o próprio nome indica, consiste na introdução gradual de alimentos de forma a que o bebé se habitue a novos sabores e texturas e também para que seja possível detetar alguma intolerância ou alergia.
Assim, o bebé deve começar por comer sopa apenas com os ingredientes base (sem sal) e posteriormente, de três em três dias, deverá ser adicionado (ou substituído) na sopa um novo ingrediente.


As etapas seguintes consistem em:
- complementar a refeição com fruta;
- adicionar proteína à sopa;
- introduzir papa ou iogurtes ao lanche;
- introduzir sopa ao jantar
- completar a refeição de sopa com um segundo prato...
... e por aí fora até a criança comer tudo o que nós comemos.

Portanto, sair de casa sem que o bebé tenha almoçado poderá ser, nos primeiros dias, um pesadelo!

A primeira vez que o Vicente comeu sopa (aos quatro meses) não correu nada bem. O desafio não foi propriamente o sabor ou a textura da sopa mas sim... a colher! Assim que tentávamos dar-lhe uma colher de sopa, ele chorava, chorava e chorava. E olhem que experimentamos várias marcas, feitios e materiais.

Nos primeiros dias, após muita choradeira acabamos por lhe dar a sopa num biberão. Ele comia tudo, não havia lágrimas e todos ficávamos felizes.

É claro que isto não era solução. Embora ele estivesse a aceitar bem a sopa, era necessário que soubesse comer com a colher. Por sugestão da médica de família fizemos uma nova tentativa com uma colher de café. E não é que resultou?! Mas agora imaginem o tempo que demorávamos a dar-lhe sopa!

Na minha opinião, o pior neste processo da introdução da diversificação alimentar é toda a logística associada. E isso começa logo na confeção de comida adicional e estranha (sopa com carne? What???).

Já lá vão quatro meses desde que o Vicente começou a diversificação alimentar e, como tal, fui adquirindo alguns truques, muitos dos quais sugeridos por mães amigas, para facilitar a minha vida. Como não podia deixar de ser, vou partilha-los convosco.

As minhas dicas para vocês:

1. Sopa com batata doce. Façam a sopa com batata doce para ser mais apelativa ao vosso bebé. Sugiro o mesmo na introdução do segundo prato.

2. Doses individuais de sopa. Distribuam a sopa, acabada de fazer, por vários recipientes, de forma a terem cada dose separada.

Cá em casa compramos os copos da Avent (compramos logo os de 240ml) que são ótimos para armazenar alimentos, permitem ir ao micro-ondas, são adequados para irem ao frigorífico e ao congelador e podem ser lavados na máquina. Adicionalmente, têm uma tampa com uma superfície para escrita (que permite ajudar a registar as datas e o conteúdo) e, na minha opinião, a cereja no topo do bolo: estes copos têm uma barra de medidas.

Curiosidade: apercebi-me de que as mães que ofereceram leite artificial aos seus filhos têm mais necessidade de controlar as quantidades que os filhos ingerem do que as mães que amamentam. Talvez seja por nós estarmos tão habituadas às medidas quando preparamos o leite artificial e por o mesmo não ser possível quando se amamenta. Não sei!

3. Congelar a sopa. Congelem a sopa (acabada de fazer) que sobrar. Quando a tirarem do congelador, só têm de ferve-la e, voilá, é como se tivesse sido feita no momento.

4. Confecionar a proteína e congelar em doses individuais. O bebé deverá experimentar vários tipos de carne e peixe. No entanto, as quantidades que o bebé come são mínimas (cerca de uma colher de sopa de proteína por cada dose ou uma porção do tamanho da palma da mão do bebé).

Quando confecionamos a proteína, acabamos por preparar mais quantidade do que a necessária. Sugiro que congelem o excedente em doses individuais. Cá em casa, por sugestão de amigas, embrulhamos as doses individuais em prata e congelamos.

5. Bebé Gourmet. Esta foi uma grande dica que me deram mas ainda não usufruí dela. Ainda! Neste momento a loja só existe em Telheiras mas, quem sabe?! Talvez um dia abram franchisings pelo país fora.

Mas o que é a Bebé Gourmet? A Bebé Gourmet é a melhor amiga das mães! Esta cozinha confeciona comida para crianças entre os cinco meses e os quatro anos, com produtos 100% biológicos. A Bebé Gourmet foi fundada por duas mães (óbvio!) que se focaram em "não sacrificar a nutrição em prol da conveniência".

Esta cozinha vende comida não só ao público como também é fornecedora de refeições de várias creches e infantários em Lisboa.

Se eu tivesse sabido deste conceito antes das minhas férias no Algarve, teria certamente aderido. Mas acreditem que, mais dia, menos dia vou experimentar o conceito. Chegar a casa e só ter de aquecer a comida para o meu filho será, só, espetacular! É que todo este processo  da diversificação alimentar dá muito trabalho!

Consultem o site para mais informações.

Mais sobre a minha experiência neste processo da diversificação alimentar...

Já conhecem o alimentador "Aprendo a comer" da Saro (adoro esta marca)? Este alimentador é muito útil para dar alguma autonomia ao bebé sem correr qualquer risco de engasgamento. Basicamente consiste numa espécie de chucha com uma rede na ponta. Nessa rede é introduzida fruta, verduras, bolachas, …, sendo que apenas os sumos e os nutrientes passarão para o bebé.
Adicionalmente, se a rede for recheada com alimentos frios ou até com fruta congelada (por exemplo) dará algum alívio ao bebé durante a dentição. O Vicente adora!

Saco térmico
Como agora são raras as vezes que saio de casa sem iogurtes, tive de arranjar um saco térmico todo catita para transportar os lanchinhos do Vicente. Mariquices de mãe! Mandei fazer o meu saco na Craft for You e ficou um mimo.


Cadeira de refeições
Como não podia deixar de ser, optamos pela cadeira do IKEA: barata e prática! Os avós também já têm uma cadeira para o netinho ;)

Água - Preciso da vossa ajuda!
Termino o estendal de hoje a pedir-vos dicas sobre como fazer com que o Vicente beba água.

Já tentamos vários biberões, copos, seringas, … e nada! O sacaninha não quer beber água. Também já tentamos dar-lhe chá e sumo que resultou da cozedura da fruta e... nada!

Com a introdução de comida mais sólida, os cocós do Vicente estão a ser muito difíceis. Já optamos por retirar a cenoura e a banana e por fazer sopas e papas mais líquidas mas mesmo assim, a coisa não é fácil!

Ajudem-me!

Fico à espera de sugestões vossas.

Até 3f,
Flávia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ENXOVAL DO BEBÉ: A MUDA DA FRALDA

Voltamos ao tema Enxoval do bebé que tem particular importância para as grávidas de primeira viagem que se sentem um pouco perdidas sem saber o que comprar no meio das milhentas ofertas que existem! No Estendal de hoje vou abordar os must have para a muda da fralda. Vamos a isso? Fraldas Comecemos pelo óbvio: as fraldas. Optei por fraldas descartáveis, embora numa próxima gravidez esteja tentada a experimentar as fraldas reutilizáveis e, portanto, amigas do ambiente. Pelo pouco que sei das fraldas reutilizáveis, estas têm um custo inicial muito superior ao das fraldas descartáveis mas, no longo prazo, dado que as fraldas são ajustáveis em tamanho podendo ser utilizadas durante muito tempo, a nossa carteira começa a sentir a diferença. Existem vários tipos de fraldas reutilizáveis. Se tiverem interesse, consultem esta publicação que explica muito bem os vários tipos. Para quem opta pelas fraldas descartáveis, aconselho vivamente as fraldas do Pingo Doce. A ma

AS MINHAS ESCOLHAS ENQUANTO NOIVA

Desde o dia em que fui pedida em casamento até ao dia do casamento passaram quase dois anos. Assim, tive muito tempo para pensar sobre os mais ínfimos pormenores daquele dia mágico. Uma das coisas que mais me assustava era a escolha do vestido. Sou uma pessoa muito indecisa e, sinceramente, imaginava-me a experimentar 1001 vestidos, a percorrer todas as lojas do país e, mesmo assim, não encontrar o "tal". Surpreendentemente, a escolha do vestido de noiva foi a mais simples de toda a organização do casamento. A minha irmã casou um ano antes e eu adorei o vestido dela. Achei que ia linda e que aquele estilo também não me iria ficar nada mal. Estava quase decidida a usar o vestido dela quando, após muito me chatearem, comecei a visitar lojas de vestidos de noiva. Na verdade só visitei uma: A Bela Noiva em Ourém. Para quem não conhece, A Bela Noiva não tem só vestidos de noiva. Lá também podem encontrar fatos para noivos (o Fábio comprou o dele lá), roupa para convida

19 DE MARÇO TAMBÉM JÁ É O DIA DO MEU MARIDO

Estava a pensar sobre o tema que iria abordar esta semana, quando olhei para o calendário e me apercebi que este Estendal iria coincidir com o Dia do Pai. E e ste ano o Dia do Pai tem um sabor especial: o Fábio já é pai! E que pai! Portanto, hoje falo sobre ele: o homem que me conquistou há 12 anos, o meu marido e pai do meu filho. Toda a minha experiência neste mundo da maternidade tem sido fantástica. Ter um filho que é um anjinho e ter um grande homem ao meu lado ajuda muito. "Nasce um filho, nasce uma mãe". Quem nunca ouviu esta expressão?! Esta é uma frase que todas as grávidas já ouviram pelo menos uma vez. Eu, corroboro totalmente com ela. Durante a minha gravidez, eu já me considerava mãe! Mãe de um pontinho preto microscópico que via na ecografia. Mas mãe! E o pai?! Quando é que nasce um pai? O pai do meu filho nasceu no momento em que o Vicente nasceu. Digo-vos: naquele dia nasceu um grande pai. O Fábio tem caraterísticas que todos os pais devia