Avançar para o conteúdo principal

ENXOVAL DO BEBÉ: A ROUPA

Haverá roupa mais bonita do que a de um bebé? Para mim, é extremamente difícil entrar numa loja de bebé e sair de lá de mãos a abanar. Sempre que estou numa dessas lojas dou por mim a pensar "Ainda bem que não fui mãe de menina...", mas quando for… OMG. Não quero nem pensar. Mas os tempos mudaram e a roupa de menino está cada vez mais amorosa e, por consequência, irresistível. Seja de menina ou menino, quando engravidamos ficamos, decididamente, viciadas em tudo o que é de bebé, em especial na roupa.


A compra de roupa para recém-nascido deve ser comedida. Não há necessidade de exageros. Aliás, se forem por essa via, correm o risco do vosso bebé não vestir toda a roupa que compraram.


No Estendal de hoje deixo-vos a lista da roupa necessária para o primeiro mês do vosso bebé e, como não podia deixar de ser, deixo-vos algumas dicas.

(Este meu gordinho tinha dois meses nesta foto e esta linda roupa é da Piu Piu Lã)

Bodies
  • Vale a pena comprarem bodies tamanho 0. A não ser, claro, que tenham indicação de que o vosso bebé é grande. Nesse caso poderá não valer a pena.
  • Para o primeiro mês optem por bodies 100% algodão.
  • No caso das mães de primeira viagem que, como eu, não têm experiência com bebés, vestir um recém nascido poderá ser um enorme desafio. Assim, simplifiquem na escolha dos bodies que compram. Optem pelos que apertam com molas à frente em detrimento daqueles que são de enfiar pela cabeça e que apertam com molas no meio das pernas.
    • Dica: No inverno, poderá haver a tendência das mamãs colocarem as roupinhas do bebé, nomeadamente os bodies, em cima dos aquecedores de forma a terem roupa quentinha para vestir. Evitem colocar as molas diretamente sobre o aquecedor. Estas são de metal e se aquecerem muito podem, muito facilmente, queimar a pele do vosso bebé.
  • No início os bebés passam muito tempo deitados. Desta forma, bodies com botões nas costas deverão ser descartados por poderem não serem tão confortáveis e poderem deixar marcas na pele da vossa cria.
  • De forma a evitar irritação e comichão na pele do bebé, cortem todas as etiquetas dos bodies ou optem pelos que não têm etiqueta.
  • Quantidades: 4 bodies tamanho 0 + 4 bodies tamanho 1 ou 8 bodies tamanho 1
Curiosidade: Sabiam que as cavas americanas (vejam foto em baixo) servem para permitir que o body seja despido por baixo? Se acontecer algum acidente com a fralda, não precisam de estar a passar roupa com xixi ou cocó pela cabeça do bebé. Basta despir por baixo.



(Bodies Vertbaudet - Espreitem o site da Vertbaudet. Tem lá coisas fantásticas e de muito boa qualidade.)

Calças interiores
  • Estas calças vestem-se por baixo dos babygrows.
  • São especialmente úteis para os bebés de inverno. No entanto os bebés de verão também devem estar precavidos desta peça de vestuário, até porque vêm indicadas pela maioria dos hospitais na lista de roupa que os pais devem levar para a maternidade.
  • Poderão encontrar à venda calças com e sem pés. Para os bebés de inverno aconselho a compra de calças com pés.
  • Quantidades: 4 a 8 calças.
Babygrows
  • Ao contrário dos bodies, não vejo necessidade de comprarem babygrows tamanho 0. Na minha opinião, os bebés já ficam aconchegados se tiverem os interiores no tamanho correto. Penso que eles não se importam se ficarem a "boiar" um bocadinho nos babygrows. O único babygrow tamanho 0 que comprei foi a primeira roupa que o Vicente vestiu.
  • Quantidades: 4 a 8 babygrows.
(Estes deliciosos babygrows da Bean Baby Clothes só custam 13,90€)

Pijamas
  • O Vicente não soube o que eram pijamas. Como mal saímos de casa no primeiro mês, o fofinho só mudava de roupa quando acontecia algum "acidente" com a fralda ou quando tomava banho. Portanto, sim, fui uma mãe muito out que obrigou o seu bebé a passar os dias de pijama.
  • No caso de quererem comprar pijama, optem pelos que têm formato de babygrow e não pelos que são compostos por duas peças.
  • Quantidades: 2 a 3 pijamas.
Meias e botas de lã
  • Sei que vale zero o que vou dizer agora, mas vou insistir: os sapatos são completamente desnecessários. Lá no fundo todas nós sabemos isso mas mesmo assim não resistimos a comprar pelo menos um par de sapatos.
  • Umas botinhas de lã (no caso dos bebés de inverno), para além de serem mais baratinhas, servem perfeitamente o propósito de uns sapatos.
    • Dica: Para as mães que se veem gregas para encontrar meias todas de uma cor, espreitem a Zippy. Esta loja nunca falha!
  • Quantidades: 4 a 7 meias ou botas de lã.
Gorro
  • A cabeça é um dos sítios por onde os bebés mais perdem calor. Assim, e tal como vem na lista das maternidades dos hospitais, é necessário que a mala do bebé contenha gorros
  • Quantidades: 2 a 3.
Luvas
  • As luvas serão apenas necessárias para os bebés de inverno.
    • Dica: O facto de o bebé ter as mãos frias não significa, necessariamente, que este esteja com frio. Não desatem a embrulhar o vosso bebé em mantas e mais mantas sem antes perceberem que o bebé está de facto com frio.
  • Quantidades: 1 par de luvas.
Casacos
  • Em geral, no primeiro mês as saídas de casa resumem-me ao centro de saúde. E mesmo quando existem outras saídas, os bebés não saem do ovinho no meio da rua. Assim, os casacos para 1 mês são, na minha opinião, desnecessários.
Mantas

  • As mantas vão passar a ser consideradas "roupa" do vosso bebé.
  • Quantidades: 2 mantas quentinhas (se o bebé nascer no inverno) ou finas (Se o bebé nascer no verão).
Por hoje é tudo!
Vemo-nos na próxima 3f.

Até lá,
Flávia

Comentários

  1. Obrigada Flaivi! Vai ser muito útil essa informação para concluir as compras para o primeiro mês da Maria :) Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ENXOVAL DO BEBÉ: A MUDA DA FRALDA

Voltamos ao tema Enxoval do bebé que tem particular importância para as grávidas de primeira viagem que se sentem um pouco perdidas sem saber o que comprar no meio das milhentas ofertas que existem! No Estendal de hoje vou abordar os must have para a muda da fralda. Vamos a isso? Fraldas Comecemos pelo óbvio: as fraldas. Optei por fraldas descartáveis, embora numa próxima gravidez esteja tentada a experimentar as fraldas reutilizáveis e, portanto, amigas do ambiente. Pelo pouco que sei das fraldas reutilizáveis, estas têm um custo inicial muito superior ao das fraldas descartáveis mas, no longo prazo, dado que as fraldas são ajustáveis em tamanho podendo ser utilizadas durante muito tempo, a nossa carteira começa a sentir a diferença. Existem vários tipos de fraldas reutilizáveis. Se tiverem interesse, consultem esta publicação que explica muito bem os vários tipos. Para quem opta pelas fraldas descartáveis, aconselho vivamente as fraldas do Pingo Doce. A ma

AS MINHAS ESCOLHAS ENQUANTO NOIVA

Desde o dia em que fui pedida em casamento até ao dia do casamento passaram quase dois anos. Assim, tive muito tempo para pensar sobre os mais ínfimos pormenores daquele dia mágico. Uma das coisas que mais me assustava era a escolha do vestido. Sou uma pessoa muito indecisa e, sinceramente, imaginava-me a experimentar 1001 vestidos, a percorrer todas as lojas do país e, mesmo assim, não encontrar o "tal". Surpreendentemente, a escolha do vestido de noiva foi a mais simples de toda a organização do casamento. A minha irmã casou um ano antes e eu adorei o vestido dela. Achei que ia linda e que aquele estilo também não me iria ficar nada mal. Estava quase decidida a usar o vestido dela quando, após muito me chatearem, comecei a visitar lojas de vestidos de noiva. Na verdade só visitei uma: A Bela Noiva em Ourém. Para quem não conhece, A Bela Noiva não tem só vestidos de noiva. Lá também podem encontrar fatos para noivos (o Fábio comprou o dele lá), roupa para convida

19 DE MARÇO TAMBÉM JÁ É O DIA DO MEU MARIDO

Estava a pensar sobre o tema que iria abordar esta semana, quando olhei para o calendário e me apercebi que este Estendal iria coincidir com o Dia do Pai. E e ste ano o Dia do Pai tem um sabor especial: o Fábio já é pai! E que pai! Portanto, hoje falo sobre ele: o homem que me conquistou há 12 anos, o meu marido e pai do meu filho. Toda a minha experiência neste mundo da maternidade tem sido fantástica. Ter um filho que é um anjinho e ter um grande homem ao meu lado ajuda muito. "Nasce um filho, nasce uma mãe". Quem nunca ouviu esta expressão?! Esta é uma frase que todas as grávidas já ouviram pelo menos uma vez. Eu, corroboro totalmente com ela. Durante a minha gravidez, eu já me considerava mãe! Mãe de um pontinho preto microscópico que via na ecografia. Mas mãe! E o pai?! Quando é que nasce um pai? O pai do meu filho nasceu no momento em que o Vicente nasceu. Digo-vos: naquele dia nasceu um grande pai. O Fábio tem caraterísticas que todos os pais devia