Avançar para o conteúdo principal

5 COISAS QUE OS NOIVOS TÊM TENDÊNCIA A ESQUECER

Os casamentos de 2019 já estão no fim e os noivos de 2020 já começam os preparativos para os seus casamentos. Muitos devem estar agora a perceber que organizar um casamento não é pêra doce! Escolher a quinta, os fotógrafos, a música, o vestido de noiva, a decoração das mesas, fazer a lista de convidados, pensar na lua de mel, escolher as alianças, ... A lista de "To do" parece não ter fim. Há, assim, alguns aspetos que acabam por ficar esquecidos no meio de tantos afazeres. Hoje falo sobre isso mesmo. Sobre os aspetos que muitos noivos tendem a esquecer e que são muito importantes. Vais casar? Então não podes perder o Estendal de hoje.



1. Restrições alimentares

É importante perceber se algum dos nossos convidados tem alguma restrição alimentar (vegans, vegetarianos, alérgicos, intolerantes, …). Por norma estes convidados acabam por se manifestar mas, fica sempre bem aos noivos estarem um passo à frente e fazer esse levantamento quando os convidados confirmam que vão ao casamento.

Hoje em dia, todas as quintas estão preparadas para confecionar pratos que não constam da ementa escolhida pelos noivos por isso não se preocupem com isso. Tenham apenas o cuidado de indicar à quinta quais as mesas onde estes convidados se irão sentar, para que tudo decorra da forma mais natural possível.

2. Transporte e estadia dos convidados

Muitas vezes, os casamentos têm convidados que fazem significativos quilómetros só para marcar presença no evento. Convidados que são de longe, precisam necessariamente de transporte e de dormida. É simpático da parte dos noivos pesquisar alojamentos para os seus convidados. Por vezes existem acordos entre as quintas e os hotéis. Informem-se e partilhem a informação com os vossos convidados de forma a que eles tenham direito a qualquer desconto que possa existir.

Outro aspeto importante recai sobre o transporte. Os noivos são aqueles que conhecem todos os convidados e, como tal, é muito mais prático se forem eles a sugerir transportes ou partilha de transporte. Convidados que vêm de uma mesma cidade, poderão partilhar transporte de forma a dividir custos e até para tornar a viagem mais divertida. No meu casamento, alugamos dois autocarros para os nossos convidados. os autocarros faziam o trajeto Casa dos noivos > Igreja > Quinta e Quinta > Casa dos noivos. Assim, todos puderam beber à vontade e descansar durante a viagem.

3. Entretenimento para as crianças

Os casamentos são um evento pouco atrativo para as crianças. Criança aborrecida =  Pais aborrecidos, e não é de todo isso que se pretende. Portanto, cabe aos noivos garantir que a pequenada se diverte. Contratem animadores infantis (algumas quintas oferecem este serviço mediante um número mínimo de crianças), insufláveis, pinturas faciais, palhaços, … O mundo dos pequeninos é gigante. Há muito por onde escolher mas estes convidados são os mais fáceis de agradar.


4. Escolha do estilo de música do casamento
É importante ter em conta os gostos dos nossos convidados. São eles que vão fazer a vossa festa. Pretende-se um casamento que seja a cara dos noivos mas todos os noivos querem que os seus convidados se divirtam. Assim, se o vosso estilo é Anos 80, não proíbam uma música pimba se os vossos convidados apreciarem.



5. Ter cuidado com os destinatários dos convites

Pode parecer disparatado, mas descuidos acontecem. Eu cheguei a ter impresso um convite destinado a um casal que entretanto se tinha separado e outro destinado a uma amiga sem incluir o seu namorado. É importante atualizarem-se sobre o estado civil dos vossos convidados. No meu caso, a minha amiga perguntou-me se o namorado estava convidado mas poderão haver pessoas que assumem que o convite não abrange os companheiros. Para além dos companheiros, as crianças também devem estar nomeadas no convite (no caso de as quererem convidar). É simpático deixar bem claro quem são as pessoas que vocês querem convidar.

Estes são os meus reminders para vocês! Espero que sejam úteis.

Até 3f,
Flávia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O MEU CORPO DEPOIS DE DUAS GRAVIDEZES

Sempre tive complexos com a minha barriga e talvez por isso, uma das coisas que maior gozo me deu durante as gravidezes foi o poder ter uma barriga grande e isso ser bonito. Confesso que durante a gravidez do Vicente não tive grandes preocupações com o meu corpo. Usava um creme todo XPTO para as estrias mas nada mais do que isso: não fazia exercício físico e não me preocupava com a alimentação. "Depois do baby nascer preocupo-me com o corpo" dizia eu sem qualquer receio. E foi assim que engordei 16 Kg! Foram precisos 10 meses para recuperar o meu peso. Com muita educação alimentar, exercício físico e muita força de vontade consegui atingir um peso inferior ao que tinha quando engravidei do Vicente. Não estava ainda com uma barriguinha de sonho mas estava no bom caminho. E eis que, de repente, me lembro de engravidar e lá se foi o projeto "barriga lisa". Mas nesta segunda gravidez o pensamento foi o de facilitar o meu pós-parto e portanto tive muito cuidado com a ali...

O PARTO E O MEDO DE MORRER

 Não resisti. Quando li a publicação da mae_loba_ no instagram soube logo que tinha de abordar este assunto. Senti um alívio enorme ao saber que existem mais pessoas a sentir medo de morrer no parto. Se calhar estava enganada e são mais as mulheres que experienciam este sentimento do que as que eu imaginava.  É que, efetivamente, tudo pode acontecer num parto! E se acham que não, basta engravidar que logo, logo, a vossa amiga ou vizinha ou colega de trabalho vos relata o seu parto traumático ou conta a história de alguém que passou por uma experiência aterrorizadora. São então nove meses que vão passando... Na maioria do tempo não pensamos no assunto. Pensamos no enxoval que temos de preparar, nas mudanças que têm de ser feitas em casa, preocupamo-nos com o bebé e com a sua evolução, com as alterações no nosso corpo,... E de vez em quando lá nos vem à cabeça o assunto parto. Mas só nas últimas semanas é que, na iminência deste, nos "cai a ficha" e começamos a pensar mais no a...

DE GRÁVIDA A MÃE

Faz hoje um ano que o teste da farmácia deu positivo. Estava grávida. Esperavam-me nove longos mas fantásticos meses. Lembro-me de em criança brincar às grávidas. Uma almofada debaixo da camisola, uma mão nas costas e estava feito! Uns minutos mais tarde, como que por magia, tinha o nenuco no meu colinho. Era tão fácil! A minha gravidez também foi muito fácil. Sei que nem todas as mulheres gostam de estar grávidas. Mas no meu caso, esta foi uma das fases mais felizes da minha vida. Vivi intensamente cada dia, cada kg a mais, cada pontapé e cada soluço. Acariciar a minha barriga e falar com o meu bebé faziam parte da minha rotina diária (e horária no caso do último mês). Durante os nove meses de uma gravidez, muita coisa acontece: Já não pretendes ter uma barriga fit. Aliás, se não gostas da tua barriga, engravida. Vais passar a amar. Toda a roupa deixa de te servir . Ir às compras passa a ser sugestão do teu marido. O conceito de "fila" deixa de exi...