Avançar para o conteúdo principal

5 COISAS QUE OS NOIVOS TÊM TENDÊNCIA A ESQUECER

Os casamentos de 2019 já estão no fim e os noivos de 2020 já começam os preparativos para os seus casamentos. Muitos devem estar agora a perceber que organizar um casamento não é pêra doce! Escolher a quinta, os fotógrafos, a música, o vestido de noiva, a decoração das mesas, fazer a lista de convidados, pensar na lua de mel, escolher as alianças, ... A lista de "To do" parece não ter fim. Há, assim, alguns aspetos que acabam por ficar esquecidos no meio de tantos afazeres. Hoje falo sobre isso mesmo. Sobre os aspetos que muitos noivos tendem a esquecer e que são muito importantes. Vais casar? Então não podes perder o Estendal de hoje.



1. Restrições alimentares

É importante perceber se algum dos nossos convidados tem alguma restrição alimentar (vegans, vegetarianos, alérgicos, intolerantes, …). Por norma estes convidados acabam por se manifestar mas, fica sempre bem aos noivos estarem um passo à frente e fazer esse levantamento quando os convidados confirmam que vão ao casamento.

Hoje em dia, todas as quintas estão preparadas para confecionar pratos que não constam da ementa escolhida pelos noivos por isso não se preocupem com isso. Tenham apenas o cuidado de indicar à quinta quais as mesas onde estes convidados se irão sentar, para que tudo decorra da forma mais natural possível.

2. Transporte e estadia dos convidados

Muitas vezes, os casamentos têm convidados que fazem significativos quilómetros só para marcar presença no evento. Convidados que são de longe, precisam necessariamente de transporte e de dormida. É simpático da parte dos noivos pesquisar alojamentos para os seus convidados. Por vezes existem acordos entre as quintas e os hotéis. Informem-se e partilhem a informação com os vossos convidados de forma a que eles tenham direito a qualquer desconto que possa existir.

Outro aspeto importante recai sobre o transporte. Os noivos são aqueles que conhecem todos os convidados e, como tal, é muito mais prático se forem eles a sugerir transportes ou partilha de transporte. Convidados que vêm de uma mesma cidade, poderão partilhar transporte de forma a dividir custos e até para tornar a viagem mais divertida. No meu casamento, alugamos dois autocarros para os nossos convidados. os autocarros faziam o trajeto Casa dos noivos > Igreja > Quinta e Quinta > Casa dos noivos. Assim, todos puderam beber à vontade e descansar durante a viagem.

3. Entretenimento para as crianças

Os casamentos são um evento pouco atrativo para as crianças. Criança aborrecida =  Pais aborrecidos, e não é de todo isso que se pretende. Portanto, cabe aos noivos garantir que a pequenada se diverte. Contratem animadores infantis (algumas quintas oferecem este serviço mediante um número mínimo de crianças), insufláveis, pinturas faciais, palhaços, … O mundo dos pequeninos é gigante. Há muito por onde escolher mas estes convidados são os mais fáceis de agradar.


4. Escolha do estilo de música do casamento
É importante ter em conta os gostos dos nossos convidados. São eles que vão fazer a vossa festa. Pretende-se um casamento que seja a cara dos noivos mas todos os noivos querem que os seus convidados se divirtam. Assim, se o vosso estilo é Anos 80, não proíbam uma música pimba se os vossos convidados apreciarem.



5. Ter cuidado com os destinatários dos convites

Pode parecer disparatado, mas descuidos acontecem. Eu cheguei a ter impresso um convite destinado a um casal que entretanto se tinha separado e outro destinado a uma amiga sem incluir o seu namorado. É importante atualizarem-se sobre o estado civil dos vossos convidados. No meu caso, a minha amiga perguntou-me se o namorado estava convidado mas poderão haver pessoas que assumem que o convite não abrange os companheiros. Para além dos companheiros, as crianças também devem estar nomeadas no convite (no caso de as quererem convidar). É simpático deixar bem claro quem são as pessoas que vocês querem convidar.

Estes são os meus reminders para vocês! Espero que sejam úteis.

Até 3f,
Flávia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A MÃE DA MÃE

Quando era mais pequena recorria à minha mãe sempre que me deparava com algum aperto, fosse ele qual fosse. Ela estava sempre lá para me dar o seu colo gratuito e garantido.  Muitas vezes penso na minha mãe. No que ela me ensinou e no que ela me continua a ensinar. Ainda hoje continuo a recorrer a ela mais vezes do que provavelmente seria de esperar de uma menina-mulher-mãe. Porque, no fundo é isso que eu sou: mulher-mãe mas menina. A menina da minha mãe!  Lembro-me das primeiras vezes que o Vicente ficou doente ou daquela vez que ele bateu com a boca no chão e ficou a sangrar. O meu primeiro instinto foi ligar à minha mãe pois ela saberia o que fazer. Porque é assim, não é? As mães tudo sabem! Mas, de repente, caiu-me a ficha: "Flávia, tu também és mãe, por isso: DESENRASCA-TEEEE!". E foi isso mesmo que eu fiz! Mas a minha mãe será sempre a minha mãe e a tendência para recorrer a ela não me parece que vá desaparecer. De igual modo, eu serei sempre a sua a filha e o seu insti...

TUDO SOBRE O MEU CASAMENTO

Dizer que o dia 15 de julho de 2017 foi um dos dias mais felizes da minha vida pode parecer banal mas é, sem dúvida, verdadeiro. Parece que foi ontem, mas já passaram dois anos. E mesmo passados este dois anos, continuo a sentir borboletas na barriga quando me lembro dos vários momentos deste dia. Hoje falo-vos sobre o meu casamento e, como não podia deixar de ser, deixo-vos os meus conselhos. ** Passados dois anos o que mudava? 1. A quinta Escolhemos fazer a festa do nosso casamento na Quinta da Fonte (QF) em Ferreira do Zêzere. Escolhemos esta quinta por ir de encontro ao estilo rústico. A quinta fica no meio de vinhas e pinhais e é, na minha opinião, muito bonita. A minha maior crítica em relação à quinta consiste na sua limitação de espaço no salão. O meu casamento tinha cerca de 300 pessoas. Foi-me garantido pela proprietária da QF que o salão tinha capacidade para 400 pessoas. E a verdade é que tem! Mas para caberem tantas pessoas lá dentro não haveria esp...

SOMOS TRÊS MAS VAMOS PASSAR A SER QUATRO

E finalmente partilho convosco a grande notícia que tenho guardado durante os últimos meses: vou ser mãe pela segunda vez! Isso mesmo, estou grávida e não podia estar mais feliz. Vamos dar um mano ou uma mana ao Vicente. OMG! Vamos ter dois filhos… E o que isto tem de maravilhoso tem também de assustador. Hoje conto-vos como descobri, como anunciei ao Fábio e como partilhamos a notícias com a nossa família e amigos. O teste de gravidez deu um positivo inesperado. Eram 6h30 da manhã. O Fábio já tinha saído para trabalhar, a minha mãe e o Vicente estavam a dormir e eu ia sair entretanto para trabalhar. Tinha a cabeça a mil. Tinha regressado ao trabalho da licença de maternidade há quatro dias atrás e estava grávida outra vez. Tive receio da reação do Fábio. Receio de que ficasse tão assustado quanto eu. Não lhe contei nesse dia. Esperei que a minha mãe se fosse embora e contei-lhe no dia seguinte. Não foi fácil guardar esta informação só para mim. Quando a minha mãe me deu o...