Avançar para o conteúdo principal

ENXOVAL DO BEBÉ: A MUDA DA FRALDA

Voltamos ao tema Enxoval do bebé que tem particular importância para as grávidas de primeira viagem que se sentem um pouco perdidas sem saber o que comprar no meio das milhentas ofertas que existem!
No Estendal de hoje vou abordar os must have para a muda da fralda. Vamos a isso?



Fraldas
Comecemos pelo óbvio: as fraldas. Optei por fraldas descartáveis, embora numa próxima gravidez esteja tentada a experimentar as fraldas reutilizáveis e, portanto, amigas do ambiente.

Pelo pouco que sei das fraldas reutilizáveis, estas têm um custo inicial muito superior ao das fraldas descartáveis mas, no longo prazo, dado que as fraldas são ajustáveis em tamanho podendo ser utilizadas durante muito tempo, a nossa carteira começa a sentir a diferença.

Existem vários tipos de fraldas reutilizáveis. Se tiverem interesse, consultem esta publicação que explica muito bem os vários tipos.

Para quem opta pelas fraldas descartáveis, aconselho vivamente as fraldas do Pingo Doce. A marca lançou umas fraldas novas há cerca de meio ano que são muito equiparadas às fraldas Dodot. A cereja no topo do bolo é que conseguimos comprar estas fraldas por metade do preço das de marca! As primeiras fraldas que o Vicente utilizou foram as sensitive da Dodot. Hoje, não teria qualquer problema em colocar-lhe logo desde o nascimento as fraldas Pingo Doce.

Quanto aos tamanhos, comprem a partir do tamanho 1. Este tamanho dá perfeitamente para um bebé recém-nascido. Poderá ficar um pouco grande, mas nada que uma dobra não resolva o assunto.

Como saber se uma fralda está bem colocada?
As grávidas que não tiveram contacto com outros bebés poderão ter algumas dúvidas sobre como colocar as fraldas ou como saber se estão bem colocadas. Importa saber duas coisas: (1) quando se coloca a fralda, convém que na zona da barriga (entre a barriga e a fralda) se consiga introduzir um e apenas um dedo (se não couber um dedo, a fralda está demasiado apertada e se couber mais do que um, a fralda está larga); (2) Depois de colocada a fralda, na zona das virilhas existem uns folhinhos que devem ser revirados para fora. Desta forma, evita-se que o xixi saia. Não tem nada que enganar. ;)

Quantas fraldas o bebé vai utilizar nos primeiros dois anos?
Aqui podem encontrar uma estimativa da quantidade tipicamente gasta. Analisem, façam as contas e vejam o que vos compensa mais (fraldas descartáveis ou reutilizáveis) tendo sempre em conta que com as últimas estamos a proteger o meio ambiente.

Creme e pomada
É importante referir que pomada e creme não são a mesma coisa e que têm propósitos diferentes e, como tal, os dois produtos devem constar do enxoval do bebé. O creme serve para hidratar a pele enquanto a pomada serve para curar. Assim, o creme previne assaduras e a pomada cura-as. Cá em casa usamos Bephantene creme e Halibut pomada mas existe no mercado uma panóplia imensa de marcas que podem escolher.

Muda fraldas
É importante haver um sítio na casa próprio para mudar a fralda do bebé. Nós compramos o muda fraldas do IKEA e colocamos em cima de uma cómoda. Achamos desnecessário comprar um móvel próprio para a muda da fralda quando uma cómoda resolve, e bem, o problema.

Enquanto o Vicente dormia no nosso quarto, o muda fraldas estava em cima da nossa cómoda. Desde que passou para o seu quartinho, o muda fraldas está na cómoda do quarto dele.




Toalhitas/compressas
Na hora de limpar o rabinho do bebé são várias as opções que existem. Desde compressas com água a toalhitas descartáveis. Cá em casa decidimos dar uma de chiques e limpamos o rabinho do Vicente com compressas embebidas em água da Uriage (só assim para gastar dinheiro!). É claro que a água da torneira seria uma forma muito mais económica de tratar do assunto, mas enfim,... Não troco o cheirinho da Uriage por nada! Na hora do passeio, somos mais práticos e optamos por toalhitas. Temos preferência pelas que são compostas maioritariamente por água.

Este são, os must have para mudar a fralda ao bebé. Antes de terminar, deixo-vos duas dicas:

Dica 1. Aconselho a que terem sempre em casa, como S.O.S., Bebegel para quando o intestino do vosso bebé não estiver a cooperar. Mais importante do que o próprio clister é a sua cânula. Quando usarem o primeiro clister no vosso bebé, guardem a cânula e cortem a ponta (não o tubinho mas a outra parte). Quando o vosso filho estiver com cólicas, a cânula vai ajuda-lo a libertar gases e, acreditem que ele ficará muito mais aliviado.

O intestino do Vicente sempre funcionou muito mal. E de três em três dias lá utilizamos nós a amiga cânula para o ajudar. Nunca nos falhou.


Dica 2. Depois do banho, não esvaziem logo a banheira. Poderá acontecer o vosso bebé lembrar-se de fazer xixi quando vocês o estiverem a limpar. Se for menina, a situação ainda é controlável mas se for menino, … conseguem imaginar os cenários possíveis?! Assim, esvaziem apenas a banheira quando a fraldinha já estiver posta. ;)

Por hoje é tudo.
Até 3f,
Flávia

Comentários

  1. Para saber mais sobre fraldas reutilizáveis também recomendo a loja Ecological Kids, que existe no Parque das Nações ao lado da bombas da BP que existem perto do Campus da Justiça. Também têm site em www.ecologicalkids.pt/. Por vezes existem workshops sobre o funcionamento, limpeza e tratamento das fraldas lá na loja, para além de outros relacionadas com a maternidade. Aconselho também a acompanharem o Instagram da loja (https://www.instagram.com/ecologicalkids), porque dão muitas dicas sobre estes temas e temas de ecologia e de outros produtos ecológicos que eles têm na loja. Disclaimer: não estou a ganhar nada com isso, mas é o local onde comprei todas as fraldas reutilizáveis do meu filho e é sempre um gosto ir lá.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A MÃE DA MÃE

Quando era mais pequena recorria à minha mãe sempre que me deparava com algum aperto, fosse ele qual fosse. Ela estava sempre lá para me dar o seu colo gratuito e garantido.  Muitas vezes penso na minha mãe. No que ela me ensinou e no que ela me continua a ensinar. Ainda hoje continuo a recorrer a ela mais vezes do que provavelmente seria de esperar de uma menina-mulher-mãe. Porque, no fundo é isso que eu sou: mulher-mãe mas menina. A menina da minha mãe!  Lembro-me das primeiras vezes que o Vicente ficou doente ou daquela vez que ele bateu com a boca no chão e ficou a sangrar. O meu primeiro instinto foi ligar à minha mãe pois ela saberia o que fazer. Porque é assim, não é? As mães tudo sabem! Mas, de repente, caiu-me a ficha: "Flávia, tu também és mãe, por isso: DESENRASCA-TEEEE!". E foi isso mesmo que eu fiz! Mas a minha mãe será sempre a minha mãe e a tendência para recorrer a ela não me parece que vá desaparecer. De igual modo, eu serei sempre a sua a filha e o seu insti...

TUDO SOBRE O MEU CASAMENTO

Dizer que o dia 15 de julho de 2017 foi um dos dias mais felizes da minha vida pode parecer banal mas é, sem dúvida, verdadeiro. Parece que foi ontem, mas já passaram dois anos. E mesmo passados este dois anos, continuo a sentir borboletas na barriga quando me lembro dos vários momentos deste dia. Hoje falo-vos sobre o meu casamento e, como não podia deixar de ser, deixo-vos os meus conselhos. ** Passados dois anos o que mudava? 1. A quinta Escolhemos fazer a festa do nosso casamento na Quinta da Fonte (QF) em Ferreira do Zêzere. Escolhemos esta quinta por ir de encontro ao estilo rústico. A quinta fica no meio de vinhas e pinhais e é, na minha opinião, muito bonita. A minha maior crítica em relação à quinta consiste na sua limitação de espaço no salão. O meu casamento tinha cerca de 300 pessoas. Foi-me garantido pela proprietária da QF que o salão tinha capacidade para 400 pessoas. E a verdade é que tem! Mas para caberem tantas pessoas lá dentro não haveria esp...

SOMOS TRÊS MAS VAMOS PASSAR A SER QUATRO

E finalmente partilho convosco a grande notícia que tenho guardado durante os últimos meses: vou ser mãe pela segunda vez! Isso mesmo, estou grávida e não podia estar mais feliz. Vamos dar um mano ou uma mana ao Vicente. OMG! Vamos ter dois filhos… E o que isto tem de maravilhoso tem também de assustador. Hoje conto-vos como descobri, como anunciei ao Fábio e como partilhamos a notícias com a nossa família e amigos. O teste de gravidez deu um positivo inesperado. Eram 6h30 da manhã. O Fábio já tinha saído para trabalhar, a minha mãe e o Vicente estavam a dormir e eu ia sair entretanto para trabalhar. Tinha a cabeça a mil. Tinha regressado ao trabalho da licença de maternidade há quatro dias atrás e estava grávida outra vez. Tive receio da reação do Fábio. Receio de que ficasse tão assustado quanto eu. Não lhe contei nesse dia. Esperei que a minha mãe se fosse embora e contei-lhe no dia seguinte. Não foi fácil guardar esta informação só para mim. Quando a minha mãe me deu o...