Avançar para o conteúdo principal

SOBRE O AMOR - O MEU MOMENTO LAMECHAS

Amanhã será um grande dia. O Vicente comemorará o seu primeiro aninho de vida e eu o primeiro enquanto mãe. Fará amanhã um ano que descobri uma forma diferente de amar. A forma mais genuína e bonita. Haverá amor mais sincero e altruísta que o de uma mãe por um filho. Se existe (o que acho difícil) ainda não o descobri. Este mundo da maternidade cativou-me completamente e por isso nada me fará mais feliz do que experienciar este amor a dobrar ou a triplicar. Mas enquanto isso não acontece, falo-vos sobre esta tão bonita forma de amar. 


Ao longo da vida vamos vivendo vários tipos de amor. O amor pelos nossos pais e irmãos é o primeiro. Ninguém se lembra de começar a senti-lo mas todos o sentem. O amor pelos restantes membros da família (avós, tios, primos, ...) também parece não ter um início na nossa memória. Simplesmente amamos e não sabemos porquê.
Mas ao longo da vida, com base nas atitudes e comportamentos, vamos amando e "desamando". Abrimos o nosso coração a pessoas que não pertencem à nossa família: amigos, professores, catequistas,... e, claro, àquele rapaz ou rapariga que nos provoca borboletas na barriga. Mas também vamos expulsando do nosso coração aquelas pessoas que nos magoam e que em nada contribuem para a nossa felicidade.

Foi há doze anos que abri o meu coração ao Fábio. Qualquer dia conto-vos a nossa história, mas deixo o cheirinho de que fui eu quem fez o pedido de namoro. Aquele era o tal. Eu tinha a certeza. Por isso achei melhor chegar-me à frente antes que outra o agarrasse. :) Que decisão mais acertada!! Tive a sorte de aos dezasseis anos encontrar o amor da minha vida. E como é bom perceber que doze anos depois continuo a sentir arrepios quando ele me toca e que continuo a rir-me das suas piadas sem piada. Acredito que no mundo existe alguém destinado a cada um de nós. Tive sorte por a minha cara metade andar na mesma escola que eu.

Continuando as minhas descobertas pelo amor, há dois anos descobri outro tipo de amor e foi a Francisca quem mo deu a conhecer. Dizem que o amor que sentimos por um sobrinho é o que mais se assemelha ao amor que sentimos por um filho. Aquela gordinha não saiu de dentro de mim mas amei-a no segundo em que a vi. E embora a resposta dela quando a mãe lhe pergunta "Queres falar ao telefone com a madrinha?" seja sempre um assertivo "Não!", amo-a como se fosse minha.
 

Mas foi no ano passado tudo mudou. Tudo ganhou outra dimensão. O Vicente veio dar uma nova cor à minha vida. Nunca esquecerei o som do primeiro choro. Achava eu que o choro dos bebés, para além de irritante, era todo igual. Ignorante! O choro do meu filho foi o som mais bonito que alguma vez ouvi. Só o som do primeiro choro, ok?! Não haja confusão.

Muitas mães não sentem logo amor assim que o seu bebé nasce. Isto é muito comum! Não é que o amor não esteja lá. Ele simplesmente está abafado pelos medos e receios que a recém mamã experimenta quando põe o pé no mundo da maternidade. Porque o que esta experiência da maternidade tem de maravilhoso, também tem de assustador. Já partilhei convosco que passei os dois dias que antecederam o nascimento do Vicente em pânico. O medo apoderou-se de mim e os pensamentos negativos de incapacidade invadiram a minha cabeça.

E volto a mencionar a Ana. A minha querida Ana saiu do trabalho e rumou à minha casa para me dar muitos miminhos. Só saiu de casa quando o Fábio entrou porta dentro com um ramo de flores para continuar os miminhos que a minha amiga me tinha, incansavelmente, oferecido. :) Claro que a minha mãe e irmã não largavam o telefone preocupadíssimas comigo. É nestes momentos que percebemos que o amor que oferecemos aos outros mais cedo ou mais tarde é retribuído.

O dia de hoje está a ser particularmente especial para mim. Para além de estar a reviver os sentimentos que antecederam o nascimento do Vicente, aguardo o nascimento da filha de uma amiga minha. A Maria que, tal como o Vicente, decidiu permanecer sentada na barriga da mamã, já tem hora marcada para sair do quentinho e vir mostrar aos seus papás esta forma tão bonita de amar que tenho vindo a falar. A minha amiga está quase a conhecer o mais bonito de todos os mundos: o mundo da maternidade. Fico emocionada só de pensar. Ela está quase a ser mãe e eu estou quase a ser "tia", outra vez! Maria, a titia está à tua espera. :)

(Esta é só a grávida mais elegante de todos os tempos!)

Enquanto aguardo novidades da minha amiga, vou só ali dar umas beijocas ao meu filho e dizer-lhe ao ouvido o que ele ouve todos os dias milhares de vezes "Amo-te filho!".

Vemo-nos na próxima 3f.
O que acham de um Estendal sobre a minha recuperação pós-parto? Estou a prepará-lo para vocês. :)

Um grande beijinho para todos,
Flávia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ENXOVAL DO BEBÉ: A MUDA DA FRALDA

Voltamos ao tema Enxoval do bebé que tem particular importância para as grávidas de primeira viagem que se sentem um pouco perdidas sem saber o que comprar no meio das milhentas ofertas que existem! No Estendal de hoje vou abordar os must have para a muda da fralda. Vamos a isso? Fraldas Comecemos pelo óbvio: as fraldas. Optei por fraldas descartáveis, embora numa próxima gravidez esteja tentada a experimentar as fraldas reutilizáveis e, portanto, amigas do ambiente. Pelo pouco que sei das fraldas reutilizáveis, estas têm um custo inicial muito superior ao das fraldas descartáveis mas, no longo prazo, dado que as fraldas são ajustáveis em tamanho podendo ser utilizadas durante muito tempo, a nossa carteira começa a sentir a diferença. Existem vários tipos de fraldas reutilizáveis. Se tiverem interesse, consultem esta publicação que explica muito bem os vários tipos. Para quem opta pelas fraldas descartáveis, aconselho vivamente as fraldas do Pingo Doce. A ma

AS MINHAS ESCOLHAS ENQUANTO NOIVA

Desde o dia em que fui pedida em casamento até ao dia do casamento passaram quase dois anos. Assim, tive muito tempo para pensar sobre os mais ínfimos pormenores daquele dia mágico. Uma das coisas que mais me assustava era a escolha do vestido. Sou uma pessoa muito indecisa e, sinceramente, imaginava-me a experimentar 1001 vestidos, a percorrer todas as lojas do país e, mesmo assim, não encontrar o "tal". Surpreendentemente, a escolha do vestido de noiva foi a mais simples de toda a organização do casamento. A minha irmã casou um ano antes e eu adorei o vestido dela. Achei que ia linda e que aquele estilo também não me iria ficar nada mal. Estava quase decidida a usar o vestido dela quando, após muito me chatearem, comecei a visitar lojas de vestidos de noiva. Na verdade só visitei uma: A Bela Noiva em Ourém. Para quem não conhece, A Bela Noiva não tem só vestidos de noiva. Lá também podem encontrar fatos para noivos (o Fábio comprou o dele lá), roupa para convida

19 DE MARÇO TAMBÉM JÁ É O DIA DO MEU MARIDO

Estava a pensar sobre o tema que iria abordar esta semana, quando olhei para o calendário e me apercebi que este Estendal iria coincidir com o Dia do Pai. E e ste ano o Dia do Pai tem um sabor especial: o Fábio já é pai! E que pai! Portanto, hoje falo sobre ele: o homem que me conquistou há 12 anos, o meu marido e pai do meu filho. Toda a minha experiência neste mundo da maternidade tem sido fantástica. Ter um filho que é um anjinho e ter um grande homem ao meu lado ajuda muito. "Nasce um filho, nasce uma mãe". Quem nunca ouviu esta expressão?! Esta é uma frase que todas as grávidas já ouviram pelo menos uma vez. Eu, corroboro totalmente com ela. Durante a minha gravidez, eu já me considerava mãe! Mãe de um pontinho preto microscópico que via na ecografia. Mas mãe! E o pai?! Quando é que nasce um pai? O pai do meu filho nasceu no momento em que o Vicente nasceu. Digo-vos: naquele dia nasceu um grande pai. O Fábio tem caraterísticas que todos os pais devia