Avançar para o conteúdo principal

O QUE (NÃO) SE DIZ A UMA GRÁVIDA

Estar grávida é uma fase maravilhosa na vida de uma mulher. Eu adorei estar grávida do Vicente e estou a adorar estar grávida do Mateus. Durante os nove meses de uma gravidez, muitas coisas acontecem: algumas de forma inevitável e outras que poderiam efetivamente ser evitadas! Refiro-me a alguns comentários que as pessoas que rodeiam as grávidas lhes fazem. Acredito que muitos dos comentários não tenham malícia mas ouvi-los vezes e vezes, cansa! Ora aqui vão algumas pérolas que eu própria já ouvi mais do que uma vez.


Mais vale «mais um» do que «menos um».
Ouvi esta frase algumas vezes quando engravidei do Mateus. Este é só um exemplo das frases antigas que deveriam ter ficado lá no passado, esquecidas e bem enterradas. O Mateus não estava programado, é um facto. Mas nem por um segundo fiquei triste por saber que ele vinha a caminho. Tive (e de vez em quando ainda tenho) medo e receio de não estar a altura do desafio. Mas estar grávida é uma bênção! Venha a Benedita logo a seguir que eu irei recebe-la com igual sorriso nos lábios e no coração.

Coitadinha...
Gente, "coitinha" e "grávida" na mesma frase não combinam. Nunca! Esta frase deveria ser aniquilada! Já a vi ser aplicada em várias situações: quando a gravidez surge e o primeiro filho ainda é muito pequenino (sim, já me chamaram coitadinha!), quando vêm gémeos, quando a família já é muito grande, … Enfim! A gravidez é um estado de Graça e por isso não faz sentido uma grávida adquirir o estatuto de coitadinha. Capiche?

Se entrou, também sai.
REALLY?? Será que alguém acabou de comparar o ato sexual a um parto?! Parece-me que sim… E que resposta se dá a um comentário destes?! Nenhuma! Sorrimos e acenamos com a cabeça de forma a que a pessoa não se sinta estupida. Também lhe podemos apresentar o Google… Eu optei pela primeira opção mas fica ao critério de cada uma. ;)

Tens a certeza de que não são dois?
Pergunta para queijinho: qual a caraterística física mais evidente numa grávida? … E a resposta correta é: a barriga. Cada grávida é uma grávida e cada corpo é um corpo. Há grávidas que desejavam ter uma barriga mais pequena e outras gostavam de a ter maior. Mas isso é algo que não se escolhe! Se o intuito desta frase é dizer "wow estás demasiado grande", então perdeu-se uma excelente oportunidade para apreciar o silêncio. :)

Outro? Mas vocês não têm televisão em casa?
Temos sim. Mas há coisas mais interessantes para fazer. Vende as tuas televisões e talvez descubras. ;)

As dores do parto são horríveis.
Obrigada. Nunca tinha ouvido tal coisa… Achei que seria tão doloroso quanto ter relações sexuais… Pelos vistos não! Pois é, as pessoas sentem necessidade de contar às grávidas todas as experiências horríveis relacionadas com partos. Não há necessidade! A grávida já vive bastante ansiosa e expectante com esse momento. Não vale a pena estar a causar mais stress.

Com um casal já ficas despachada!
Quem disse que a grávida quer ficar despachada? Quem disse que a grávida queria ter um casalinho?
Parece que, para a sociedade, o objetivo de qualquer casal que vai ao segundo filho é ter um bebé do sexo oposto. Quando isso acontece, parece que o casal atingiu o pináculo da vida e acabou-se… não há cá mais procriação! Embora em Portugal ainda não existam os incentivos suficientes para o aumento da natalidade, eu gostava de ter três filhos. O ideal seria uma mão cheia deles mas para tal teria de emigrar e isso está, para já, fora de questão. Portanto, quando o Mateus nascer, não me digam que já estou despachada, ok?! Porque eu ainda vou tentar a Benedita :) :)

Com isto, não concluam que o melhor é não falar com as grávidas. Acho que é evidente que os comentários anteriores são um pouco absurdos e que há muitas outras conversas bem mais simpáticas para ter com as barriguinhas. Por isso, podem falar comigo ok?! E podem fazer qualquer um destes comentários porque não será novidade.

Um grande beijinho,
Flávia


Comentários

Mensagens populares deste blogue

ENXOVAL DO BEBÉ: A MUDA DA FRALDA

Voltamos ao tema Enxoval do bebé que tem particular importância para as grávidas de primeira viagem que se sentem um pouco perdidas sem saber o que comprar no meio das milhentas ofertas que existem! No Estendal de hoje vou abordar os must have para a muda da fralda. Vamos a isso? Fraldas Comecemos pelo óbvio: as fraldas. Optei por fraldas descartáveis, embora numa próxima gravidez esteja tentada a experimentar as fraldas reutilizáveis e, portanto, amigas do ambiente. Pelo pouco que sei das fraldas reutilizáveis, estas têm um custo inicial muito superior ao das fraldas descartáveis mas, no longo prazo, dado que as fraldas são ajustáveis em tamanho podendo ser utilizadas durante muito tempo, a nossa carteira começa a sentir a diferença. Existem vários tipos de fraldas reutilizáveis. Se tiverem interesse, consultem esta publicação que explica muito bem os vários tipos. Para quem opta pelas fraldas descartáveis, aconselho vivamente as fraldas do Pingo Doce. A ma

AS MINHAS ESCOLHAS ENQUANTO NOIVA

Desde o dia em que fui pedida em casamento até ao dia do casamento passaram quase dois anos. Assim, tive muito tempo para pensar sobre os mais ínfimos pormenores daquele dia mágico. Uma das coisas que mais me assustava era a escolha do vestido. Sou uma pessoa muito indecisa e, sinceramente, imaginava-me a experimentar 1001 vestidos, a percorrer todas as lojas do país e, mesmo assim, não encontrar o "tal". Surpreendentemente, a escolha do vestido de noiva foi a mais simples de toda a organização do casamento. A minha irmã casou um ano antes e eu adorei o vestido dela. Achei que ia linda e que aquele estilo também não me iria ficar nada mal. Estava quase decidida a usar o vestido dela quando, após muito me chatearem, comecei a visitar lojas de vestidos de noiva. Na verdade só visitei uma: A Bela Noiva em Ourém. Para quem não conhece, A Bela Noiva não tem só vestidos de noiva. Lá também podem encontrar fatos para noivos (o Fábio comprou o dele lá), roupa para convida

19 DE MARÇO TAMBÉM JÁ É O DIA DO MEU MARIDO

Estava a pensar sobre o tema que iria abordar esta semana, quando olhei para o calendário e me apercebi que este Estendal iria coincidir com o Dia do Pai. E e ste ano o Dia do Pai tem um sabor especial: o Fábio já é pai! E que pai! Portanto, hoje falo sobre ele: o homem que me conquistou há 12 anos, o meu marido e pai do meu filho. Toda a minha experiência neste mundo da maternidade tem sido fantástica. Ter um filho que é um anjinho e ter um grande homem ao meu lado ajuda muito. "Nasce um filho, nasce uma mãe". Quem nunca ouviu esta expressão?! Esta é uma frase que todas as grávidas já ouviram pelo menos uma vez. Eu, corroboro totalmente com ela. Durante a minha gravidez, eu já me considerava mãe! Mãe de um pontinho preto microscópico que via na ecografia. Mas mãe! E o pai?! Quando é que nasce um pai? O pai do meu filho nasceu no momento em que o Vicente nasceu. Digo-vos: naquele dia nasceu um grande pai. O Fábio tem caraterísticas que todos os pais devia