Avançar para o conteúdo principal

O QUE (NÃO) SE DIZ A UMA GRÁVIDA

Estar grávida é uma fase maravilhosa na vida de uma mulher. Eu adorei estar grávida do Vicente e estou a adorar estar grávida do Mateus. Durante os nove meses de uma gravidez, muitas coisas acontecem: algumas de forma inevitável e outras que poderiam efetivamente ser evitadas! Refiro-me a alguns comentários que as pessoas que rodeiam as grávidas lhes fazem. Acredito que muitos dos comentários não tenham malícia mas ouvi-los vezes e vezes, cansa! Ora aqui vão algumas pérolas que eu própria já ouvi mais do que uma vez.


Mais vale «mais um» do que «menos um».
Ouvi esta frase algumas vezes quando engravidei do Mateus. Este é só um exemplo das frases antigas que deveriam ter ficado lá no passado, esquecidas e bem enterradas. O Mateus não estava programado, é um facto. Mas nem por um segundo fiquei triste por saber que ele vinha a caminho. Tive (e de vez em quando ainda tenho) medo e receio de não estar a altura do desafio. Mas estar grávida é uma bênção! Venha a Benedita logo a seguir que eu irei recebe-la com igual sorriso nos lábios e no coração.

Coitadinha...
Gente, "coitinha" e "grávida" na mesma frase não combinam. Nunca! Esta frase deveria ser aniquilada! Já a vi ser aplicada em várias situações: quando a gravidez surge e o primeiro filho ainda é muito pequenino (sim, já me chamaram coitadinha!), quando vêm gémeos, quando a família já é muito grande, … Enfim! A gravidez é um estado de Graça e por isso não faz sentido uma grávida adquirir o estatuto de coitadinha. Capiche?

Se entrou, também sai.
REALLY?? Será que alguém acabou de comparar o ato sexual a um parto?! Parece-me que sim… E que resposta se dá a um comentário destes?! Nenhuma! Sorrimos e acenamos com a cabeça de forma a que a pessoa não se sinta estupida. Também lhe podemos apresentar o Google… Eu optei pela primeira opção mas fica ao critério de cada uma. ;)

Tens a certeza de que não são dois?
Pergunta para queijinho: qual a caraterística física mais evidente numa grávida? … E a resposta correta é: a barriga. Cada grávida é uma grávida e cada corpo é um corpo. Há grávidas que desejavam ter uma barriga mais pequena e outras gostavam de a ter maior. Mas isso é algo que não se escolhe! Se o intuito desta frase é dizer "wow estás demasiado grande", então perdeu-se uma excelente oportunidade para apreciar o silêncio. :)

Outro? Mas vocês não têm televisão em casa?
Temos sim. Mas há coisas mais interessantes para fazer. Vende as tuas televisões e talvez descubras. ;)

As dores do parto são horríveis.
Obrigada. Nunca tinha ouvido tal coisa… Achei que seria tão doloroso quanto ter relações sexuais… Pelos vistos não! Pois é, as pessoas sentem necessidade de contar às grávidas todas as experiências horríveis relacionadas com partos. Não há necessidade! A grávida já vive bastante ansiosa e expectante com esse momento. Não vale a pena estar a causar mais stress.

Com um casal já ficas despachada!
Quem disse que a grávida quer ficar despachada? Quem disse que a grávida queria ter um casalinho?
Parece que, para a sociedade, o objetivo de qualquer casal que vai ao segundo filho é ter um bebé do sexo oposto. Quando isso acontece, parece que o casal atingiu o pináculo da vida e acabou-se… não há cá mais procriação! Embora em Portugal ainda não existam os incentivos suficientes para o aumento da natalidade, eu gostava de ter três filhos. O ideal seria uma mão cheia deles mas para tal teria de emigrar e isso está, para já, fora de questão. Portanto, quando o Mateus nascer, não me digam que já estou despachada, ok?! Porque eu ainda vou tentar a Benedita :) :)

Com isto, não concluam que o melhor é não falar com as grávidas. Acho que é evidente que os comentários anteriores são um pouco absurdos e que há muitas outras conversas bem mais simpáticas para ter com as barriguinhas. Por isso, podem falar comigo ok?! E podem fazer qualquer um destes comentários porque não será novidade.

Um grande beijinho,
Flávia


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O MEU CORPO DEPOIS DE DUAS GRAVIDEZES

Sempre tive complexos com a minha barriga e talvez por isso, uma das coisas que maior gozo me deu durante as gravidezes foi o poder ter uma barriga grande e isso ser bonito. Confesso que durante a gravidez do Vicente não tive grandes preocupações com o meu corpo. Usava um creme todo XPTO para as estrias mas nada mais do que isso: não fazia exercício físico e não me preocupava com a alimentação. "Depois do baby nascer preocupo-me com o corpo" dizia eu sem qualquer receio. E foi assim que engordei 16 Kg! Foram precisos 10 meses para recuperar o meu peso. Com muita educação alimentar, exercício físico e muita força de vontade consegui atingir um peso inferior ao que tinha quando engravidei do Vicente. Não estava ainda com uma barriguinha de sonho mas estava no bom caminho. E eis que, de repente, me lembro de engravidar e lá se foi o projeto "barriga lisa". Mas nesta segunda gravidez o pensamento foi o de facilitar o meu pós-parto e portanto tive muito cuidado com a ali...

O PARTO E O MEDO DE MORRER

 Não resisti. Quando li a publicação da mae_loba_ no instagram soube logo que tinha de abordar este assunto. Senti um alívio enorme ao saber que existem mais pessoas a sentir medo de morrer no parto. Se calhar estava enganada e são mais as mulheres que experienciam este sentimento do que as que eu imaginava.  É que, efetivamente, tudo pode acontecer num parto! E se acham que não, basta engravidar que logo, logo, a vossa amiga ou vizinha ou colega de trabalho vos relata o seu parto traumático ou conta a história de alguém que passou por uma experiência aterrorizadora. São então nove meses que vão passando... Na maioria do tempo não pensamos no assunto. Pensamos no enxoval que temos de preparar, nas mudanças que têm de ser feitas em casa, preocupamo-nos com o bebé e com a sua evolução, com as alterações no nosso corpo,... E de vez em quando lá nos vem à cabeça o assunto parto. Mas só nas últimas semanas é que, na iminência deste, nos "cai a ficha" e começamos a pensar mais no a...

DE GRÁVIDA A MÃE

Faz hoje um ano que o teste da farmácia deu positivo. Estava grávida. Esperavam-me nove longos mas fantásticos meses. Lembro-me de em criança brincar às grávidas. Uma almofada debaixo da camisola, uma mão nas costas e estava feito! Uns minutos mais tarde, como que por magia, tinha o nenuco no meu colinho. Era tão fácil! A minha gravidez também foi muito fácil. Sei que nem todas as mulheres gostam de estar grávidas. Mas no meu caso, esta foi uma das fases mais felizes da minha vida. Vivi intensamente cada dia, cada kg a mais, cada pontapé e cada soluço. Acariciar a minha barriga e falar com o meu bebé faziam parte da minha rotina diária (e horária no caso do último mês). Durante os nove meses de uma gravidez, muita coisa acontece: Já não pretendes ter uma barriga fit. Aliás, se não gostas da tua barriga, engravida. Vais passar a amar. Toda a roupa deixa de te servir . Ir às compras passa a ser sugestão do teu marido. O conceito de "fila" deixa de exi...