Avançar para o conteúdo principal

PARTO NORMAL E COCÓ

SIM! Vamos mesmo falar sobre isto! 


Por algum motivo em alguns hospitais dão-nos clistéres antes do parto para evitar que o nosso querido intestino marque a sua presença no momento da expulsão do bebé (é que não queremos expulsar mais nada!!!).


Durante ambas as gravidezes fui questionada sobre o receio que tinha em presentear a equipa médica com tal surpresa. Acho que, aí desse lado, já me vão conhecendo para saber que, obviamente, este tema já me tinha passado pela cabeça e não me agradava de todo.



Saber que várias mulheres passam por tais episódios e que os profissionais que trabalham nesta área já estão habituados a que tal aconteça, não nos ajuda, necessariamente, a relaxar! Acho que é como ir ao ginecologista pela primeira vez... Os médicos estão "fartos" de examinar mulheres mas nunca nos examinaram a nós. Acho que é mais ou menos isto! 🙈


Mas vamos lá esmiuçar o assunto... 


No momento da expulsão do bebé, depois de horas em trabalho de parto, já cansadas e sem forças para mais nada, ninguém pensa nisto. Nem mesmo quando nos dizem "faça força como se fosse fazer 💩" (sim, dizem-nos isto com estas palavras!) ficamos inibidas de fazer tal força. Nós só queremos que o bebé nasça e, naquele momento, estamos dispostas a tudo para que isso aconteça. 


Nos cursos de preparação para o parto as mulheres aprendem a canalizar a força para o sítio certo. Na gravidez do Vicente, que se direcionava para uma cesariana, o nosso curso não focou esta parte tão exclusiva do parto normal.


Na gravidez do Mateus, com esta história da pandemia e também porque já era o segundo filho achei que não havia necessidade de fazer outro curso. Mas também não me dei ao trabalho de recorrer ao amigo Google. Portanto fui um pouco às cegas para hospital. E como tal, segui o conselho que me foi dado e fiz a tal força. O que é que saiu? Saiu o meu Mateus lindo.


Se saiu mais alguma coisa? Não sei e não quero saber!


A verdade é que este assunto é completamente irrelevante. O importante é o bebé nascer bem e se o preço a pagar for fazer 💩 à frente de 5 ou 6 pessoas, que seja!


Para quem anda a perder tempo a pensar neste assunto, sugiro que pesquisem mais e pensem menos. 


Para quem está quase a ter bebé e não estava ciente de que isto podia acontecer, ups... Sorry! Agora só me resta aconselhar a que releiam o parágrafo anterior 😅🙈


Um beijinho, 

Flávia





Comentários

Mensagens populares deste blogue

ENXOVAL DO BEBÉ: A MUDA DA FRALDA

Voltamos ao tema Enxoval do bebé que tem particular importância para as grávidas de primeira viagem que se sentem um pouco perdidas sem saber o que comprar no meio das milhentas ofertas que existem! No Estendal de hoje vou abordar os must have para a muda da fralda. Vamos a isso? Fraldas Comecemos pelo óbvio: as fraldas. Optei por fraldas descartáveis, embora numa próxima gravidez esteja tentada a experimentar as fraldas reutilizáveis e, portanto, amigas do ambiente. Pelo pouco que sei das fraldas reutilizáveis, estas têm um custo inicial muito superior ao das fraldas descartáveis mas, no longo prazo, dado que as fraldas são ajustáveis em tamanho podendo ser utilizadas durante muito tempo, a nossa carteira começa a sentir a diferença. Existem vários tipos de fraldas reutilizáveis. Se tiverem interesse, consultem esta publicação que explica muito bem os vários tipos. Para quem opta pelas fraldas descartáveis, aconselho vivamente as fraldas do Pingo Doce. A ma

AS MINHAS ESCOLHAS ENQUANTO NOIVA

Desde o dia em que fui pedida em casamento até ao dia do casamento passaram quase dois anos. Assim, tive muito tempo para pensar sobre os mais ínfimos pormenores daquele dia mágico. Uma das coisas que mais me assustava era a escolha do vestido. Sou uma pessoa muito indecisa e, sinceramente, imaginava-me a experimentar 1001 vestidos, a percorrer todas as lojas do país e, mesmo assim, não encontrar o "tal". Surpreendentemente, a escolha do vestido de noiva foi a mais simples de toda a organização do casamento. A minha irmã casou um ano antes e eu adorei o vestido dela. Achei que ia linda e que aquele estilo também não me iria ficar nada mal. Estava quase decidida a usar o vestido dela quando, após muito me chatearem, comecei a visitar lojas de vestidos de noiva. Na verdade só visitei uma: A Bela Noiva em Ourém. Para quem não conhece, A Bela Noiva não tem só vestidos de noiva. Lá também podem encontrar fatos para noivos (o Fábio comprou o dele lá), roupa para convida

19 DE MARÇO TAMBÉM JÁ É O DIA DO MEU MARIDO

Estava a pensar sobre o tema que iria abordar esta semana, quando olhei para o calendário e me apercebi que este Estendal iria coincidir com o Dia do Pai. E e ste ano o Dia do Pai tem um sabor especial: o Fábio já é pai! E que pai! Portanto, hoje falo sobre ele: o homem que me conquistou há 12 anos, o meu marido e pai do meu filho. Toda a minha experiência neste mundo da maternidade tem sido fantástica. Ter um filho que é um anjinho e ter um grande homem ao meu lado ajuda muito. "Nasce um filho, nasce uma mãe". Quem nunca ouviu esta expressão?! Esta é uma frase que todas as grávidas já ouviram pelo menos uma vez. Eu, corroboro totalmente com ela. Durante a minha gravidez, eu já me considerava mãe! Mãe de um pontinho preto microscópico que via na ecografia. Mas mãe! E o pai?! Quando é que nasce um pai? O pai do meu filho nasceu no momento em que o Vicente nasceu. Digo-vos: naquele dia nasceu um grande pai. O Fábio tem caraterísticas que todos os pais devia