Avançar para o conteúdo principal

CELEBRAR A GRAVIDEZ COM UM BABY SHOWER

A gravidez é um momento muito especial na vida de uma mulher. São nove meses em que uma vida cresce dentro de nós. E se isto não é mágico, então não sei o que é! Com o objetivo de celebrar a gravidez e de mimar a futura mamã, surgiram os Baby Showers ou Chás de bebé. Hoje venho dar dicas sobre como organizar um Baby Shower.

O meu Baby Shower (BS, doravante)
No dia 1 de setembro de 2018, grávida de 32 semanas, fui almoçar fora com duas amigas. No final do almoço recebi uma chamada da minha irmã a dizer que ela, a minha mãe e a minha sobrinha estavam naquele preciso momento à porta da minha casa. Visita surpresa! Lá me despedi a correr das minhas amigas e fui para casa.

Recebi as minhas visitas à porta do prédio, subimos, entramos dentro de casa e…. "SURPRESAAAAA"! WOW! Estavam ali as minhas amigas e a minha sala estava magnificamente decorada e pronta para um fantástico lanche.

Como é que elas entraram em minha casa, como é que as amigas com quem almocei já estavam lá quando cheguei e como é que todas elas me enganaram tão bem? Não sei! Só sei que foi uma das melhores surpresas que já me fizeram.


Confesso que antes do meu BS, não era completamente fã deste tipo de festas. Convidar amigas para me oferecerem prendas não me soava muito bem. Mas a minha opinião mudou e vou já começar por esse ponto.

Prendas
Um dos pontos mais caraterísticos destas festa é a entrega de presentes para o bebé. Pode parecer um pouco abusador da nossa parte organizar uma festa para receber prendas. Mas podemos sempre deixar bem claro que não é para levar prendas e que o objetivo da festa é conviver e fazer jogos. No entanto, podemos tentar ver as coisas de outra forma e perceber que afinal não é totalmente descabido receber prendas no BS.

Normalmente, quando visitamos um recém-nascido levamos uma prenda, certo? Só que quando o bebé nasce a maioria dos pais já tem o essencial para os primeiros meses. Qualquer prenda que possam receber acaba por ser apenas um extra e não algo realmente necessário.

Se vamos dar um prenda, gostamos que seja algo útil, certo? Assim, a melhor altura para dar prendas úteis é quando os pais ainda não compraram todo o enxoval do bebé, ou seja, num Baby Shower.

Quando organizar
Normalmente estas festas realizam-se no último trimestre da gravidez. No meu caso foram seis semanas antes do Vicente nascer. Ainda me faltava comprar muitas coisas, nomeadamente, produtos de higiene e de farmácia. Como a minha irmã estava a par dos produtos em falta, partilhou com as minhas amigas e acabei por receber tudo o que precisava no Baby Shower. Impossível receber prendas com maior utilidade!


Quem organiza
O meu BS foi organizado pela minha irmã, mãe e amigas. Como foi totalmente surpresa, acabei por não ter voto na matéria. No entanto, o BS pode ser organizado pela própria grávida, sendo que, os jogos e brincadeiras deverão ser delegados a outra pessoa.

Custos
Isto é algo que deve ser clarificado desde o início. Dependendo do número de convidados, estas festas podem acabar por ficar caras. Assim, não confundam: quem organiza a festa não tem de ser necessariamente quem a paga, sim?

No caso de amigas que se voluntariam para organizar a festa e para a pagar, poderão, de forma a colmatar os custos, fazer jogos onde os convidados dão um valor simbólico. Por exemplo, podem preparar um calendário com o último mês da gravidez para cada convidado apostar na data em que o bebé irá nascer. Ou podem simplesmente colocar um pote à entrada da festa para contributos!

Quem convidar
Na minha festa apenas estavam presentes meninas. O Fábio estava a trabalhar e por isso não pode estar presente. No entanto, faz sentido o pai estar na festa. Tipicamente esta festa é de meninas. Os homens acabam por não achar tanta piada a estes eventos. Mas, porque não convidá-los?!

Jogos
Estas festas costumam ter muitos jogos onde a protagonista é a mãe (e o pai, em alguns). Sugiro quatro jogos:


O Barrigómetro: Só é necessário um novelo de lã e uma tesoura. Cada convidada, olhando apenas para a futura mamã, corta um fio de lã com tamanho suficiente para dar a volta à barriguinha. A convidada que estiver mais próxima do tamanho da barriga ganha um prémio. O prémio poderá ser algo simbólico como um diploma ou algo que a grávida terá comprado, previamente.

Quem é quem: Cada convidada leva uma foto sua em bebé. A futura mamã terá de adivinhar quem é quem.

Palavra proibida: São definidas no início da festa palavras que não podem ser mencionadas. Por exemplo: o nome da criança, a palavra "bebé", o nome do pai, o nome da mãe, …. Cada menina irá prender uma mola na sua roupa. Sempre que alguém disser uma das palavras proibidas, as outras meninas podem roubar as suas molas. Ganha quem ficar com as molas todas.

Quiz Mãe vs Pai: Este é um ótimo jogo se o pai estiver presente. Consiste num conjunto de perguntas em que o pai e a mãe escrevem as respostas e as revelam ao mesmo tempo. Aproveitem algumas perguntas que estão no post sobre "Coisas que só descobrimos quando o nosso bebé nasce". O vencedor poderia ser quem acertar no maior número de respostas mas na minha versão, este jogo está viciado e a mãe é sempre a vencedora. :)

Pormenores mega pirosos (que eu adoro)
Bolo: Festa que é festa tem bolo! Os bolos decorados com pasta de açúcar, embora giros, são mais caros. Optem por bolos mais simples que conseguem ser igualmente bonitos.

Chocolates com rótulo personalizado para oferecer às convidadas como forma de agradecimento pela sua presença.

Photobooth e/ou moldura para tirar fotos com as convidadas.


Mensagens para o bebé: Podem ser escritas em fraldas, em cartões brancos ou em cartões pré-preenchidos onde as convidadas só têm de completar os espaços em branco.

Bolo de fraldas: Para além de ser algo que os pais irão agradecer, é uma forma bonita de oferecer fraldas ou de decorar a festa.


Estas foram as minhas dicas para organizarem o vosso Baby Shower.
Conto convosco na próxima terça feira?
Até lá,
Flávia


Comentários

Mensagens populares deste blogue

ENXOVAL DO BEBÉ: A MUDA DA FRALDA

Voltamos ao tema Enxoval do bebé que tem particular importância para as grávidas de primeira viagem que se sentem um pouco perdidas sem saber o que comprar no meio das milhentas ofertas que existem! No Estendal de hoje vou abordar os must have para a muda da fralda. Vamos a isso? Fraldas Comecemos pelo óbvio: as fraldas. Optei por fraldas descartáveis, embora numa próxima gravidez esteja tentada a experimentar as fraldas reutilizáveis e, portanto, amigas do ambiente. Pelo pouco que sei das fraldas reutilizáveis, estas têm um custo inicial muito superior ao das fraldas descartáveis mas, no longo prazo, dado que as fraldas são ajustáveis em tamanho podendo ser utilizadas durante muito tempo, a nossa carteira começa a sentir a diferença. Existem vários tipos de fraldas reutilizáveis. Se tiverem interesse, consultem esta publicação que explica muito bem os vários tipos. Para quem opta pelas fraldas descartáveis, aconselho vivamente as fraldas do Pingo Doce. A ma

AS MINHAS ESCOLHAS ENQUANTO NOIVA

Desde o dia em que fui pedida em casamento até ao dia do casamento passaram quase dois anos. Assim, tive muito tempo para pensar sobre os mais ínfimos pormenores daquele dia mágico. Uma das coisas que mais me assustava era a escolha do vestido. Sou uma pessoa muito indecisa e, sinceramente, imaginava-me a experimentar 1001 vestidos, a percorrer todas as lojas do país e, mesmo assim, não encontrar o "tal". Surpreendentemente, a escolha do vestido de noiva foi a mais simples de toda a organização do casamento. A minha irmã casou um ano antes e eu adorei o vestido dela. Achei que ia linda e que aquele estilo também não me iria ficar nada mal. Estava quase decidida a usar o vestido dela quando, após muito me chatearem, comecei a visitar lojas de vestidos de noiva. Na verdade só visitei uma: A Bela Noiva em Ourém. Para quem não conhece, A Bela Noiva não tem só vestidos de noiva. Lá também podem encontrar fatos para noivos (o Fábio comprou o dele lá), roupa para convida

19 DE MARÇO TAMBÉM JÁ É O DIA DO MEU MARIDO

Estava a pensar sobre o tema que iria abordar esta semana, quando olhei para o calendário e me apercebi que este Estendal iria coincidir com o Dia do Pai. E e ste ano o Dia do Pai tem um sabor especial: o Fábio já é pai! E que pai! Portanto, hoje falo sobre ele: o homem que me conquistou há 12 anos, o meu marido e pai do meu filho. Toda a minha experiência neste mundo da maternidade tem sido fantástica. Ter um filho que é um anjinho e ter um grande homem ao meu lado ajuda muito. "Nasce um filho, nasce uma mãe". Quem nunca ouviu esta expressão?! Esta é uma frase que todas as grávidas já ouviram pelo menos uma vez. Eu, corroboro totalmente com ela. Durante a minha gravidez, eu já me considerava mãe! Mãe de um pontinho preto microscópico que via na ecografia. Mas mãe! E o pai?! Quando é que nasce um pai? O pai do meu filho nasceu no momento em que o Vicente nasceu. Digo-vos: naquele dia nasceu um grande pai. O Fábio tem caraterísticas que todos os pais devia