Avançar para o conteúdo principal

SOMOS MÃES, NÃO SOMOS SUPER-MULHERES

Supostamente iria deixar o tema da maternidade de lado por uns tempos mas tendo sido no domingo o meu primeiro Dia da Mãe não resisti em esmiuçar um pouco mais o tema. Mas o que significa ser mãe?


 Para mim, ser mãe:
  • É ter o coração fora do corpo.
  • É amar incondicionalmente (e esse amor começa logo na gravidez).
  • É ter para sempre uma razão para sorrir, para lutar, para viver.
  • É ser capaz de fazer tudo pelos seus pequenotes (que serão sempre pequenotes, tenham a idade que tiverem!).
  • É mudar a forma de pensar porque tudo passa a ser relativo.
  • É deixar de ter medo de aranhas, osgas, gafanhotos e toda a espécie de bichos que pode facilmente aparecer ao pé dos filhos.
  • É ver, com entusiasmo, os filhos crescer tendo, simultaneamente, saudades de fases passadas.
  • É ter um sentimento de completude.
  • É finalmente perceber o sentido da vida.
Esta é a opinião de uma mãe que ama ser mãe. Mas, o que será que pensa a sociedade sobre o papel de uma mãe? Li recentemente um texto que uma amiga partilhou e que me inspirou para o post de hoje.


Segundo a sociedade, uma mãe:

Deve amamentar. E se não tiver leite? E se o bebé não pegar no peito? E se a mãe simplesmente não quiser amamentar? Hum… E que tal, simplesmente, alimentar a criança seja com leite materno ou artificial?

Não deve deixar o filho dormir na cama dos pais. E se a criança passar a noite em claro a chorar porque não quer dormir sozinha? Vão os pais, que no dia seguinte têm de trabalhar, passar a noite acordados só para que o filho não durma com eles?

Deve brincar todos os dias com o filho e ao ar livre. Faça chuva, faça sol! Não importa as horas a que chega a casa depois do trabalho. Não interessa se tem o jantar para fazer e mil e uma outras coisas para tratar. Deve arranjar tempo para estar com o filho, brincar, contar histórias, estimular a aprendizagem da criança e fazer atividades novas todos os dias.

Deve ter a casa impecável. Ter brinquedos no chão da sala ainda é aceitável. Agora, pó nos móveis e cotão no chão... Que mãe é esta???

Deve fazer exercício físico para perder o peso acumulado da gravidez. Porque é muito fácil arranjar tempo para fazer exercício físico. Porque é muito fácil arranjar quem fique com as crianças para que a mãe possa dedicar um bocadinho de tempo a si. Porque é muito fácil falar!

Deve sair de casa arranjada. E se, antes de sair de casa, o filho bolsar para a blusa, mesmo que seja só um bocadinho, a mãe deve ir a correr trocar de roupa, independentemente de chegar atrasada a algum compromisso que tenha. Ah e não é vestir uma peça de roupa qualquer. Tem de ser uma que fique bem com o restante outfit.

Prepara comidas saudáveis. Um bife ou um peixinho e legumes devem ser as refeições na casa de uma mãe. E se não houve tempo para ir ao supermercado? A lasanha que está no congelador e que fica pronta em 30 min não serve para alimentar a família? Não, não serve, E os legumes congelados também não. Toca a ir ao supermercado comprar legumes frescos.

Tem tempo para o marido. Faz surpresas, prepara as refeições que ele mais gosta, aceita ir jantar fora de vez em quando, ... Fácil!

Sabe tudo. Uma mãe não chora, não tem dúvidas, não grita. Uma mãe respira fundo e sorri. Pois claro!



A sociedade descreve as mulheres como super-mulheres e estabelece uns padrões altamente ridículos na definição de uma boa mãe. Nós somos simples seres humanos e fazemos o melhor que podemos e conseguimos. Super-mulheres: só nos filmes.

Vemo-nos na próxima terça-feira com mais um post e, desta vez, sobre casamentos :)

Até lá,
Flávia

Comentários

  1. Ser mãe é ser mãe e já não é nada pouco! Agora ser mãe e super mulher é quase impossível.
    Eu sou mãe e continuo com medo de aranhas e osgas, e não vem mal nenhum ao mundo por isso :)).
    Saber tudo?? Esquece.......
    O teu menino é liindo.
    Beijinhos
    Aida

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ENXOVAL DO BEBÉ: A MUDA DA FRALDA

Voltamos ao tema Enxoval do bebé que tem particular importância para as grávidas de primeira viagem que se sentem um pouco perdidas sem saber o que comprar no meio das milhentas ofertas que existem! No Estendal de hoje vou abordar os must have para a muda da fralda. Vamos a isso? Fraldas Comecemos pelo óbvio: as fraldas. Optei por fraldas descartáveis, embora numa próxima gravidez esteja tentada a experimentar as fraldas reutilizáveis e, portanto, amigas do ambiente. Pelo pouco que sei das fraldas reutilizáveis, estas têm um custo inicial muito superior ao das fraldas descartáveis mas, no longo prazo, dado que as fraldas são ajustáveis em tamanho podendo ser utilizadas durante muito tempo, a nossa carteira começa a sentir a diferença. Existem vários tipos de fraldas reutilizáveis. Se tiverem interesse, consultem esta publicação que explica muito bem os vários tipos. Para quem opta pelas fraldas descartáveis, aconselho vivamente as fraldas do Pingo Doce. A ma

AS MINHAS ESCOLHAS ENQUANTO NOIVA

Desde o dia em que fui pedida em casamento até ao dia do casamento passaram quase dois anos. Assim, tive muito tempo para pensar sobre os mais ínfimos pormenores daquele dia mágico. Uma das coisas que mais me assustava era a escolha do vestido. Sou uma pessoa muito indecisa e, sinceramente, imaginava-me a experimentar 1001 vestidos, a percorrer todas as lojas do país e, mesmo assim, não encontrar o "tal". Surpreendentemente, a escolha do vestido de noiva foi a mais simples de toda a organização do casamento. A minha irmã casou um ano antes e eu adorei o vestido dela. Achei que ia linda e que aquele estilo também não me iria ficar nada mal. Estava quase decidida a usar o vestido dela quando, após muito me chatearem, comecei a visitar lojas de vestidos de noiva. Na verdade só visitei uma: A Bela Noiva em Ourém. Para quem não conhece, A Bela Noiva não tem só vestidos de noiva. Lá também podem encontrar fatos para noivos (o Fábio comprou o dele lá), roupa para convida

19 DE MARÇO TAMBÉM JÁ É O DIA DO MEU MARIDO

Estava a pensar sobre o tema que iria abordar esta semana, quando olhei para o calendário e me apercebi que este Estendal iria coincidir com o Dia do Pai. E e ste ano o Dia do Pai tem um sabor especial: o Fábio já é pai! E que pai! Portanto, hoje falo sobre ele: o homem que me conquistou há 12 anos, o meu marido e pai do meu filho. Toda a minha experiência neste mundo da maternidade tem sido fantástica. Ter um filho que é um anjinho e ter um grande homem ao meu lado ajuda muito. "Nasce um filho, nasce uma mãe". Quem nunca ouviu esta expressão?! Esta é uma frase que todas as grávidas já ouviram pelo menos uma vez. Eu, corroboro totalmente com ela. Durante a minha gravidez, eu já me considerava mãe! Mãe de um pontinho preto microscópico que via na ecografia. Mas mãe! E o pai?! Quando é que nasce um pai? O pai do meu filho nasceu no momento em que o Vicente nasceu. Digo-vos: naquele dia nasceu um grande pai. O Fábio tem caraterísticas que todos os pais devia