Avançar para o conteúdo principal

TUDO SOBRE A MALA DA MATERNIDADE

Deixando um pouco de lado o enxoval do bebé, mas não fugindo muito ao tema, hoje falo sobre a mala da maternidade (a do bebé e a da mãe). Por norma, os hospitais fornecem uma lista exaustiva com o que os pais devem levar para a maternidade. As listas não variam muito de hospital para hospital mas convém que sigam a lista que o vosso hospital fornecer. Com o Estendal de hoje, mais do que indicar o que deve conter a vossa mala, pretendo dar-vos algumas dicas de como a organizar. Espero que sejam úteis.



A MALA DO BEBÉ

Decidimos comprar uma mala para levar a roupa do Vicente. Moramos nos arredores de Lisboa e o facto de termos a nossa família longe de nós, faz com que tenhamos de viajar com frequência. Assim, achamos necessário comprar uma mala para o Vicente em vez de improvisar com uma das várias malas que temos em casa. Um trolley serviria perfeitamente mas, como o Vicente foi o primeiro filho, decidimos gastar mais dinheiro e comprar uma mala toda mariquinhas (mas bem gira!!!) para transportar todos os seus magníficos outfits.

Escolhemos a mala de maternidade da Pasito a Pasito.



Esta marca tem coisas maravilhosas! O material é de qualidade e por isso aconselho a sua compra. Não é uma marca propriamente barata mas nos saldos ou na internet encontrarão preços acessíveis.

Relativamente à organização do conteúdo da mala, penso que tenho algumas dicas bastante interessantes para vos dar.

Normalmente os hospitais aconselham a levar umas quatro mudas de roupa. Claro que as mães de primeira viagem, se se controlarem, levam umas oito mudas de roupa, se não, levam umas dez! Afinal de contas, o rebento pode nascer ratinho ou leitãozinho! Não interessa o facto do pai poder ir a casa buscar mais roupa. Leva-se o roupeiro todo e não se fala mais no assunto! Nem vou insistir convosco para se controlarem. :)

No meio de tanta roupa, convém que haja alguma organização. Assim, ao preparar a mala do Vicente, separei a roupa em conjuntos (body + calcinhas interiores + babygrow) e guardei-os individualmente em sacos de organza

Podem comprar estes sacos por um preço bastante acessível nas lojas chinesas. Como são transparentes, conseguem perceber o conteúdo do saco, sem grande esforço, e, desta forma, identificar que roupa é para vestir em que momento e qual o tamanho de cada roupa. No entanto, para facilitar, talvez mais o pai do que a mãe, podem colocar etiquetas com uma pequena descrição "Primeira roupa", "Saída da maternidade", ….

Se preferirem gastar mais dinheiro, hoje em dia já conseguem encontrar à venda sacos de tecido mega giros e numerados.

Decidi levar um saco adicional com meias, gorros e luvas. Talvez pudesse nevar dentro do hospital... Nunca se sabe!

O saco com a primeira roupa, para além do que mencionei anteriormente, deverá conter ainda um gorro e uma ou duas fraldas descartáveis (ou reutilizáveis, como preferirem). Adicionalmente, esta roupa deve estar no topo da mala.

No nosso caso, o hospital pediu que levássemos numa mala à parte, a primeira roupa, fraldas e uma manta. Esta foi a única mala que subiu para a sala de partos. Só depois de já estarmos instalados no quarto é que o Fábio foi ao carro buscar o resto da tralha: a mala do Vicente, a minha mala e a mala dele. Sim, embora tivéssemos optado por um hospital público, o Fábio pode dormir lá connosco. Mas mais tarde falo-vos sobre a nossa maravilhosa estadia no hospital de Vila Franca de Xira.

Relativamente à higiene do bebé, alguns hospitais disponibilizam produtos. No entanto, existem outros que pedem aos pais que levem os seus próprios produtos. Nós tivemos de levar os nossos e, como já mencionei aqui, levamos o kit de viagem da Uriage. Esta foi uma forma de poupar espaço e, mais importante, verificar se os produtos causavam alguma alergia ao bebé antes de investirmos em boiões grandes.
A MALA DA MÃE

Passemos agora à mala da mãe. Esta mala não dará tanto gozo a fazer, uma vez que o conteúdo da mesma não é tão bonito como o da primeira. Qual o meu principal conselho para vocês: sejam práticas! Os poucos dias que estarão na maternidade serão muito intensos pelo que convém que vocês sejam inteligentes na compra de alguns produtos que se irão revelar muito úteis.

Eis os produtos a que me refiro:

1. Cuecas descartáveis e pensos gigantes. A maternidade não é, com toda a certeza, um local onde se irão sentir sexy. Depois do bebé nascer (seja por parto normal ou cesariana) existe uma grande perda de sangue que em nada se compara à menstruação no dia de maior fluxo. Assim, mesmo com pensos extra, extra grandes, as vossas cuecas podem ficar sujas. Adicionalmente, se tiverem uma cesariana, o elástico das vossas cuecas poderá ficar mesmo em cima da vossa costura e isso não é nada confortável.

Podem optar por comprar cuecas fralda ou então, cuecas de rede e pensos gigantes. Eu optei pela segunda hipótese e comprei umas cuecas de rede no Jumbo e uns pensos higiénicos na Pré-Natal.

2. Discos de amamentação. Se tiverem muito leite, poderá dar-se a situação em que, mesmo sem o bebé estar a mamar, o leite comece a sair. (Não é bonito, não…) Além disso, se precisarem de colocar creme para hidratar os mamilos, o vosso soutien irá ficar manchado. Os discos de amamentação ajudam a proteger em ambas as situações.

3. Creme para hidratar os mamilos. A solução mais natural, que eu só descobri posteriormente, é a hidratação com o próprio leite materno. Se quiserem utilizar cremes, aconselho, embora não tenha resultado comigo tal como descrevi aqui, o creme Purelan da Medela. Outra alternativa, no caso de não quererem comprar um creme específico, é a utilização do creme que colocam na muda da fralda, nomeadamente o Bepanthene.

4. Mamilos de silicone (just in case). Se tiverem quem vos empreste (eu utilizei muitas coisas emprestadas e os mamilos de silicone da Medela não foram exceção), levem mamilos de silicone. Muitos bebés têm dificuldade em mamar e estes mamilos poderão ser uma grande ajuda. No meu caso foram, embora não o suficiente para evitar o leite artificial. Se não tiverem quem vos empreste, comprem apenas se verificarem tal necessidade.

5. Camisas de dormir com botões à frente. Lembrem-se que o vosso bebé vai ter fomeca de 3 em 3 horas. Assim, optem por camisas de dormir com uma abertura compatível com a amamentação. Se estiverem para levar pijama, lembrem-se que se passarem por uma cesariana, o elástico das calças poderá magoar se se sobrepuser à costura.

6. Roupa de grávida. Quando o bebé nasce, o útero não volta logo ao seu estado normal. Este processo demora o seu tempo. Assim, a roupa que usavam antes de estarem grávidas, poderá não vos servir. Assim, optem por levar na vossa mala uma muda de roupa larguinha.

7. Almofada de amamentação. Vai ser útil!

8. Creme hidratante. Não se esqueçam disto, por favor! Durante toda a minha gravidez utilizei o creme anti-estrias da ISDIN. Fiz um barrigão gigante e a minha pele nunca estalou. No entanto, cometi o erro de não levar o creme para o hospital. Após a cesariana, a minha barriga ficou muito inchada e não levou com um único pingo de hidratação. Claro que, com o penso gigante e a quantidade de betadine que tinha na zona da costura, este processo não era assim tão fácil!

Adicionalmente, a subida do leite que ocorreu três dias depois do Vicente nascer também me aumentou o peito tipo Pamela Andersón. E mais uma vez houve carência de hidratação.

Continuar a hidratar a vossa pele depois do parto é super importante.

9. Batom do cieiro. É muito comum a mulher ficar com os lábios secos depois do parto. Assim, é aconselhado levar para a maternidade um batom do cieiro. Como isto é algo que nem todos os hospitais informam, deixo aqui a sugestão. Se se esquecerem do batom, o creme Purelan, que falei anteriormente, pode ser utilizado com o mesmo propósito.


Quanto aos timings, dizem que a mala do bebé deverá estar pronta às 35 semanas. A do Vicente ficou pronta às 37. Já a minha… talvez dois ou três dias antes do gorducho nascer!

Termino o Estendal de hoje relembrando-vos do desafio que vos lancei no domingo. Estou à espera das vossas mensagens privadas a contar como revelaram a vossa gravidez ao pai da criança, à família e/ou aos amigos. Preciso de ideias para um próximo Estendal. Estou a contar convosco.

Até 3f para algumas e até já para aquelas que vão participar neste desafio ;)

Flávia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ENXOVAL DO BEBÉ: A MUDA DA FRALDA

Voltamos ao tema Enxoval do bebé que tem particular importância para as grávidas de primeira viagem que se sentem um pouco perdidas sem saber o que comprar no meio das milhentas ofertas que existem! No Estendal de hoje vou abordar os must have para a muda da fralda. Vamos a isso? Fraldas Comecemos pelo óbvio: as fraldas. Optei por fraldas descartáveis, embora numa próxima gravidez esteja tentada a experimentar as fraldas reutilizáveis e, portanto, amigas do ambiente. Pelo pouco que sei das fraldas reutilizáveis, estas têm um custo inicial muito superior ao das fraldas descartáveis mas, no longo prazo, dado que as fraldas são ajustáveis em tamanho podendo ser utilizadas durante muito tempo, a nossa carteira começa a sentir a diferença. Existem vários tipos de fraldas reutilizáveis. Se tiverem interesse, consultem esta publicação que explica muito bem os vários tipos. Para quem opta pelas fraldas descartáveis, aconselho vivamente as fraldas do Pingo Doce. A ma

AS MINHAS ESCOLHAS ENQUANTO NOIVA

Desde o dia em que fui pedida em casamento até ao dia do casamento passaram quase dois anos. Assim, tive muito tempo para pensar sobre os mais ínfimos pormenores daquele dia mágico. Uma das coisas que mais me assustava era a escolha do vestido. Sou uma pessoa muito indecisa e, sinceramente, imaginava-me a experimentar 1001 vestidos, a percorrer todas as lojas do país e, mesmo assim, não encontrar o "tal". Surpreendentemente, a escolha do vestido de noiva foi a mais simples de toda a organização do casamento. A minha irmã casou um ano antes e eu adorei o vestido dela. Achei que ia linda e que aquele estilo também não me iria ficar nada mal. Estava quase decidida a usar o vestido dela quando, após muito me chatearem, comecei a visitar lojas de vestidos de noiva. Na verdade só visitei uma: A Bela Noiva em Ourém. Para quem não conhece, A Bela Noiva não tem só vestidos de noiva. Lá também podem encontrar fatos para noivos (o Fábio comprou o dele lá), roupa para convida

19 DE MARÇO TAMBÉM JÁ É O DIA DO MEU MARIDO

Estava a pensar sobre o tema que iria abordar esta semana, quando olhei para o calendário e me apercebi que este Estendal iria coincidir com o Dia do Pai. E e ste ano o Dia do Pai tem um sabor especial: o Fábio já é pai! E que pai! Portanto, hoje falo sobre ele: o homem que me conquistou há 12 anos, o meu marido e pai do meu filho. Toda a minha experiência neste mundo da maternidade tem sido fantástica. Ter um filho que é um anjinho e ter um grande homem ao meu lado ajuda muito. "Nasce um filho, nasce uma mãe". Quem nunca ouviu esta expressão?! Esta é uma frase que todas as grávidas já ouviram pelo menos uma vez. Eu, corroboro totalmente com ela. Durante a minha gravidez, eu já me considerava mãe! Mãe de um pontinho preto microscópico que via na ecografia. Mas mãe! E o pai?! Quando é que nasce um pai? O pai do meu filho nasceu no momento em que o Vicente nasceu. Digo-vos: naquele dia nasceu um grande pai. O Fábio tem caraterísticas que todos os pais devia